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De ponta a ponta, Lando Norris fatura vitória dominante em Singapura

Sem ser ameçado por Verstappen em nenhum momento, Norris domina corrida em Singapura e celebra grande resultado antes da pausa da F1

Lando Norris faturou a terceira vitória da carreira neste domingo (22) em Singapura. O piloto britânico fez uma corrida muito segura, não perdendo a liderança nem mesmo no momento que fez a sua troca de pneus. Guiando com a McLaren, ele cruzou a linha de chegada com mais de 20 segundos de vantagem para o segundo colocado, em uma distância que foi em alguns momentos da provas de 27 segundos.

Max Verstappen não ameaçou a corrida de Norris em nenhum momento, nem mesmo na largada, sendo um ponto fraco do adversário. A distância entre eles foi ampliada, com autorização da McLaren para criar um gap confortável. Os postulantes ao título trataram ao longo de suas provas de suas próprias performances.

Com uma boa estratégia, escolhendo parar Oscar Piastri tardiamente, o australiano conseguiu superar George Russell e Lewis Hamilton em pista, para participar da festa do pódio.

Russell foi pressionado por Leclerc até o último giro, mas o piloto da Ferrari não conseguiu a ultrapassagem, se mantendo na quinta posição. Infelizmente o piloto da equipe italiana não conseguiu repetir o trabalho realizado por Piastri.

Lewis Hamilton ficou com a sexta posição, precisando se contentar com o resultado, depois que a Mercedes fez uma estratégia completamente diferente para o competidor. Hamilton largou com os pneus macios, precisou fazer a substituição dos compostos cedo, fazendo um stint longo com os pneus duros. O piloto ficou vulnerável e não teve muita ação no final da corrida.

Carlos Sainz avançou para o sétimo lugar ao longo da prova, depois da batida no Q3. O espanhol conseguiu capitalizar mais alguns pontos para a Ferrari, no que se tornou uma corrida de contenção de danos, após uma classificação desastrosa.

Fernando Alonso fechou a prova na oitava posição, com a Aston Martin, enquanto Nico Hülkenberg obteve o nono lugar com a Haas, seguido por Sergio Pérez que foi apenas o décimo colocado. Franco Colapinto ficou com o décimo primeiro lugar, próximo de obter mais pontos. O argentino até tentou fazer o possível para se defender de Pérez, em uma boa parte da corrida, mas o mexicano conseguiu surpreender o adversário.

Ao final da prova, Daniel Ricciardo roubou o ponto da volta rápida de Norris. O australiano não receberá esse ponto, mas evita que o competidor da McLaren fature 26 pontos na conclusão da etapa.

A Fórmula 1 agora embarca em quatro semanas de pausa, retornando para o GP dos Estados Unidos apenas entre os dias 18 e 20 de outubro.

Saiba como foi o GP de Singapura

No sábado Lando Norris faturou pole, mas não poderia imaginar contar com Max Verstappen ao sei lado, já que a equipe austríaca tinha várias reclamações para realizar sobre o seu desempenho.

O objetivo principal no início da prova era manter a dianteira, evitando uma ultrapassagem.

Começaram a prova com os pneus macios, Hamilton e Ricciardo. Magnussen, Stroll, Bottas e Zhou foram com os pneus duros, enquanto o restante do grid usava pneus macios novos.

A Ferrari conseguiu fazer as trocas necessárias no carro de Sainz depois da batida no Q3. O espanhol não foi penalizado pelas substituições, podendo começar a corrida em décimo, logo atrás de Leclerc.

Com a largada autorizada, Norris manteve a dianteira, pois Verstappen era atacado por Hamilton na largada. Na sequência, Leclerc avançou para a oitava posição, mas Sainz foi superado por Tsunoda. Piastri tentou superar Russell, mas o piloto da McLaren precisou recuar na sequência. Sainz e Alonso espalharam, para evitar uma batida com outros competidores, pelo grid encaixotado.

Metros depois, Pérez já ocupava a décima posição, depois de ter realizado uma classificação ruim no sábado.

Depois de uma largada segura, Norris começou a administrar a distância que tinha para Verstappen. Hamilton por sua vez era atacado por Russell. Colapinto era um destaque no início da prova, pois tinha conseguido avançar para o nono lugar logo na largada, apresentando uma excelente reação.

Com dez voltas, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Hamilton, Russell, Piastri, Hülkenberg, Alonso, Leclerc, Colapinto e Pérez. Norris foi orientado para aumentar o ritmo e deixar um gap de cinco segundos para Vestappen.

Ricciardo se dirigiu na volta 11 para instalar pneus médios. Os compostos duros não estavam rendendo tanto quando era o esperado, os pilotos que usaram eles no início da prova eram cerca de três segundos mais lentos do que Norris. Além disso, no final do pelotão já ocorriam algumas reclamações relacionadas a falta de aderência com os pneus de faixa branca.

Albon também foi chamado aos boxes na volta 12, instalando os compostos duros. Três voltas depois foi a vez de Sainz instalar os pneus duros, para dar continuidade à sua corrida.

A prova avançou e com 16 voltas da prova, Norris contavam com 10 segundos de vantagem para Verstappen. Eram sete separando o holandês de Hamilton. Alongo que ocupava a sétima posição, estava pressionando Hülkenberg pela sexta posição.

No giro seguinte, Albon seguiu para os boxes abandonando a prova.

Por conta de um super-aquecimento do motor, Albon abandonou a prova – Foto: reprodução F1

Chegando à volta 18, Hamilton que já tinha rodado muito com os pneus macios, foi para os boxes usar os pneus duros. O inglês foi devolvido na décima terceira posição, à frente de Gasly. Porém, o competidor da Mercedes estava na frente, podendo dificultar a vida de Hamilton por estar na estratégia do pneu duro – fazendo um stint mais longo antes de partir para os pneus médios.

Com 22 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Piastri, Hülkenberg, Alonso, Leclerc, Colapinto, Pérez e Tsunoda.

Foram mais quatro voltas até Alonso realizar a sua parada, substituindo os pneus médios, pelos compostos duros após 25 voltas rodando com o pneu da largada. Na sequência foi a vez de Russell ir para o pit-lane, o britânico foi devolvido à frente de Hamilton, depois de alguns erros do companheiro de equipe pelo traçado.

Foi apenas na volta 29 que Leclerc superou Hülkenberg, avançando para o quarto lugar, enquanto alguns adversários já tinham parado. Pérez foi chamado aos boxes, para no giro seguinte a equipe parar Verstappen.

Chegando à volta 30, Hülkenberg, Colapinto e Ocon pararam. Leclerc surpreendeu Verstappen em pista, ultrapassando o piloto que deixava os boxes, mas não sustentou a posição em pista, com o monegasco recuando para o quarto lugar.

Norris fez a sua troca de pneus, se mantendo na liderança depois da substituição dos compostos – Foto: reprodução F1

Na volta 31, Norris tinha parado nos boxes e manteve liderança em Singapura. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Verstappen, Leclerc, Russell, Hamilton, Tsunoda, Sainz, Alonso e Hülk. Estavam ainda com os pneus da largada, Piastri, Leclerc e Tsunoda.

Norris tinha danificado levemente a asa dianteira, depois de cometer um erro em pista e quase acertar a barreira de contenção.

Russell tinha se aproximado de Leclerc e mesmo com pneus mais novos que os usados pelo monegasco, tinha certa dificuldade para concluir a ultrapassagem no piloto da Ferrari.

Foi apenas na volta 38, depois de dar uma certa dor de cabeça para Russell, que Leclerc trocou os seus pneus. O piloto da Ferrari foi devolvido na oitava posição, com compostos duros mais novos, melhores do que os pilotos que estavam a sua frente. Leclerc estava separado por mais de 4 segundos para Alonso. Na sequência, Piastri trocou os seus pneus, retornando na quinta posição, atrás de Russell e Hamilton.

Na volta 40, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Russell, Piastri, Hamilton, Sainz, Alonso, Leclerc, Hülkenberg e Pérez. Piastri conseguiu a ultrapassagem em pista em Hamilton, para ocupar o quarto lugar. Russell estava na mira do australiano, com mais de 4 segundos separando os competidores.

Tsunoda estava com os pneus macios, em uma estratégia diferente da escolhida por Ricciardo. A equipe autorizou a inversão de posições, dando passagem para o piloto japonês.

Com a prova se aproximando do final, Piastri conseguiu descontar toda a diferença que tinha para Russell e foi buscar o piloto da Mercedes, valendo a sua participação no pódio de Singapura.

Na volta 45, Piastri superou Russell, fazendo uma nova ultrapassagem por fora nos pilotos da Mercedes.

Ricciardo sofreu uma ultrapassagem dupla de Ocon e Magnussen, pouco depois também acabou superado por Stroll, segundo aos boxes na volta 48 para instalar os pneus macios e conseguir concluir a corrida.

Chegando na volta 50 de 62, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Piastri, Russell, Leclerc, Hamilton, Sainz, Alonso, Hülkenberg e Pérez. O monegasco superou Hamilton, alcançando o quinto lugar.

Magnussen acertou a barreira de contenção, danificando os seus pneus. Na sequência, o dinamarquês foi aos boxes para substituir os compostos e concluir a corrida. Mesmo com esse dano, o Safety Car não foi acionado.

Na volta 61, Magnussen foi aos boxes para abandonar a corrida. Ricciardo instalou um segundo pneu macio para tirar a volta rápida de Norris e realmente conseguiu obter tal resultado.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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