AutomobilismoColunistasDestaquesPostWEC

De Pole a abandono: Iron Dames lidera prova em Interlagos, mas problema no carro gera abandono de competidoras

Após uma pole histórica em Interlagos, Iron Dames lida com problema e vê chance de vitória acabar no último trecho da prova

Neste último fim de semana foi disputada as 6 Horas de São Paulo em Interlagos, boa parte dos olhos estavam voltados para o desempenho da Iron Dames, que conquistou a pole no sábado.

Sarah Bovy fez uma excelente largada e conseguiu se manter na liderança por boa parte do seu stint. A belga foi a responsável por faturar a pole para a equipe feminina no sábado.

O público presente no autódromo ovacionou a Bovy pelo feito. Muita gente torcia por um bom resultado para o trio formado por Bovy, Rahel Frey e Michelle Gatting no Brasil. No entanto, após liderar as primeiras horas da corrida e se manter no segundo lugar até duas horas para o fim da prova, a Iron Dames abandonou a prova.

Um problema na bomba d’água encerrou a corrida das competidoras antes do esperado. No momento que a Iron Dames realizaria a passagem de Frey para Gatting, o carro apresentou problemas no pit-lane, com o vazamento se espalhando bem abaixo do carro. Imediatamente o equipamento foi recolhido, com a equipe tentando algum reparo, mas o problema foi terminal.

85 BOVY Sarah (bel), FREY Rahel (swi), GATTING Michelle (dnk), Iron Dames, Lamborghini Huracan GT3 Evo2 #85, LM GT3, pitstop, arrêt aux stands, pitlane, during the 2024 Rolex 6 Hours of Sao Paulo, 5th round of the 2024 FIA World Endurance Championship, from July 12 to 14, 2024 on the Autódromo José Carlos Pace in Interlagos, Brazil – Photo Fabrizio Boldoni / DPPI
LEIA MAIS: WEC – Sarah Bovy é ovacionada após conquista da pole em Interlagos

Ao faturar a pole em Interlagos, as competidoras tinham uma chance clara de pódio, seria um resultado excelente após obter um quinto lugar em Spa e a quarta posição em Le Mans.

Desde os treinos livres elas mostraram um trabalho promissor em Interlagos, em uma prova que seria desafiante, não apenas pelo tráfego intenso, mas pelo desgaste excessivo dos pneus.

Nas primeiras voltas Bovy tomou certa distância para os adversários de mais de seis segundos, mas a pista estava bem quente, prejudicando o gerenciamento dos pneus. A Manthey PureRxcing passou a se aproximar das competidoras quando o segundo stint era realizado na classe LMGT3, após a aproximação constante, a ultrapassagem foi inevitável, mas Bovy fez o possível para tentar resistir aos ataques.

Quando a Iron Dames passou a ocupar o segundo lugar, Bovy ainda manteve uma margem segura para o terceiro colocado da Team WRT BMW. Rahel Frey também apresentou um ritmo competitivo e consistente, enquanto na volta 76 tinha diminuído consideravelmente a distância para o Porsche líder, separados por menos de três segundos.

LEIA MAIS: WEC retorna ao Brasil e atraí mais de 73 mil fãs a Interlagos neste fim de semana

Rahel deu continuidade a prova, aumentando gradualmente diferença para os carros que estavam atrás. A suíça fez um excelente trabalho de administração dos pneus. A prova parecia segura, faltando apenas o último trecho que o carro rosa da Lamborghini seria conduzido, mas o problema apresentado no equipamento encerrou a prova antes do esperado.

A corrida em São Paulo foi marcada por poucos abandonos, os períodos de bandeira amarela foram bem curtos, diferente do que era esperado.

Após a etapa em Interlagos, o Mundial de Endurance da FIA ainda disputará uma prova em Austin, Fuji e Bahrein.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo