ColunistaNascarPost

Daniel Suarez desencanta em Sonoma e triunfa pela primeira vez na NASCAR Cup Series

O mexicano é o quinto piloto nascido fora dos EUA a vencer uma prova da divisão principal da categoria

Representante do México, Daniel Suarez venceu pela primeira vez na divisão principal (Chris Grayten/Getty Images)

A história da NASCAR ganhou mais um capítulo neste domingo. O mexicano Daniel Suarez escreveu o seu nome no ról de vencedores da Cup Series, divisão prnicipal da categoria, com a vitória na etapa de Sonoma, Esta foi a primeira vitória do piloto da Trackhouse na classe e também o garantiu nos playoffs do fim do ano.

Suarez tornou-se o quinto  piloto nascido fora dos Estados Unidos a vencer na divisão.principal da NASCAR. Além dele, Mario Andretti (que apesar de correr como piloto americano em sua carreira, é nascido na Itália), o canadense Earl Ross, o colombiano Juan Pablo Montoya e o australiano Marcos Ambrose foram vencedores de pelo menos uma corrida na Cup.

A vitória de Suarez veio em uma corrida em que os participantes mais tradicionais tiveram diversas dificuldades. Dos pilotos principais, quem parecia em condições de brigar pela vitória era a Hendrick com Chase Elliott e Kyle Larson, mas a dupla sofreu com problemas nos boxes e punições, além de estratégias pouco eficientes. Para o atual campeão da Cup, o prejuízo foi ainda maior, pois teve uma roda solta na última parada nos boxes e isso aniquilou suas chances de um bom resultado.

Aproveitando essa lacuna, pilotos que não vinham com desempenho vencedor nas últimas corridas chegaram a se colocar na disputa pela vitória, como Brad Keselowski, Kevin Harvick e Michael McDowell. Porém, quem estava em melhor situação foi Chris Buescher, que andou forte desde o começo, e também buscava a vitória que lhe garantiria nos playoffs.

Todavia, Suarez tinha um ritmo forte e aproveitou a oportunidade para assumir a ponta faltando cerca de 30 voltas para o fim. Apesar de sofrer a pressão de Buescher nas primeiras voltas, o mexicano conseguia abrir vantagem com o acerto funcionando em sequências mais longas de bandeira verde.

Mesmo com a bandeira amarela causada pela roda solta de Larson, Suarez conseguiu manter a ponta na relargada e manteve o controle na disputa com Buescher nas voltas finais. 

A sua vitória foi bastante celebrada por todos do paddock e pela sua torcida que marcou presença em Sonoma. Além disso, pilotos de outras categorias, como os seus compatriotas Sérgio Perez, da F1, e Pato O’Ward, da Indy, cumprimentaram o piloto da Trackhouse nas redes sociais.

Suárez foi o 12º vencedor diferente na temporada 2022 da Cup Series e bagunçou bastante a briga pela classificação por pontos, já que agora, há apenas quatro vagas no momento. A NASCAR Cup Series tem uma semana de descanso e volta no dia 26 de junho, no oval de Nashville.

Top-10 da etapa de Sonoma:

1 – Daniel Suarez (Trackhouse/Chevrolet)
2 – Chris Buescher (RFK/Ford)
3 – Michael McDowell (Front Row/Ford)
4 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)
5 – Austin Cindric (Penske/Ford)
6 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
7 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
8 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
9 – William Byron 9hendrick/Chevrolet)
10 – Brad Keselowski (RFK/Ford)

Classificação do campeonato (após de 16 de 26 etapas):

Classificados por vitória: Ross Chastain, Joey Logano, William Byron e Denny Hamlin (2); Chase Elliott, Kyle Busch, Kyle Larson, Alex Bowman, Chase Briscoe, Daniel Suarez, Austin Cindric e Kurt Busch (1)

Classificação por pontos (Diferença em relação à zona de corte):

Ryan Blaney +95
Martin Truex Jr+65
Christopher Bell +28
Aric Almirola +7

Kevin Harvick -7
Tyler Reddick -42
Austin Dillon -47
Erik Jones -55

Mostrar mais

Eduardo Casola

Jornalista formado na Universidade de Sorocaba (Uniso) e apaixonado por esporte a motor desde quando se conhece por gente. Apenas um rapaz que gosta de uma boa corrida e de uma boa história!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados