A Crown Racing, vitoriosa equipe da Stock Car, vai realizar processo seletivo para recrutar dois representantes nas pistas virtuais. Em parceria com a W2 Racing, a organização é a primeira da Stock Car a buscar especialistas no automobilismo virtual. Serão selecionados dois pilotos em duas plataformas diferentes: Automobilista e iRacing.
As equipes optaram por abrir seletivas em duas das principais plataformas do automobilismo virtual, para pulverizar sua presença institucional em diferentes categorias ao longo do ano.
Durante uma semana, será aberto um servidor em cada plataforma para os candidatos completarem voltas rápidas livremente em treinos. A participação é aberta a qualquer piloto virtual que tenha os carros e as pistas baixados em seu perfil, sem a cobrança de taxas de inscrição. Os 26 primeiros colocados no Automobilista e os 40 mais rápidos no iRacing se classificarão para a segunda fase da seletiva.
A fase final da seletiva terá duas corridas em cada plataforma, com o sistema de pontuação utilizado na Stock Car. Vence aquele piloto que somar o maior número de pontos ao final das duas provas.
Em caso de vitória do mesmo piloto em ambos as plataformas, o segundo mais bem colocado no iRacing ficará com a segunda vaga na equipe.
Os pilotos oficiais da Crown Racing em automobilismo virtual usarão as cores da equipe em suas competições ao longo da temporada 2020. Eles terão apoio financeiro em valor equivalente à manutenção de uma assinatura e pacote de carros e pistas no iRacing, inscrição em pelo menos cinco eventos indicados pelo time ao longo do ano e participação no primeiro campeonato virtual da Stock Car, com previsão de lançamento ainda neste ano.
Os vencedores terão também acesso à estrutura da Crown Racing e da W2 Racing tanto em eventos da Stock Car quanto da Stock Light, participando de reuniões entre pilotos e engenheiros, acesso à comunicação entre carro e box pelo rádio durante treinos e análise de telemetria dos carros de competição.
Em 2020 a Crown Racing prepara os carros dos pilotos Átila Abreu, Galid Osman e Júlio Campos. Maior vencedora da categoria de acesso com três títulos de pilotos e quatro de equipes, a W2 Racing tem em seu time para 2020 os pilotos Raphael Reis, Matheus Iorio, Gabriel Lusquiños e Rafael Martins
A parceria entre a Equipe Crown Racing e W2 Racing já acontece nos dias de hoje no automobilismo real através da Crown Racing Junior. A equipe de Stock Car Light montada por seus sócios parte para sua terceira temporada. A Crown Racing Junior é operada pela W2 Racing, liderada pelo ex-piloto Serafin Junior.
O processo seletivo para integrar a equipe em automobilismo virtual está programado para os meses de maio e junho, com corridas em Interlagos e Road Daytona (iRacing) e Interlagos e Goiânia (Automobilista). A operação das corridas nas duas plataformas é realizada pela Liga Racers AV.
Cronograma do processo seletivo:
Simulador iRacing
Abertura da seletiva com as tomadas de tempo Interlagos: 10/05/2020
Fechamento da seletiva: 17/05/2020
Divulgação dos Classificados (os 40 pilotos mais bem classificados): 18/05/2020
Primeira Etapa Interlagos: 19/05/2020
Abertura dos servidores de treino da segunda etapa Daytona Road: 24/05/2020
Segunda Etapa Daytona Road: 02/06/2020
O piloto que obtiver o maior número de pontos somando as duas etapas será o Piloto Virtual Crown Racing. Pontuação igual à do regulamento da Stock Car
Simulador Automobilista
Aberturada seletiva com as tomadas de tempo Interlagos: 17/05/2020
Fechamento da Seletiva: 24/05/2020
Divulgação dos classificados (os 26 pilotos mais bem classificados): 25/05/2020
Primeira etapa Interlagos: 26/05/2020
Abertura dos servidores de treino da segunda etapa Goiânia: 31/05/2020
Segunda Etapa Goiânia: 09/06/2020
O piloto que obtiver o maior número de pontos somando as duas etapas será o Piloto Virtual Crown Racing. Pontuação igual à do regulamento da Stock Car.
Se o mesmo piloto conquistar o maior número de pontos nos dois simuladores, a segunda vaga será do segundo colocado no processo seletivo do iRacing
Duda Pamplona, chefe da equipe Crown Shell V-Power, disse:“A Stock Car retorna no segundo semestre. Mas vivemos o esporte 365 dias por ano e nosso trabalho segue intenso durante 12 meses. Já havíamos mapeado o potencial do automobilismo virtual. O período de quarentena colocou os simuladores com mais força em evidência e motivou nosso movimento para investir no segmento. A Crown Racing reafirma seu pioneirismo sendo a primeira equipe da Stock Car a anunciar planos de expansão para o automobilismo virtual. Esperamos proporcionar aos pilotos selecionados condições para seguirem competindo com excelência nos simuladores e ainda uma exclusiva vivência com nossa plataforma nas pistas”
Serafin Jr, chefe da equipe W2 Racing, disse: “Nossa parceria com a Crown Racing vem de um bom tempo e inclusive deu origem à equipe Crown Racing Junior na Stock Light. A sinergia funciona justamente porque compartilhamos a busca permanente por inovação. Na W2 trabalhamos com jovens pilotos e já há algum tempo notamos a força dos simuladores com as gerações mais novas. O automobilismo virtual hoje é uma realidade em nosso mercado e ficamos muito satisfeitos em recrutar especialistas nos simuladores para competir com nossas cores nos principais eventos. Os pilotos serão muito bem recebidos em nosso box na Stock Light. Assim como eles terão muito a aprender na pista com a gente, terão muito a nos ensinar em termos de simulação de cenários”