24hs de Le MansColunistasPost

Conheça os pilotos brasileiros que vão disputar as 24 Horas de Le Mans

No próximo fim de semana será disputada as 24 Horas de Le Mans, uma das provas mais icónicas e importante do automobilismo pois faz parte da Tríplice Coroa junto ao GP de Mônaco da Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis da Indy Car.

São 62 trios inscritos para disputar a 90ª edição das 24 Horas, ao todo são 186 pilotos participando da competição, prova que é válida pelo Mundial de Endurance de 2022. O Brasil será representado no grid por seis pilotos.

Hipercarros

ANDRÉ NEGRÃO | NICOLAS LAPIERRE | MATTHIEU VAXIVIERE

Os três pilotos estão inscritos para disputar na classe dos hipercarros, com o carro #36 eles vão defender a equipe Alpine Elf Matmut. Negão é o primeiro brasileiro a disputar a prova na condição de líder do WEC. Em seu currículo, o piloto da Alpine tem duas vitórias em Le Mans na categoria LMP2, além do título mundial de 2018/2019.

Na edição de 2021, Negão chegou ao pódio na classificação geral, obtendo um terceiro lugar ao lado de Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere. O trio vai entrar na pista com o Alpine A480 (um LMP2 adaptado), mas com a mesma filosofia de construção dos Toyota GR010 híbridos.

LMP2

PIPO DERANI | OLIVIER PLA | ROMAIN DUMAS

Pipo Derani também faz parte da mesma classe que disputará André Negrão, novamente o piloto vai guiar pela Glickenhaus Racing, mas agora dividindo o carro com os franceses Romain Dumas e Oliver Pla. Está será a sétima vez que o brasileiro vai correr na classe dos Hipercarros.

Aos 28 anos, o paulistano é um dos maiores nomes das corridas de endurance mundial, já tendo vencido as 24 Horas de Daytona (2016), três vezes as 12 Horas de Sebring (2016, 18 e 19) e também conquistado um vice-campeonato nas 24 Horas de Le Mans (2017). É o mais jovem tricampeão das 12 Horas de Sebring, feito só conquistado pelo campeão de Fórmula 1 de 1961, Phil Hill (1958, 1959 e 1961), o lendário Mario Andretti (1967, 1970, 1972), Olivier Gendebien (1959, 1960, 1961) e Marco Werner (2003, 2005 e 2007). Derani também é atual campeão do IMSA Weathertech SportsCar Championship, principal competição de endurance da América do Norte.

Leilão de PIpo Derani em prol do Hospital do GRAACC já está no ar (José Carvalho)

O brasileiro vai usar um capacete especial na etapa pintado pelo artista francês Jean-Baptiste Launay, o casco é uma “verdadeira obra de arte” e está sendo leiloado – desta forma toda a renda que será arrecada será doada ao Hospital do GRAACC em São Paulo.

LMP2

FELIPE NASR | DANE CAMERON | EMMANUEL COLLARD

Felipe Nasr é um dos brasileiros que também chama muita a atenção nas corridas de longa duração. Nasr se encontrou nas provas de resistência após deixar a Fórmula 1. Atualmente ele defende o time da Penske na LMP2 guiando um Oreca 07 Gibson.

PIETRO FITTIPALDI | DAVID HEINEMEIER-HANSSON | FABIO SCHERER

Fittipaldi está atualmente disputando a European Le Mans Series (ELMS), o brasileiro esteve em Ímola no dia 15 de maio, disputando a segunda etapa do calendário com as 4 Horas de Ímola. Agora Pietro Fittipaldi vai encarar o desafio de correr nas 24 Horas de Le Mans.

O brasileiro assinou com a Inter Europol e faz parte do trio que conta com o piloto dinamarquês David Heinemeier-Hansson e o suíço Fabio Scherer. Pietro sabe que em provas de endurance o necessário é priorizar a equipe, pois todos estão correndo pelo mesmo objetivo, buscando melhor resultado possível em uma prova de longa duração. Mesmo com a corrida não sendo decidida na largada, se envolver em um incidente no começo pode prejudicar todo o cronograma.

GTE Pro

DANIEL SERRA | ALESSANDRO PIER GUIDI | JAMES CALADO

Neste ano Daniel Serra guiará a Ferrari 488 GTE Evo número #51, dividindo o carro com o inglês James Calado e o italiano Pier Guidi, pilotos oficiais da Ferrari no Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

Serra também é um nome forte dentro do Endurance, atualmente disputando o IMSA com a equipe Risi Competizione. O tricampeão da Stock Car vai encarar mais uma corrida na desafiadora 24 Horas de Le Mans, enquanto está ocupando a segunda posição no campeonato da Stock Car, separado por apenas um ponto de Gabriel Casagrande.

FELIPE FRAGA | SAM BIRD | SHANE VAN GISBERGEN

Felipe Fraga vai disputar as 24 Horas de Le Mans de 2022 ao lado de Sam Bird, companheiro de Daniel Serra na última edição. Os pilotos vão guiar uma Ferrari 488 GTE Evo número #74 da equipe Riley Motorsports. Em 2021, disputando a prova pela terceira vez, o piloto guiava o Aston Martin Vantage #33 buscando o seu primeiro pódio na corrida, depois da desclassificação que aconteceu em 2019.

Ocupando o P1 na sua classe, o brasileiro tinha mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado, mas em decorrência de uma batida ele pegou alguns detritos em pista e acabou com dois pneus furados e então bateu na barreira. A prova parecia estar acabada, mas ele conseguiu retornar com o carro aos boxes, fez a troca dos compostos, assim como do difusor traseiro e voltou para a pista. Com o auxílio do Safety Car e aliado de um bom ritmo, o time terminou a prova no pódio.

A largada das 24 Horas de Le Mans está marcada para 11h de domingo e pode ser assistida no Brasil no canal de streaming Star+. Com programação a ser anunciada, a ESPN também deve transmitir trechos da corrida.

Programação para as 24 Horas de Le Mans – WEC – Foto: Ale Ranieri / BP

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Adblock detectado

O BP É UM PORTAL INDEPENDENTE E OS ANÚNCIOS AJUDAM NA NOSSA MANUTENÇÃO, SE POSSÍVEL DESABILITE O SEU BLOQUEADOR DE ANÚNCIOS!!!