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Como os pilotos usam fitas adesivas para alinhar seus carros no grid com precisão?

Mesmo com toda a tecnologia da Fórmula 1, soluções simples — como fitas adesivas no grid — ajudam pilotos como Norris e Hamilton a evitar punições e buscar vantagem na largada

A Fórmula 1 está no topo como uma das categorias que desenvolvem diversas tecnologias, mas isso não quer dizer que não exista espaço para soluções mais simples. No GP dos Estados Unidos, um detalhe chamou a atenção: a forma como a McLaren marca o exato lugar que Lando Norris precisa parar no colchete, para evitar punições, mas ainda conseguir alguma vantagem na largada.

A equipe McLaren costuma deixar no pit-wall uma faixa de referência para Lando Norris, do seu lado da pista. Já tem um tempo que essa marcação é usada pelo britânico, mas não é algo exclusivo dele. Essa marcação tem variações, dependendo muito do gosto do competidor e também do circuito.

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A discussão sobre a marca ganhou destaque após uma reportagem do portal The Race, que revelou o motivo de uma multa aplicada à Red Bull durante o GP em questão. Segundo fontes do site, um dos mecânicos da equipe austríaca tentou retornar ao traçado para remover a marca deixada pela McLaren no grid para Norris. A ação teria ocorrido por uma espécie de “ataque de oportunidade”, já que a fita estava posicionada bem próxima ao portão de acesso ao pit-wall — o mesmo utilizado pelos integrantes das equipes para deixar a pista depois de preparar os carros, enquanto os pilotos iniciavam a volta de formação.

Não existe nada no regulamento que impeça o uso de uma marcação como essa no pit-wall, assim como, não existe algo que proíba um membro de uma outra equipe realizar a remoção. No entanto, a natureza da punição para a Red Bull, foi por conta da tentativa de retornar ao traçado, quando o procedimento de fechamento do portão que dá acesso para a pista estava ocorrendo relacionada ao “descumprimento das instruções dos oficiais competentes”.

Mas qual é motivo dessa marcação ter causado alarde?

A McLaren está em evidência, pois os seus pilotos estão disputando o título de pilotos da temporada 2025. No entanto, no ano passado e neste ano, Lando Norris protagonizou algumas largadas ruins, desta forma, a marcação fica atrelada a uma falta de preparo do piloto, quando a técnica usada é o completo oposto.

Os pilotos encontraram maneiras criativas de se posicionar com precisão milimétrica no grid, evitando punições e buscando qualquer vantagem possível nos primeiros metros da corrida.

Depois que os carros partem para a volta de aquecimento de pneus, os competidores precisam mais uma vez posicionar o carro no colchete para fazer a largada. Olhando o grid de frente, embora eles estejam dentro daquela linha, alguns deixam os carros mais de lado do que outros, em busca de qualquer ganho possível. Porém, além da linha que determina o exato espaço que o piloto precisa ocupar com o seu carro, também existe um sensor – que se o carro estiver fora ou registrar qualquer salto antecipado, determina a queima de largada.

Em um esporte em que centímetros podem definir quem chega primeiro à curva 1, alinhar o carro no ponto exato é fundamental. Além disso, vale dizer, que em alguns circuitos, é até melhor para os competidores, largar da posição par do grid e não da ímpar – como faz o líder.

A regra determina como deve acontecer o alinhamento. O carro precisa estar dentro de uma marcação com 2,7 metros de largura, o mais à frente possível. Ela também permite que a asa dianteira e parte do nariz do carro, fique na frente do colchete, pois o que realmente demarca a posição é o posicionamento das rodas.

Uma largada ilegal é definida pelo Artigo 48.1 do regulamento esportivo da F1, como “qualquer parte da área de contato dos pneus dianteiros [estiver] fora das linhas [dianteiras laterais] no momento do sinal de largada”.

No entanto, o desafio é maior do que parece. Os competidores ficam sentados muito fundos dentro do cockpit dos seus carros e com o halo e as laterais dos carros cumprindo atrapalhando a visão, os pilotos praticamente não conseguem enxergar essas marcas.

F1 Exhibition – Foto: divulgação F1

A linha amarela pintada pela FIA bem além do colchete [para alinhar a roda], ajuda e muito para o piloto se situar, mas nem sempre é suficiente para garantir o alinhamento perfeito. Fora que de circuito para circuito, existem variações de inclinação dessas retas de largada que também alteram a percepção dos competidores.

SINGAPORE, SINGAPORE – OCTOBER 05: Oscar Piastri of Australia driving the (81) McLaren MCL39 Mercedes arrives on the grid during the F1 Grand Prix of Singapore at Marina Bay Street Circuit on October 05, 2025 in Singapore, Singapore. (Photo by Colin McMaster/LAT Images)

Para reduzir as chances de erro, alguns pilotos adotaram marcadores visuais personalizados, transformando um detalhe simples em parte da rotina de largada.

No caso de Lando Norris, a McLaren costuma pendurar essa faixa adesiva prateada na lateral do pit-wall, definindo um ponto de referência para o seu competidor.

Fita prata usada por Lando Norris como demarcação para posição no grid de largada – Foto: reprodução BandSports

A orientação para o piloto britânico da McLaren é realizada pelo seu engenheiro, Will Joseph, enquanto o carro é posicionado pelos mecânicos momentos antes da largada. Juntos eles definem qual é o local perfeito, conforme a posição de largada de Norris e do circuito que ele está correndo. Assim, quando o piloto retorna após a volta de formação, ele sabe exatamente até onde pode ir— sem correr o risco de ultrapassar o limite do grid.

Outros competidores têm as suas referências, como é o caso de Lewis Hamilton da Ferrari, que conta com essa marcação diretamente no carro. Quando o equipamento ocupa o seu colchete no grid, um de seus mecânicos posiciona uma pequena fita na borda frontal de um dos sidepods.

Essa marca é alinhada à linha amarela do asfalto, criando um ponto exato que o britânico usa para repetir a posição quando retorna para a largada oficial. Em algumas provas, como no GP do Azerbaijão, Hamilton chegou a ajustar pessoalmente a marcação para garantir a precisão.

Em 2023, a FIA aumentou em 20 cm a largura dos colchetes, depois que Fernando Alonso e Esteban Ocon foram penalizados nas corridas do Bahrein e Jeddah – já que os pilotos não estavam na posição correta.

Essa prática, chama atenção, já que os carros de Fórmula 1 contam com vários sensores e recursos para ajudar os pilotos, mas é algo um tanto simplório que faz a diferença para que os pilotos alinhem corretamente os seus carros antes da largada.

O uso de fitas adesivas e pontos de referência visuais pode parecer rudimentar, mas cumpre um papel essencial: garantir que os pilotos larguem na posição ideal, sem depender apenas da percepção limitada dentro do cockpit.

Os campeonatos são decididos por detalhes, dessa forma, sabendo que Norris começaria a corrida dos EUA ao lado de Max Verstappen, o time tentou obter alguma vantagem na largada. O britânico perdeu a segunda posição na largada, mas foi por conta da diferença que os pneus macios proporcionaram para Charles Leclerc no evento.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

2 Comentários

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