Nesta quarta-feira (23) foram iniciados os testes da pré-temporada da F1. A atividade será realizada em seis dias, mas com uma divisão no meio do caminho. As primeiras avaliações dos novos carros têm início em Barcelona, mas a segunda parada será no Bahrein.
O circuito de Barcelona é extremamente eficiente para os times fazerem as suas primeiras avaliações, é uma pista que conta com uma reta longa, curvas de alta e baixa velocidade. Suas características permitem realizar uma boa avaliação dos carros. Após a temporada ter início e os times passarem pelos mais diferentes tipos de circuito, para os times da Fórmula 1 é sempre bom retornar à Barcelona para uma segunda avaliação dos carros.
Neste primeiro momento é muito difícil afirmar quem tem um carro vencedor ou acertou mais em seu projeto. A mudança do regulamento de 2022 foi muito extensa, nota-se neste primeiro vislumbre do carro que cada equipe apostou em uma coisa, interpretou o regulamento de uma forma. Mesmo os times que estão fazendo as suas primeiras avaliações não sabem como estão em pista, então é até mesmo difícil se comparar com os rivais.
Os tempos pouco dizem neste primeiro momento, geralmente no início da pré-temporada as equipes estão voltadas para atestar a confiabilidade do seu equipamento. Eles vão avaliar cada componente, estão focados em estressar as peças, saber o limite do seu carro.
Quebras podem acontecer neste período, não tem melhor momento para isso acontecer, pois eles podem identificar os problemas agora, resolver para os próximos dias de teste, mas o mais importante é evitar que o mesmo aconteça durante a temporada. No ano passado quando os testes que foram realizados, Mercedes e Aston Martin enfrentaram alguns problemas, até perderam parte da sessão, mas eles foram essenciais para que os times compreendessem o que estava acontecendo. A Mercedes era praticamente um ‘novo’ carro quando a temporada começou.
É claro que avaliações aerodinâmicas também são realizadas. Por mais que os times tenham um tempo considerável para analisar os carros, infelizmente os testes são bem limitados ao longo do ano. Vamos ver durante todos estes dias seja em Barcelona ou no Bahrein carros usando aquelas grades de aferição aerodinâmica, elas são espalhadas nas partes mais variadas do carro. Conforme ocorre a passagem de ar por elas, os times conseguem compreender o funcionamento da peça que desenvolveram.
All eyes on @GeorgeRussell63 and @Charles_Leclerc as they head out for the first time! 👀#F1 pic.twitter.com/5EFvHOfoiW
— Formula 1 (@F1) February 23, 2022
Tudo o que foi estudado e simulado no túnel de vento, agora será testado na pista. Em alguns momentos podem acontecer algumas divergências de comportamento, os carros de F1 são extremamente sensíveis. A Alpine em 2021 viveu um drama, eles tiveram um problema no túnel de vento e isso prejudicou o início da sua temporada.
Os times também vão trabalhar com o flow-vis, aquela tinta espeça que as equipes espalham em várias partes do carro. Ela também serve para identificar a passagem do ar pelas peças que estão sendo avaliadas. Os times tomam o maior cuidado quando os carros estão voltando para os boxes, tentando evitar que outras equipes façam registro e suas peças se tornem alvo de estudo.
Ainda que ninguém saiba a posição do adversário em pista, ‘coletar’ algumas informações sobre os outros times é algo que costuma acontecer. Quando o campeonato tiver início, aqueles times que apresentarem um melhor desempenho tem os seus projetos estudados, até para que as equipes possam fazer algumas modificações visando ganhos na pista. Fotógrafos estão pela pista, em curvas estratégias para fazer registros dos carros dos seus time, mas também dos adversários.
Não se assuste com a quantidade de voltas que os times completam durante a pré-temporada, tem total relação com os testes de confiabilidade, mas eles também servem para realizar as simulações de corrida, melhorando a sua competitividade. Os times vão trabalhar os acertos, tentando prever o que vai acontecer no decorrer do ano.
Esse ano eles precisam avaliar também os pneus, simulando o comportamento deles em seus carros. Os compostos deste ano são novos, além disso a categoria agora vai trabalhar com os pneus de 18 polegadas. Com os cinco tipos de pneus disponíveis para pista seca, as equipes fazem as suas avaliações, simulam stints mais longos, outros mais curtos.
Assim como é difícil dizer pelos treinos livres a situação de cada equipe, nos testes de pré-temporada fica mais difícil ainda, pois cada equipe tem um cronograma de avaliações para realizar e nem sempre o cronograma deles vai coincidir.
O carro é novo para todo mundo, mesmo os pilotos que têm mais experiência precisam se acostumar ao novo equipamento. Quando os testes forem televisionados no Bahrein, será possível observar a forma de condução particular de cada piloto e quais deles estão tendo mais dificuldade, por enquanto estamos apenas contando com fotos e com os comentários de quem está no circuito.
Antes dos testes começarem, algumas equipes colocaram os seus carros em pista para fazer o shakedown, por mais que ele seja limitado aos 100 km, os times gostam de fazer uma primeira verificação dos componentes, tentando deixar tudo preparado para o começo das atividades. Não é possível avaliar muitas coisas, eles aproveitam esse momento também para gerar imagens para os patrocinados, mas como é o que eles têm disponível, acabam usando. São dois dias de filmagem ao ano para cada equipe.
Conforme as sessões vão acontecendo, os próprios times e pilotos comunicam sobre os seus testes, dando pequenas informações sobre o que avaliaram na pista. Após a pausa entre Barcelona e o Bahrein, os carros passam por várias modificações e novas avaliações serão feitas.