Max Verstappen conquista a 29ª pole da carreira neste sábado (23) no Circuito de Suzuka, o piloto holandês sobrou ao longo dos treinos livres e começou a sessão como o favorito para conquistar o direito de começar o GP do Japão do primeiro lugar.
Com a marca de 1m28s877, o holandês revelou o quanto a Red Bull, combinada com a sua condução, está sobrando neste circuito japonês. Na largada do GP do Japão, Verstappen terá ao seu lado Oscar Piastri da McLaren.
O australiano que acaba de renovar o seu contrato com a McLaren, demostrou mais uma vez uma performance muito forte no circuito. Piastri fez o possível para ficar próximo da Red Bull, mas com a marca de 1m29s458, ficou separado por 0s581 de Verstappen.
Lando Norris revelou um bom desempenho na pista, o piloto batalhou pelo segundo lugar, mas precisou se contentar com a terceira posição. A McLaren aproveitou a etapa de Suzuka para roubar a cena e tentar fazer oposição ao desempenho da Red Bull.
A Ferrari precisou se concentrar na corrida, que promete ser dura para a equipe italiana, afinal, a taxa de degradação dos pneus é alta. Charles Leclerc se estabeleceu como o quarto colocado, enquanto Carlos Sainz foi o sexto – separando a dupla, tiveram entre eles Sergio Pérez. O mexicano não se aproximou em nenhum momento do fim de semana do companheiro de equipe e com o carro que tem, faz mais parte do pelotão ‘comum’ do que do companheiro de carro.
Definitivamente Max Verstappen sobrou em Suzuka. O piloto holandês tem chances de fazer uma corrida sozinho na frente, pela performance forte apresentada até aqui.
Lewis Hamilton se estabeleceu na sétima posição, seguido por George Russell. A dupla de pilotos do time alemão, andou extremamente próximo durante toda a atividade, com direito de registrar o mesmo tempo no Q1.
Yuki Tsunoda completou a sessão na nona posição, representando a AlphaTauri no Q3. Fernando Alonso completou o top-10, com a décima posição, sendo praticamente uma vitória para a equipe que não tinha muitas chances neste traçado, por conta do ritmo apresentado.
A sessão contou com apenas uma bandeira vermelha, provocada por Logan Sargeant que novamente estampou a barreira na última curva do circuito.
A Fórmula 1 retorna nesta madrugada de domingo (24) às 2h (pelo horário de Brasília) para a disputa do GP do Japão.
Saiba como foi a classificação do GP do Japão
Os três treinos livres que antecederam a classificação foram liderados por Max Verstappen, o piloto holandês retornou com tudo no Japão, depois de uma atuação ruim em Singapura.
Com o carro da Red Bull acertado e mais preparado para o circuito de Suzuka, Verstappen imprimiu um ritmo sólido ao longo de todo o fim de semana.
Quando a sessão classificatória teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 39°C, com 28°C no ambiente. Os ventos reduziram para 4 km/h. Com a alta temperatura aferida no asfalto, os pilotos precisavam ter ainda mais cuidado para manejar os pneus e não estar o composto. Além disso, a desafiadora curva 9 também era um ponto de atenção para os pilotos nesta sessão, ao longo dos treinos livres, vários pilotos extravasaram os limites de pista nesta parte do traçado e precisaram verificar o assoalho do carro para identificar algum dano.
A tricky sector for the red cars in final practice 😳#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/uCvjHsNaiS
— Formula 1 (@F1) September 23, 2023
Por ser um circuito fluído, cometer algum erro em qualquer parte da volta, pode comprometer todo o giro na pista.
Q1
Com o início da sessão, Lian Lawson e Lance Stroll foram rapidamente liberados para o traçado, usando um conjunto de pneus macios novos. O canadense abriu a tabela de tempos com a marca de 1m32s246, superado na sequência pelo neozelandês que cravou 1m31s729.
Aos poucos outros competidores ganhavam o traçado. Não demorou para Max Verstappen liderar a sessão, após anotar 1m29s878, seguido por Sergio Pérez que tinha estabelecido 1m30s652, separado por 0s774 do companheiro de equipe.
Lando Norris surgiu entre os pilotos da Red Bull, com o tempo de 1m30s063, enquanto Oscar Piastri tinha a marca de 1m30s439.
Foi neste momento da sessão, quando restavam cerca de 9 minutos para o encerramento do Q1, Logan Sargeant estampou o muro de contenção da última curva do circuito. O carro do piloto norte-americano destracionou na última curva do circuito, na tentativa de salvar o carro o piloto complicou ainda mais a situação e foi para a barreira.
Sargeant justificou a sua batida pelo superaquecimento dos compostos, desta forma o norte-americano perdeu o controle do seu equipamento.
🚩 RED FLAG 🚩
Logan Sargeant crashes heavily at the final corner
Driver is OK#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/L6XBcd5WO2
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Neste momento da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Pérez, Russell, Hamilton, Alonso, Ocon, Tsunoda e Zhou. Apenas treze pilotos tinham alguma marca estabelecida na tabela de tempos. Continuavam fora a dupla da Ferrari e Williams, além de Nico Hülkenberg e Pierre Gasly. Alexander Albon teve a sua volta deletada por ter extravasado os limites de pista na curva 8.
Com o carro de Sargeant retirado da pista, a sessão pode ser retomada. Todos os pilotos que tiveram a sua volta prejudicada pela batida do piloto da Williams, contavam com um jogo novo de pneus macios instalados no carro. Na primeira volta rápida, com a pista praticamente vazia, Charles Leclerc ocupou a terceira posição com o tempo de 1m30s393, enquanto Carlos Sainz era o quinto colocado com a marca de 1m30s651.
Um incidente envolvendo Leclerc, Bottas e Zhou fora notado pelos comissários.
Nos últimos três minutos de atividade, o tráfego na pista ficou intenso, pois os pilotos retornavam para a pista. Sergio Pérez obteve a sexta posição com a marca de 1m30s652, ficando logo atrás de Sainz.
Form an orderly queue, please! 🫣
The pressure is ON with three minutes of Q1 to go 👀#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/UEz3fmB7ny
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Com a bandeira quadriculada, Pierre Gasly assumiu a nona posição com a Alpine, mas depois foi empurrado para o décimo primeiro lugar. Liam Lawson surpreendeu ao ocupar a quarta posição com a AlphaTauri, superando a marca de Piastri com o tempo de 1m30s425.
Zhou cometeu um erro na sua última volta no circuito, portanto, ficou apenas com a décima nona posição. Ocupando a nona e a décima posição, Russell e Hamilton tinham o mesmo tempo na tabela 1m30s811.
ELIMINADOS
16) Valtteri Bottas – 1m30s049
17) Lance Stroll – 1m31s181
18) Nico Hülkenberg – 1m31s299
19) Zhou Guanyu – 1m31s398
20) Logan Sargeant – Sem tempo – bateu
Q2
Com o início do Q2, os pilotos eram encaminhados para a pista novamente com os pneus macios acoplados em seus carros. No entanto, alguns pilotos optavam pelos pneus macios usados durante a primeira volta rápida do Q2.
Não demorou outra vez para Verstappen surgiu na liderança da tabela, com a marca de 1m29s964.
Assim que todos os pilotos, com exceção de Kevin Magnussen, completaram ao menos uma volta rápida no circuito, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Norris, Pérez, Tsunoda, Leclerc, Sainz, Russell, Hamilton e Lawson. Nesta primeira tentativa, usaram um jogo novo de pneus macios, Piastri, Norris, Pérez e Tsunoda.
Piastri ficou separado por apenas 0s158 de Verstappen, usando pneus macios novos. Lando Norris cravou 1m30s296, superando Pérez (1m30s334).
Max Verstappen is setting the pace, with Oscar Piastri and Lando Norris behind 🤏
6 minutes of Q2 to go! #JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/BdRfqceOf3
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Restando menos de quatro minutos para o final, os pilotos que estavam na zona de eliminação ou se sentiam ameaçados, retornaram para a pista. Alexander Albon melhorou o seu tempo para 1m30s537, surgindo na sétima posição, mas do 4° ao 15° colocado, todos os pilotos retornaram para o traçado.
Momentos antes do cronômetro zerar, Leclerc assumiu a ponta com o tempo de 1m29s940. Com a dupla da McLaren nos boxes, Sergio Pérez ficou com o terceiro lugar, seguido por Hamilton e Sainz. Com Russell se salvando da eliminação, Lawson foi empurrado para a zona de corte.
ELIMINADOS
11) Liam Lawson – 1m30508
12) Pierre Gasly – 1m30s509
13) Alexander Albon – 1m30s537
14) Esteban Ocon – 1m30s537
15) Kevin Magnussen – 1m30s665
Q2 CLASSIFICATION 👀
Charles Leclerc leads the way in Q2
Only one run for Max Verstappen during that session, having only used one set of tyres so far in qualifying#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/IvfXqDgCvV
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Q3
Assim que a pista foi liberada para o Q3, as temperaturas da pista tinham caído um pouco, com 35°C no traçado e 25°C no ambiente.
Verstappen, Piastri e Norris usavam pneus macios novos, enquanto outros competidores precisavam fazer a sua primeira volta rápida com pneus macios usados. Com era esperado, o holandês que comandou todos os treinos livres desde o começo do fim de semana, cravou 1m29s012. No entanto, Piastri que era o segundo colocado, estava separado por 0s446 do holandês.
Norris se estabeleceu na terceira posição, seguido por Pérez, Hamilton e Tsunoda. O mexicano tinha mais de 1s4 de diferença para o companheiro de equipe. A dupla da Ferrari, além de Russel e Alonso aproveitaram para pegar a pista livre, enquanto os outros competidores retornavam para os boxes.
Russell fez o que era possível para superar Pérez e ser o quarto colocado com o tempo de 1m30s219. Os oito primeiros colocados era: Verstappen, Piastri, Norris, Russell, Pérez, Alonso, Hamilton e Tsunoda. Sainz e Leclerc completavam ao menos um giro rápido no traçado.
Antes do cronômetro zerar, Max Verstappen cravou 1m28s877, se estabelecendo como o pole do GP do Japão. A dupla de pilotos da McLaren completou as suas voltas, mas elas eram mais altas do que o primeiro giro no circuito. Charles Leclerc foi o quarto colocado, seguido por Pérez e Sainz. Hamilton ficou com a sétima posição, acompanhado por George Russell.
Q3 CLASSIFICATION 👀
Your final order from qualifying! ✨#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/uDmILkxepm
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