ColunistasFórmula 1Post

Com Sprint, Pirelli aposta em pneus mais macios da gama para o GP da Áustria

Após o GP da Inglaterra, a Fórmula 1 segue diretamente para a Áustria. O Red Bull Ring é uma pista definida pelos pilotos como uma montanha russa, por conta das mudanças de elevação no circuito.

No ano passado duas provas foram disputadas no traçado, desta forma a Pirelli optou por fornecer compostos diferentes para as duas provas, tentando mudar a dinâmica do evento. Neste ano a novidade fica por conta da prova Sprint, que também mudará a distribuição dos compostos durante o evento, além da mecânica do fim de semana.

A Pirelli optou por fornecer a gama mais macia de pneus, contando com o C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha). Com essa escolha, a Pirelli pode contar com uma degradação mais acentuada, mas também gerar uma oportunidade para que mais ultrapassagens possam acontecer. Pela Pirelli o grau de stress dos pneus está em três, mas os compostos mais macios da gama cumprem o seu propósito na pista.

Pneus escolhidos para o GP da Áustria – Foto: reprodução Pirelli

No ano passado, durante o GP da Áustria, quando a Pirelli também optou pela gama mais macia de pneus, Max Verstappen conquistou a vitória realizando uma estratégia de duas paradas (médio – duro e duro). O piloto tinha uma boa vantagem para o segundo colocado, dando a oportunidade fazer uma segunda substituição.

Por outro lado Valtteri Bottas e Lando Norris concentraram a disputa na realização de apenas uma parada. A Pirelli acreditava que com essa escolha de pneus forçaria os times a trabalhar com estratégias diferentes, mas as equipes ainda foram bem conservadoras e optaram por arriscar e terminar a corrida realizando apenas uma troca de pneus.

Para este ano a situação pode mudar um pouco, pois os times vão conta com a prova Sprint sendo disputada no sábado, a Pirelli também está trabalhando com os pneus de 18 polegadas e que tem composição diferente. Além disso, existe previsão de chuva para a sexta-feira e domingo, desta forma as estratégias também podem ser alteradas.

Os pneus médios foram fundamentais na estratégia daqueles que apostaram na realização da prova, cumprindo apenas a parada obrigatória e instalando os pneus duros na sequência. Foi uma estratégia que funcionou bem no pelotão, principalmente por ser um composto que fornece uma boa aderência e tinha mais resistência que os pneus macios.

Estratégias adotadas durante o GP da Áustria – Foto: reprodução Pirelli

Este é o segundo evento no ano que receberá a Sprint, desta forma a classificação no formato Q1, Q2 e Q3 será disputado na sexta-feira, enquanto no sábado os pilotos vão entrar na pista para disputar uma corrida de 100 km, definindo o grid de largada para o domingo.

LEIA MAIS: GP da Áustria – Estratégias e o comportamento dos pneus

Com essa configuração, a Pirelli fornecerá apenas 12 jogos de pneus, diferente dos 13 conjuntos que são fornecidos em um fim de semana convencional. São entregues para cada um dos pilotos 2 conjuntos de pneus duros, 4 conjuntos de médios e 6 conjuntos de macios. Além disso, os times terão até seis conjuntos de pneus intermediários e três de pneus para chuva extrema.

Após a realização do GP da Áustria, a Pirelli realizará uma sessão de testes dos pneus para a próxima temporada. A fornecedora de pneus contará com a ajuda de McLaren, Red Bull e Williams. O time de Grove estará em pista nos dois dias, enquanto as outras duas equipes vão participar de um dia cada.

A Fórmula 1 dividirá a pista por mais um fim de semana seguido com Fórmula 2 e Fórmula 3.

“O asfalto no Red Bull Ring oferece aderência razoavelmente baixa em um circuito de baixa severidade, o que possibilita trazer os pneus mais macios da gama. Isso nos ajuda a colocar o foco no entretenimento, em um local que muitas vezes proporcionou corridas emocionantes no passado, graças a uma volta movimentada e compacta que é essencialmente uma série de curvas curtas. A tração e especialmente a frenagem são fundamentais aqui: com um risco particular de travamento em algumas das áreas complicadas de frenagem em declive. Manter o desempenho dos pneus traseiros ao longo da volta também é vital para garantir a tração adequada. Nossa indicação de pneus possibilita uma variedade de diferentes estratégias possíveis”, disse Mario Isola.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo