ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Com ritmo muito superior, Max Verstappen vence GP do Bahrein com sobra

O GP do Bahrein foi um passeio no parque para Verstappen, o holandês cruza a linha de chegada com mais de 22 segundos para Pérez

Neste sábado (01) no Bahrein, Max Verstappen conquistou a 55ª vitória da carreira. O piloto fez uma corrida extremamente segura, não perdeu em nenhum momento a liderança, mesmo durante as suas trocas de pneus que foram realizadas.

O piloto holandês não teve adversários. Comandou a corrida com pole, vitória e volta mais rápida. Após a largada Charles Leclerc ainda tentou ameaçar o piloto da Red Bull, mas logo começou a perder performance e foi engolido por outra batalha.

Sergio Pérez que tinha começado a corrida ocupando a quinta posição, fez as ultrapassagens que eram necessárias para ocupar o segundo lugar, formando a primeira dobradinha da Red Bull na temporada. Mas vale dizer que Verstappen encerrou a corrida com mais de 22 segundos de vantagem para o mexicano.

Carlos Sainz protagonizou uma batalha com Charles Leclerc e George Russell pelo pódio. O espanhol precisou ultrapassar o companheiro de equipe duas vezes, antes de chegar no inglês e se firmar na terceira posição. Sainz aproveitou a dificuldade que o monegasco estava enfrentando com o carro, para entregar uma performance melhor. O piloto espanhol foi escolhido como o piloto do dia pelo trabalho realizado ao longo do GP do Bahrein.

Ao final da corrida, ainda tivemos uma batalha entre Russell e Leclerc pela quarta posição, o monegasco levou a melhor depois de um erro do britânico. Charles tentou recuperar alguns pontos, após ter largado na segunda posição.

Lando Norris ficou com o sexto lugar com a McLaren, após superar Fernando Alonso na prova. Lewis Hamilton por sua vez foi o sétimo colocado, em uma corrida bem complicada e sem muito ritmo. Oscar Piastri foi o oitavo colocado, o australiano travou batalhas com Hamilton e Alonso, para salvar mais alguns pontos para a McLaren neste começo de ano. O time inglês estava enfrentando um início de ano bem diferente de 2023.

A mesma situação era compartilhada por outro time inglês, Fernando Alonso que começou 2023 batalhando por pódio, foi apenas o nono colocado e precisou batalhar muito para estar na zona de pontuação.

Lance Stroll completou o top-10, com a décima posição.

Cinco equipes do grid encerraram a etapa sem pontos, foram elas: Haas, Racing Bulls, Alpine, Sauber e Williams.

Saiba como foi o GP do Bahrein

No entardecer do Bahrein, a categoria se encontrou para a primeira batalha da temporada 2024.

Com a largada se aproximando, a temperatura na pista estava na casa dos 24°C, com 18°C no ambiente. A expectativa da Pirelli é que seja uma corrida com duas paradas, como no ano passado.

Max Verstappen conquistou a pole para o GP do Bahrein, no entanto, a marca do holandês não superou o tempo de Leclerc no Q2. As Ferraris também tiveram dificuldade para acertar o último giro rápido na pista.

Todos os pilotos optaram por começar a corrida com os pneus macios. Do primeiro ao nono colocado, eles trabalhavam com pneus macios usados.

Largada autorizada, Verstappen manteve a ponta, embora Charles Leclerc tenha pressionado o holandês. Russell tentou brigar com os competidores, tentando fechar a Ferrari, mas se manteve na terceira posição. Pérez ultrapassou Sainz.

Após um contato entre Lance Stroll e Nico Hülkenberg, os pilotos caíram para o final do pelotão, com o piloto da Haas se encaminhando aos boxes no início da segunda volta. A asa dianteira do carro do piloto alemão precisou ser substituída.

O DRS foi ativo no segundo giro como estipulado pela nova regra. No entanto, Verstappen já tinha mais de 1s3 de vantagem para Leclerc. Alonso se distanciou de Sainz e formou um trenzinho de pilotos presos no DRS do espanhol.

No início da terceira volta, Lando Norris conseguiu se livrar de Alonso, deixando Piastri duelar com o espanhol. Na frente, Russell concluiu a ultrapassagem em Leclerc, para assumir a segunda posição. Sergio Pérez já atacava o monegasco.

Foi no quinto giro que Piastri superou Alonso. Leclerc tinha espalhado na pista, quase perdendo a posição para Pérez.

Se aproveitando da confusão, Esteban Ocon e Pierre Gasly avançaram para o 16º e 17º lugar, respectivamente.

Com apenas sete voltas, Verstappen já tinha aberto mais de 5s5 para o segundo colocado. Sergio Pérez concluiu a ultrapassagem em Leclerc, por mais um erro do piloto monegasco saltando para a terceira posição. Na sequência era a vez de Sainz atacar o companheiro de equipe.

Na décima volta Fernando Alonso perdeu a posição para Lewis Hamilton, que ficou com a nona posição. Logan Sargeant provocou uma bandeira localizada no setor 1 ao perder o controle do carro.

No giro seguinte foi a vez de Carlos Sainz ultrapassar Leclerc, enviando o monegasco para a quinta posição. Na sequência, Russell e Leclerc foram aos boxes e instalaram os pneus duros.

Durante a décima terceira volta, Pérez, Piastri, Hamilton, Gasly e Bottas, realizaram a primeira substituição. Verstappen permaneceu na ponta, enquanto o restante do pelotão partia para as trocas de composto. Leclerc permaneceu atrás de Pérez e Russell, com cerca de 1s9 atrás dos adversários.

Na volta 14 Russell foi surpreendido por Pérez. Foi no giro seguinte que Sainz trocou os seus compostos e foi devolvido logo atrás do companheiro de equipe. O monegasco já reclamava dos compostos que foram instalados em seus carros.

Durante a volta 17, Leclerc voltou a ser ultrapassado por Sainz. O espanhol foi buscar Russell na briga pelo pódio.

Max Verstappen foi chamado aos boxes na volta 18, substituindo os pneus sem perder a liderança da prova. Na sequência foi a vez de Sainz realizar a ultrapassagem em Russell, para assumir a terceira posição. O monegasco reclamava que o carro estava puxando para o lado direito e desta forma ele não conseguia batalhar pelas posições.

Com 20 voltas os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Russell, Leclerc, Norris, Piastri, Hamilton, Alonso e Zhou. Hamilton estava com problema nas baterias do carro e não conseguia avançar na prova, mantendo mais de 3s5 para Piastri.

Com 25 voltas, Hamilton avisou que o banco do seu carro tinha quebrado. O piloto ainda era o oitavo colocado.

Tanto Albon como Sargeant estavam enfrentando problemas do carro.

Ainda no giro 28, a nova sequência de paradas tinha começado, com Stroll fazendo a sua substituição primeiro, usando um novo conjunto de pneus duros. Verstappen e Pérez eram os únicos pilotos sem um segundo jogo de pneus duros disponíveis para a prova.

Ao longo da prova vários pilotos cometeram erros na curva 10 do circuito, uma das partes mais técnicas do traçado.

Na parada de Valtteri Bottas, a Sauber enfrentou problemas com a porca que prende a roda dianteira esquerda. O piloto finlandês ficou por quase um minuto nos boxes, antes de ser liberado para a pista.

A Ferrari optou por realizar a segunda parada de Leclerc primeiro. O monegasco foi devolvido para o traçado como sexto colocado. Piastri fez a substituição do seu composto na volta 35 e retornou para a pista à frente de Hamilton, mas por conta dos pneus frios, foi ultrapassado pelo piloto inglês.

Sainz fez a substituição dos seus pneus na volta seguinte, sem perder a terceira posição.

Durante a volta 38 Verstappen instalou um novo conjunto de pneus macios, assim como Sergio Pérez. O holandês manteve uma distância de 16 segundos de vantagem para o companheiro de equipe.

Com 42 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Russell, Leclerc, Norris, Hamilton, Piastri, Alonso, e Stroll. Alonso se dirigiu aos boxes, para instalar um novo jogo de pneus duros, retornando na décima primeira posição, fora da zona de pontuação.

Faltando 11 voltas para o final, Russell cometeu um erro e ao espalhar na pista, permitiu que Leclerc realizasse a ultrapassagem. O monegasco era o quarto colocado, enquanto Russell ficou com o quinto lugar.

A Racing Bulls começou a planejar uma inversão de posição entre Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, enquanto o piloto japonês estava em duelo direto com Kevin Magnussen. A ideia era aproveitar os pneus macios instalados no carro de Ricciardo para ele atacar o carro da Haas, embora os pilotos não estivessem disputando pontos.

A inversão foi concluída, mas Ricciardo tomou distância de Magnussen. Enquanto Tsunoda foi deixado na décima quarta posição, depois de ter apresentando um ritmo muito melhor que o companheiro e se classificado na frente do australiano.

A Racing Bulls manteve essa configuração até o final. Ricciardo não conseguiu concluir a ultrapassagem em Mangussen que conservou a décima segunda posição.

Max Verstappen cruza a linha de chegada com vantagem de mais de 22 segundos para Pérez. O piloto obteve a pole, vitória e a volta mais rápida. A Red Bull por sua vez, encerra a primeira batalhada temporada com uma dobradinha, após Pérez obter o segundo lugar.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo