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Com pista seca, Hamilton encerra TL3 na liderança seguido por Verstappen e Russell

Pilotos aproveitam sessão seca para realizar coleta de dados e se preparar para a classificação do GP do Canadá

Neste sábado (08) o Circuito Gilles Villeneuve foi mais uma vez ocupado. Os pilotos conseguiram realizar uma sessão completamente em pista seca, para fazer a sua preparação para a classificação. Os times tiveram a oportunidade de avaliar os pneus médios e macios.

O final da sessão foi bem agitada, com os pilotos aproveitar o momento para usar ao menos um jogo de pneus macios para concluir para fazer a preparação para a classificação. Lewis Hamilton encontrou uma boa volta, anotando 1m12s549, o piloto inglês conta com seis poles no Canadá.

Max Verstappen conseguiu tirar o atraso da sexta-feira, participando normalmente desta atividade, onde obteve o segundo lugar, anotando 1m12s923. George Russell foi o terceiro colocado com o segundo carro da Mercedes, separado por 0s408 do companheiro de equipe. Lance Stroll chamou a atenção por ocupar o quarto lugar com o equipamento da Aston Martin.

McLaren e Ferrari fizeram uma sessão bem discreta, Oscar Piastri foi o quinto colocado, acompanhado por Daniel Ricciardo e Lando Norris que acabou o treino livre atrás do piloto da Racing Bulls. Enquanto Charles Leclerc foi apenas o décimo colocado e Carlos Sainz finalizou a sessão ocupando o décimo segundo lugar.

Apareceram entre os dez ainda: Fernando Alonso ocupando o oitavo lugar, depois de liderar brevemente a sessão e Sergio Pérez.

As equipes tiveram que tomar uma decisão, usar ou não um jogo de pneus macios adicional para preparar os carros para a próxima sessão. As chances de chuva tem começado a reduzir, se não chover, os pilotos vão fazer a classificação apenas com os pneus macios e precisavam poupar os compostos para ter mais chances de obter uma posição melhor para a largada.

A classificação começa às 17h (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi o TL3 do GP do Canadá

Os radares apontavam que este seria mais um dia chuvoso no Canadá, embora o risco de chover seja menor para o TL3.

Depois do problema enfrentado por Max Verstappen no TL2, a equipe optou por instalar em seu carro a segunda unidade de potência (que já fora usada pelo holandês). A Red Bull tinha optado por usar o terceiro motor no Canadá, já que o circuito tem muitas retas, mas um problema no MGU-K fez o time voltar atrás.

Quando a pista foi liberada para o uso neste sábado, a temperatura na pista estava na casa dos 35 °C com 20 °C no ambiente.

Como os pneus médios quase não foram usados na sexta-feira por conta da chuva, os pilotos aproveitaram a pista seca para trabalhar com os pneus de faixa amarela.

Verstappen logo foi para o traçado em busca de verificar as alterações realizadas pelo time no equipamento. Logo o holandês registrou o tempo de 1m23s833.

Os tempos que começaram a aparecer na tabela de tempos eram bem mais baixos quando comparados com o dia anterior. Pierre Gasly anotou 1m16s412, acompanhado por Esteban Ocon que registrou 1m17s639.

Com menos de 10 minutos de atividade, uma bandeira vermelha pintou, pois Zhou Guanyu perdeu o controle do carro na curva 2. O piloto saiu de traseira, pois o carro não desacelerou com o esperado e com isso bateu na barreira instalada naquela parte do traçado. Está era a segunda batida do piloto chinês no fim de semana, na sexta-feira ele foi o único a lidar com uma batida.


Restando ainda 50 minutos para o final, a pista foi liberada mais uma vez. Os pilotos permaneciam trabalhando com os pneus médios. Fernando Alonso e Lance Stroll, eram os únicos usando os pneus duros.

Os tempos foram evoluindo conforme os pilotos permaneciam na pista. Verstappen surgiu na liderança ao anotar 1m15s495, mas na sequência o piloto melhorou o tempo para 1m14s983.

Nesta sessão, os pilotos faziam o possível para aproveitar o máximo da chance de andar em pista seca, pois a chuva deve retornar na classificação.

Após 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Alonso, Verstappen, Stroll, Norris, Magnussen, Tsunoda, Piastri, Ocon, Ricciardo e Gasly. Alonso como líder (1m14s870) usava os pneus duros, Stroll que estava na terceira posição, separado por 0s561 do companheiro de equipe, também trabalhava com os pneus duros definidos para o fim de semana. O espanhol seguiu mostrando uma evolução e atingiu a marca de 1m14s445.

Com quase meia hora de sessão, Logan Sargeant e Carlos Sainz passaram a usar os pneus macios. Muitos competidores fizeram um primeiro stint longo com os compostos do início da sessão.

Para a surpresa de muitos, Sargeant surgiu na ponta anotando 1m14s355, enquanto Sainz com os mesmos compostos era o terceiro colocado (1m14s514). A simulação de classificação foi iniciada, com vários competidores avaliando os pneus macios.

Neste momento da sessão, do primeiro ao décimo primeiro, todos os pilotos já tinham testado os pneus macios. O restante do pelotão se limitou ao trabalho com os pneus médios. Aqueles que estiveram com os pneus de faixa vermelha, completaram cerca de seis voltas, antes de retornar aos boxes.

Com cerca de 10 minutos para o final, Alexander Albon bateu no muro dos campeões. A suspensão traseira ficou danificada e o piloto precisou seguir lentamente para os boxes.

No final da sessão os pilotos usaram mais uma vez os pneus macios, tentando praticar mais algumas voltas rápidas, entendo os limites do traçado.

Lewis Hamilton encontrou uma boa volta ao anotar 1m12s549 para ocupar a ponta, Russell se estabelecer na terceira posição com a marca de 1m12s957, pois Max Verstappen anotou 1m12s923, superando o piloto britânico. O holandês foi mais um piloto a tocar no muro de contenção.

A sessão terminou de forma agitada, com a tabela de tempos mudando bastante até o final da atividade.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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