BlogColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

Com grande performance Oliver Rowland conquista a pole para o e-Prix de Diriyah

Apresentando um bom desempenho, Rowland derrotou Frijns para obter a pole do segundo e-Prix de Diriyah deste fim de semana

Munido por muita confiança, Oliver Rowland derrotou Robin Frijns para faturar a pole do e-Prix de Diriyah deste sábado (27). Guiando o carro da Nissan, Rowland que é um leão de treino, mostrou muita segurança sobre a sua performance e antes do último duelo ser iniciado, o piloto confirmou que era possível melhorar ainda mais a sua volta.

Com a marca de 1m10s055, Rowland derrotou o piloto da Envision. Frijns também estava imprimindo um bom ritmo, mas não foi suficiente para derrotar o adversário.

Nick Cassidy ficou com a terceira posição guiando o carro da Jaguar, acompanhado por Stoffel Vandoorne da DS Penske. A surpresa da atividade fica por conta de Jehan Daruvala, que obteve o quinto lugar com o carro da Maserati.

O grid está ainda mais bagunçado neste sábado, tanto Mich Evans, como Jake Dennis vão começar a corrida ocupando o décimo quarto e décimo quinto lugar, respectivamente. Os pilotos precisar escalar o pelotão para chegar na zona de pontuação.

Sergio Sette Câmara não esteve presente na fase de duelos, mas representou o Brasil e a ERT ocupando o nono lugar.

A Fórmula E retorna às 14h para a disputa do e-Prix de Diriyah.

Saiba como foi a classificação para o segundo e-Prix de Diriyah do fim de semana

Nesta sexta-feira a Fórmula E invadiu a pista para a realização do e-Prix de Diriyah na Arábia Saudita. Jean-Eric Vergne faturou a pole, mas foi o campeão da 9ª temporada que faturou a vitória. O pódio contou ainda com a presença de Vergne e Nick Cassidy, já que Mitch Evans cometeu um erro no último giro e caiu para a quinta posição.

LEIA MAIS: Jake Dennis surpreende adversários e vence e-Prix de Diriyah

Depois de vários erros durante a primeira prova do fim de semana, Evans surgiu na liderança do TL3 realizado nesta manhã de sábado.

Os competidores se prepararam para mais uma classificação neste fim de semana e novamente os pilotos foram divididos em grupos para a disputa desta sessão.

FASE DE GRUPOS – GRUPO A

Com a classificação foi iniciada, os competidores que estão ocupando as posições ímpares do campeonato foram liberados ao traçado. A sessão promete ser bem movimentada, pois os competidores estão ambientados com a pista depois que a primeira atividade foi realizada no dia anterior.

Os primeiros tempos registrados eram bem altos, mas rapidamente Dan Ticktum anotou 1m13s878 para assumir a liderança, mesmo com o piloto da ERT cometendo um erro na parte final do traçado.

Com o carro da Nissan, Sacha Fenestraz obteve a marca de 1m11s632, enquanto Dan Ticktum foi empurrado para a quinta posição, pois os tempos começaram a melhorar substancialmente. Antes de retornarem aos boxes, foi a vez de Evans cravar 1m11s276, separado por 0s233 de Robin Frijns da Envision.

Após a primeira passagem concluída, Evans, Frijns, De Vries e Fenestraz estavam entre os quatro primeiros colocados, disputando um espaço para participar dos duelos mata-mata.

Fenestraz foi o primeiro competidor a entrar na casa de 1m10s848. Com o cronômetro zerado, os pilotos ainda tentaram melhorar os seus tempos, Frijns ocupou o segundo lugar com 1m10s784, seguido por Vergne que anotou 1m10s801, acompanhado por Vandoorne com o segundo carro da DS Penske após registrar 1m10s836 na tabela de tempos.

Evans que duelou com Dennis pela pole na sexta-feira, não conseguiu avançar para a fase de grupos neste sábado, sendo eliminado já que não conseguiu imprimir o mesmo ritmo com o carro da Jaguar.

O segundo grupo foi liberado ao traçado na sequência, desta vez os dois pilotos da McLaren e os dois pilotos da ABT estavam neste grupo que é composto por pilotos que estão ocupando o lado par da tabela.

Na primeira saída dos boxes, Rowland anotou 1m10s784, para liderar a tabela de tempos, Hughes surgiu no segundo lugar com a marca de 1m10s874. Os outros pilotos obtiveram tempos na casa de 1m11s. Daruvala impressionou ao encaixar o carro no terceiro lugar com o tempo de 1m11s040, o estreante ainda está enfrentado dificuldades para se aproximar do ritmo do companheiro de equipe. Sébastien Buemi encaixou o carro na quarta posição.

Nesta primeira tentativa, o brasileiro Sergio Sette Câmara era o sexto colocado, enquanto Lucas di Grassi aparecia no final da tabela.

A classificação seguiu e com o cronômetro zerado, Cassidy surgiu na segunda posição com o tempo de 1m10s760. Nos últimos instantes, Buemi estampou a barreira de proteção entre as curvas 1 e 2. A bandeira vermelha foi acionada imediatamente, prejudicando a sessão para outros competidores que estavam em processo de melhorar os seus tempos.

Rowland, Cassidy, Hughes e Daruvala seguiram para a próxima fase da classificação. Jake Dennis foi prejudicado com a batida do adversário, ficando apenas com a oitava fila para a largada.

Buemi admitiu o erro ao perder o ponto de freada e acabou virando passageiro. O time precisará recuperar o carro para a corrida que será disputada ainda neste sábado.

A direção de prova declarou Buemi como culpado pelo incidente e a volta mais rápida do piloto da Envision foi deletada.

QUARTAS DE FINAL

O início dos confrontos precisou ser adiado, pois a parte da barreira de proteção danificada após a batida de Buemi precisou ser recuperada.

Quando os confrontos diretos foram iniciados, Vergne e Frijns foram os primeiros a se enfrentar na sessão. O duelo era bem apertado entre os competidores, mas o piloto da Envision obteve a marca de 1m10s885, contra 1m11s112 do adversário. O pole da sexta-feira foi derrotado neste sábado, não podendo repetir a performance novamente neste fim de semana.

Vandoorne e Fenestraz foram para o segundo confronto, o piloto da Nissan cometeu um erro na abertura da volta, com isso o piloto da DS Penske cravou 1m10s539, vencendo o duelo com folga.

Hughes e Cassidy foram liberados para o traçado na sequência, o piloto da Jaguar tinha uma certa vantagem para o adversário quando as primeiras parciais foram aferidas. Hughes completou a volta primeiro, mas foi derrotado por Cassidy que obteve o tempo de 1m10s385.

O último embate ocorreu entre Daruvala e Rowland. O piloto da Maserati foi o primeiro a ser liberado para o traçado. A disputa era bem apertada entre os competidores, mas Rowland conseguiu estabelecer uma boa diferença para o adversário. Com a marca de 1m10s149, o piloto da Nissan avançou para a semifinal.

SEMIFINAL

Nos confrontos da semifinal, dois duelos seriam travados, para definir quem disputará a pole. Frijns teve a oportunidade de enfrentar mais um piloto da DS Penske, mas o piloto da Envision novamente conseguiu uma performance melhor e com a marca de 1m10s415 era um forte candidato para brigar pela pole.

Cassidy e Rowland foram liberados para a pista na sequência, com o piloto da Nissan abrindo uma boa diferença para o competidor da Jaguar. Com a conclusão da volta, Rowland foi confirmado para a disputa da pole.

POLE

Para encerrar a classificação em Diriyah, Frijns e Rowland seguiram para a próxima e última fase. O piloto da Envision fechou a volta primeiro, obtendo 1m10s329, mas o piloto da Nissan conseguiu vencer mais um confronto obtendo a marca de 1m10s055.

Oliver Rowland fatura pole do e-Prix de Diriyah desta sábado – Confira o grid de largada – Foto: reprodução Fórmula E
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo