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Com boa estratégia, Doohan surpreende Drugovich e vence Corrida Principal da F2 na Bélgica

Após apresentar um bom desempenho na largada, Doohan combinou a performance com uma boa estratégia da equipe, para vencer prova neste domingo

Neste domingo (28) a segunda prova do fim de semana da Fórmula 2 foi realizada, uma corrida marcada por muita disputa. Jack Doohan fez uma prova excepcional e venceu na Bélgica, conquistando a sua terceira vitória na temporada 2022 da Fórmula 2, mas a primeira em uma corrida principal.

Doohan que largou do 4º lugar, fez uma largada excelente e logo assumiu o segundo lugar. O piloto da Virtuosi obteve a liderança da prova com a estratégia de parada nos boxes montada pela equipe – Doohan substituiu os seus pneus uma volta antes de Felipe Drugovich realizar a troca. Com os compostos mais quentes, o australiano realizou a ultrapassagem quando o brasileiro deixava os boxes e se manteve seguro na ponta até o final.

Este foi o segundo pódio de Doohan no fim de semana, pois no sábado o piloto terminou a prova disputada no sábado no segundo lugar.

Felipe Drugovich fez uma largada segura, trabalhou muito bem na ponta, mas foi surpreendido pela estratégia que a Virtuosi adotou para Doohan. O brasileiro ainda lutou para buscar uma vitória, mas compensou mais manter o segundo lugar e obter o máximo de pontos possíveis.

Liam Lawson completou o pódio, o piloto da Carlin se envolveu em algumas confusões ao longo da prova, principalmente na disputa direta com Enzo Fittipaldi. Richard Verschoor foi o quarto colocado, o piloto da Trident fez uma ótima escalada no final da corrida.

Enzo Fittipaldi que não tem um carro tão forte, ficou com o 5º lugar. O brasileiro foi seguido por Logan Sargeant, que perdeu desempenho logo no começo da prova. David Beckmann fechou a corrida na sétima posição, seguido por Ayumu Iwasa. Jüri Vips que realizou uma grande escalada no grid ao começar a corrida do final do pelotão, foi o nono colocado. Clement Novalak fechou o top-10 com o segundo carro da Mp Motorsport.

Drugovich encerra a etapa com 205 pontos, contra 162 de Théo Pourchaire. O vice-líder do campeonato abandonou a prova da Bélgica e viu a diferença para o brasileiro aumentar em 43 pontos. Logan Sargeant segue na terceira posição, com 127 pontos. Fittipaldi que era o 4º colocado, caiu para o sexto lugar, contabilizando 110 pontos.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 na Bélgica

Nesta manhã de domingo a Fórmula 2 entrou mais uma vez na pista, agora para disputar a corrida principal do final de semana. O tempo firma marcou a sessão, diferente da instabilidade climática que os pilotos lideram na sexta-feira.

Existia muita expectativa com a prova, o atual líder do Campeonato, Felipe Drugovich conquistou a pole, o piloto da MP Motorsport estava dividindo a primeira fila com Enzo Fittipaldi. O vice-líder do Campeonato, Théo Pourchaire ocupava apenas a 8ª posição para a largada e precisaria remar no grid, para conquistar bons pontos na prova.

Na prova disputada no sábado, Drugovich conquistou a 4ª posição. O piloto só conseguiu um ótimo resultado por conta do Safety Car ativo próximo do final da prova. Drugovich aproveitou a oportunidade, realizou uma troca de pneus e foi escalando o grid por estar com pneus melhores. A MP Motorsport de Drugovich superou Pourchaire na pista, conquistando mais pontos do que o piloto francês.

Depois de ficar de fora da corrida do sábado, Jehan Daruvala alinhou o carro da Prema no grid normalmente.

Com a largada autorizada, Drugovich manteve a primeira posição, enquanto Fittipaldi foi ultrapassado por Doohan, que contou com uma ótima reação na largada. O brasileiro que guia pela Charouz estava atacando o adversário, mas foi surpreendido por Beckmann na sequência. Vips também fez uma boa largada, enquanto Vesti extravasou os limites de pista e passou pela brita.

Sargeat que começou a prova da terceira posição, caiu rapidamente para o sétimo lugar, perdendo muito terreno. No giro seguinte o piloto da Carlin ainda perdeu a posição para Pourchaire.

Drugovich se mantinha na primeira posição, mas começou a ser pressionado por Doohan, que tinha uma tocada semelhante a adotada pelo brasileiro.

Durante a terceira volta Pourchaire começou a perder potência do carro na subida da Raidillon/Eau Rouge, o piloto francês perdeu várias posições e caiu para a última posição. Com a necessidade de conquistar bons pontos, o vice-líder tinha o fim de semana comprometido na Bélgica. Pourchaire na sequência abandonou a prova.

Muitas confusões aconteciam no meio do pelotão, como o toque de Daruvala e Nissany. No 4º giro Fittipaldi devolveu a posição para Lawson, mas na sequência o brasileiro tratou de disputar diretamente com o piloto da Carlin. Lawson e Fittipaldi se tocaram, dividindo as curvas de Spa lado a lado.

Na sexta volta Fittipaldi foi ultrapassado por Verschoor, por conta do uso do DRS. Enquanto Hauger e Iwasa disputavam de forma dura a oitava posição.

No sexto giro, os dez primeiros eram: Drugovich, Doohan, Beckmann, Lawson, Verschoor, Fittipaldi, Sargeant, Hauger, Iwasa e Novalak. As paradas foram autorizadas após a sexta volta.

A prova seguiu e durante a oitava volta, Fittipaldi, Sargeant, Armstrong, Boschung, Nissany, Verschoor, Calrderón e Daruvala foram chamados aos boxes. Sargeant foi liberado pelos mecânicos de forma insegura e seria investigado pela direção de prova.

Na segunda leva de paradas, foi a vez de Lawson, Hauger e Williams realizarem a substituição dos seus pneus. Lawson que tentava aquecer os seus pneus, balançava o carro na frente de Fittipaldi. A parada do piloto da Carlin fora bem ruim.

Doohan foi para os boxes durante o décimo giro, enquanto Drugovich se manteve na primeira posição. Houger foi punido com cinco segundos pela disputa com o Iwasa. Lawson e Fittipaldi mais uma vez se enfrentaram, com o piloto da Charouz extravasando os limites de pista, após uma fechada mais dura do piloto da Carlin.

Então no décimo primeiro giro, Drugovich realizou a sua troca de pneus. Como Doohan tinha feito a troca na volta anterior, surpreendeu o brasileiro na saída dos boxes e realizou a ultrapassagem. Verschoor se tornou o atual líder da prova.

Na volta 14, Hauger recebeu uma nova punição de cinco segundos. Doohan realizou a ultrapassagem em Cordeel, depois de ter um pouco mais de dificuldade na disputa com o piloto. Drugovich que vinha na minha tocada, acompanhou Doohan na ultrapassagem. Na sequência Sato foi ultrapassado pelos dois pilotos.

Drugovich seguia pressionando o adversário na busca para recuperar a posição que fora perdida para o piloto da Virtuosi. Com dezesseis voltas os dez primeiros eram: Verschoor, Novalak, Doohan, Drugovich, Lawson, Fittipaldi, Sargeant, Cordeel e Hauger. Cordeel começou a se tornar uma chicane na pista perdendo muito desempenho por conta dos pneus degradados.

Na volta 16 Doohan assumiu a liderança da prova, por conta da parada de Verschoor. Drugovich tinha tomado um pouco de distância para Doohan, mas ainda alimentava a disputa com uma distância de 1s3 entre eles.

Ao final da prova, algumas disputas ainda aconteciam na pista, principalmente por conta de alguns pilotos ainda contarem com a utilização do DRS. Verschoor tinha um ritmo alucinante, contando com os pneus macios, combinando a um carro mais leve, então o piloto da Trident seguia a sua sequência de ultrapassagens. No 20º giro, Verschoor assumiu a quinta posição.

Verschoor buscou Fittipaldi e assumiu a 4ª posição. Vips também merecia um destaque pela corrida realizada, após começar a prova da última posição, o piloto era o décimo colocado – mas foi notificado por ter extravasado os limites de pista.

Drugovich abandonou a disputa com Doohan, pois para o brasileiro compensava contabilizar mais pontos, principalmente depois do abandono de Pourchaire.

A penúltima volta foi marcada por um pequeno período de Virtual Safety Car, por conta do abandono de Zendeli.

Doohan recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, acompanhado por Drugovich e Lawson. Fittipaldi conquistou o quinto lugar depois de começar a prova do segundo lugar. Iwasa foi pressionando Beckmann pela sétima posição até a linha de chegada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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