A temporada 2023 da Fórmula 1 não foi iniciada, mas o trabalho nos bastidores é intenso. Neste início de fevereiro, Mercedes e AlphaTauri estarão no Circuito de Paul Ricard para auxiliar a Pirelli no desenvolvimento dos pneus. A atividade acontece na França, sendo a primeira sessão do ano organizada pela Pirelli.
O trabalho de verificação realizado pela Mercedes na quarta e quinta-feira serão voltados exclusivamente para a avaliação dos pneus de pista seca, gerando os primeiros dados para as especificações dos compostos que serão usados no futuro campeonato de 2024. A Mercedes encaminhou o W13 para a pista, cooperando com os testes e a coleta de dados.
Missed this. 🤍 pic.twitter.com/TYTq6BTLe2
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) February 1, 2023
Na sexta e sábado, será a vez da AlphaTauri que vai avaliar os pneus intermediários e para chuva extrema, após os times solicitarem mais desenvolvimento para os compostos de pista molhada, tentando evitar problemas futuros em corridas com chuva. A AlphaTauri participou de uma atividade avaliativa em Portimão, em Portugal em dezembro do ano passado, usando os pneus de pista seca, enquanto Ferrari e Alfa Romeo avaliaram os pneus de chuva nas últimas semanas de 2022.
“Vamos trabalhar com os pneus intermediários e com os de chuva extrema, porque para nós é o melhor momento para testar as temperaturas frias e condições representativas. E depois daremos mais testes com os pneus para as novas especificações de 2024”, afirma o engenheiro chefe da Pirelli, Simone Berra ao Motorsport em novembro.
LEIA MAIS: Pirelli segue com testes e desenvolvimento dos pneus de chuva
Todas as equipes podem participar dos testes de pneus, mas a Pirelli tem encontrado certa resistência, principalmente com o andamento da temporada. Com esses problemas, a fornecedora italiana solicitou a avaliação das equipes durante os treinos livres 2 dos GPs dos Estados Unidos e México, podendo avançar na sua definição para os compostos de 2023.
Entre os dias 7 e 8 de fevereiro, novos testes serão realizados pela Pirelli em Jerez, desta vez com Mercedes e Aston Martin.