A Pirelli dará sequência aos testes que precisam ser realizados dos pneus, contando com o auxílio de algumas poucas equipes do grid.
Para concluir a temporada 2022, os times de Fórmula 1 permaneceram por mais um dia em Abu Dhabi, um dos carros de cada uma das equipes do grid foi disponibilizado para os testes. A Pirelli aproveitou o momento para informar que na próxima temporada as equipes vão trabalhar com seis tipos de compostos, pois um novo composto duro (C1) foi introduzido, permitindo uma melhor combinação de pneus.
A fornecedora dos compostos agora tem uma preocupação direta com os pneus de chuva, os pneus não tiveram o mesmo desenvolvimento que os pneus destinados a pista seca. Porém, nos últimos anos a Pirelli é alvo de várias reclamações, principalmente quando a condução dos carros é afetada quando a chuva caí. Durante o GP do Japão de 2022, a Pirelli lidou com mais uma porção de reclamações.
No último fim de semana a Alfa Romeo esteve em Paul Ricard completando algumas voltas com os pneus intermediários, enquanto a Ferrari forneceu o seu carro para testes que iniciaram nesta terça-feira em Fiorano e terão continuidade na quarta-feira.
O time italiano aproveitou a pista molhada por conta da chuva que caiu na noite passada para logo colocar o carro na pista e realizar a atividade. Assim como Paul Ricard a pista de Fiorano conta com um sistema de irrigação, permitindo que testes de pneus de chuva possam ser realizados, mesmo com a situação climática melhorando. Carlos Sainz assumiu o carro nesta terça-feira, enquanto Charles Leclerc estará conduzindo o carro amanhã para avaliar não apenas os pneus intermediários, como os compostos de chuva extrema.
Feels so good to be back on track 😍#essereFerrari 🔴 pic.twitter.com/u5SQPNJXJt
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) December 6, 2022
A AlphaTauri também participará de testes entre os dias 14 e 15 de dezembro, mas desta vez em Portimão, em Portugal dedicando a sua avaliação aos pneus de pista seca.
A Pirelli tinha informado em Abu Dhabi que mais testes serão realizados para melhorar o desenvolvimento dos pneus de chuva. Antes do início dos testes de pré-temporada da próxima temporada, a AlphaTauri retorna para a pista, avaliando mais uma vez os compostos intermediários.
A Mercedes e Aston Martin farão testes com os pneus slicks em Paul Ricard, completando mais uma coleta de dados.
Red Bull, McLaren, Alpine, Haas e Williams não confirmaram a sua participação nos testes, a informação é do engenheiro da Pirelli, Simone Berra. Os times foram contatados, mas não deram uma resposta.