A sexta-feira (02) em Barcelona foi marcada por testes e a verificação dos carros. O calendário desse começo de Campeonato da Fórmula 1 foi composto por muitos traçados de rua, desta forma ficou um pouco mais complicado verificar a eficiência das atualizações.
Barcelona é um circuito permanente, que conta com uma reta longa e curvas de baixa e alta velocidade. O traçado já foi muito utilizado para os testes de pré-temporada, colaborando para as equipes direcionarem as suas atualizações do começo de temporada. No entanto, quando retornavam para Barcelona era o momento de fazer uma nova análise e entender o quanto progrediram.
Neste ano, Barcelona aparece como uma luz para as equipes, principalmente após a prova de Mônaco ser disputada. Com o cancelamento do GP da Emilia-Romagna, as atualizações que seriam realizadas em Ímola, foram instaladas em Mônaco. Sete das dez equipes do grid levaram atualizações para a Espanha e utilizaram os treinos livres para a coleta de dados.
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Ao longo dos treinos livres desta sexta-feira, vários times espalharam o flow-vis em partes especificas dos carros para fazer as suas análises. O flow-vis ajuda na visualização do fluxo de ar, demarcando a atuação/fluidez do ar na peça que os times desejam avaliar.
El Aston Martin y Alfa Romeo con sensores kiel para pruebas aero.
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Las novedades de los equipos en Barcelona
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Além disso, os times estão lidando com o layout original da pista de Barcelona e com a remoção da chicane, o traçado fica mais fluído e os pilotos precisam ficar mais atentos.
“A nova variação nas duas últimas curvas é bastante difícil para o pescoço, mas obviamente foi um dia mais curto, acho que vamos sentir mais no domingo, pode ser complicado para os músculos”, comentou Pérez após a sessão.
A noite de sexta-feira certamente foi dedicada para analisar a grande quantidade de dados que foram obtidas. Para obter todas as informações necessárias, várias equipes dividiram os programas dos pilotos, criando análises individuais. É uma forma de otimizar e garantir que mais dados serão adquiridos. Foi um dia bem produtivo, afinal, a bandeira vermelha não atrapalhou as atividades, prejudicando o cronograma das equipes. Eles tiveram duas horas livres para fazer todas as análises.
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Porém, nesse meio tempo, eles também tiveram que fazer uma verificação para a Pirelli. A fornecedora de pneus entregou dois jogos de pneus de teste (T) para cada um dos competidores. Os pilotos tiveram a oportunidade de avaliar os compostos que serão usados a partir de Silverstone.
Entre as equipes, a Aston Martin foi um dos times que mais promoveu mudanças no seu carro, mas elas estiveram mais concentradas na asa traseira e dianteira. Fernando Alonso terminou o dia ocupando a segunda posição da tabela de tempos, separado por apenas 0s170 do 1m13s907 obtido por Max Verstappen – quando os pilotos estavam fazendo voltas rápidas com os pneus macios.
Acredita-se que no sábado, os carros vão estar um pouco mais embolados e até mesmo próximos. A classificação pode dar uma ideia melhor da ordem das forças. No entanto, a distância entre Alonso e Lance Stroll foi observada, pois o canadense conseguiu apenas a 18ª posição.
Ainda é difícil afirmar o desempenho da Ferrari, eles fizeram a avaliação dos pneus médios e macios, além de completar uma sequência de voltas com os pneus de teste. Carlos Sainz e Charles Leclerc terminaram o TL2 próximos, com o monegasco ocupando a sexta posição (1m14s246), seguido de perto por Carlos Sainz (1m14s274) que foi o sétimo colocado.
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Hoje a Ferrari tirou o dia para avaliar as novas peças, o SF-23 chamou a atenção pela mudança que realização na carenagem superior do carro. O formado de banheira usado pelo time mudou, os sidepods da equipe foram remodelados. O assoalho usado pela Ferrari também sofreu uma alteração.
Comparativa de los nuevos pontones del Ferrari
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“É uma mudança com certeza, mas não é um carro novo. Estamos dando um passo à frente, estamos abrindo algumas portas para o desenvolvimento no futuro, mas não é uma mudança completa. É bastante promissor, nos comprometemos desta forma e vamos ver o que as próximas semanas nos reservam. Acho que foi uma decisão difícil, mas foi uma decisão”, comentou Frédéric Vasseur.
Antes do carro ganhar as pistas nesta sexta-feira, várias imagens já tinham surgido. Vasseur mencionou anteriormente que era uma forma de melhorar a performance do carro, tentando deixar o carro mais consistente, mas ela não era feita apenas para melhorar o downforce do carro. Em teoria, a Ferrari está aproveitando um “grande espaço para melhorias” existentes no projeto inicial do SF-23.
Novas atualizações vão chegar para o carro da Ferrari nas próximas corridas. Eles acreditam que com o novo pacote de Barcelona vão dar um passo à frente. Talvez com as alterações, a Ferrari fique um pouco mais apita para desafiar a Aston Martin e buscar pódios.
Depois de fazer uma excelente classificação em Mônaco e faturar um pódio para a Alpine, Esteban Ocon novamente impressionou em Barcelona. Aliás, o carro do time francês que era pouco atrativo bem no início da temporada, tem roubado a atenção com a performance.
Ainda que o grid esteja bem variado, foi a performance confiante que levantou um ponto de atenção na atividade. Como apontam os gráficos no site da Fórmula 1, com as avaliações feitas nesta sexta-feira, a Alpine lidera em performance nas curvas de alta velocidade, mas também estão rápidos nas retas. Ainda estão perdendo um pouco em simulação de corrida para a Mercedes, mas o páreo parece duro, com ajustes eles talvez melhorem mais a sua performance neste sábado.
Enquanto a Mercedes, não teve um início de final de semana incrível, agora é o momento que eles realmente estão avaliando todas as mudanças que foram realizadas no W14. Eles experimentaram a dificuldade de colocar os carros do time no Top-10.
Hamilton tem enfrentado dificuldade para guiar o carro, ele tem feito várias correções ao longo das voltas por conta da traseira solta. Em ritmo de corrida o carro não parece tão ruim, mas em volta rápida, o inglês afirma que eles ainda precisam extrair mais do carro. Com o atual desempenho em volta rápida, Hamilton acredita que será um sábado difícil para lutar pelo top-10, principalmente com os carros apresentando desempenhos próximos.
A Red Bull segue na ponta e comandando a tabela de tempos, o time manteve a sua progressão e ainda mantêm uma distância confortável para para Aston Martin e Ferrari. Foi um daqueles dias que Max Verstappen se sentiu confortável no carro.
“Tivemos um bom dia hoje. O carro estava em uma boa janela, é claro que tentamos ajustar algumas coisas aqui e ali, mas os stints longos e curtos parecem bons”, afirmou o holandês.