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Classificação – Bottas faz pole no Brasil com Hamilton fora no início da sessão

A classificação que aconteceu no Autódromo José Carlos Pace teve início com 40% de chance de chuva e o céu permaneceu fechado por todo o dia. A pista, que já estava com falta de aderência desde a sessão que ocorreu na sexta-feira (10), ainda teve a presença de uma fina garoa. Foi no início da classificação que Lewis Hamilton acabou perdendo o controle da traseira de sua Mercedes no laranjinha e, sem conseguir corrigir o carro, bateu na barreira de pneus.

Com o inglês fora do jogo, restou a Bottas e aos dois pilotos da Ferrari duelarem pela pole-position e o finlandês da Mercedes levou a melhor, em sua primeira tentativa de volta rápida, já era 0s082 mais veloz que o alemão, que ocupava a segunda posição. No entanto todos os pilotos retornaram para os boxes, para colocar novos compostos e ir em busca de uma nova oportunidade. Vettel perdeu a chance e não melhorou a sua marca e o finlandês anotou 1:08:322 conquistando a terceira pole da sua carreira.

Não vai ser fácil para Bottas chegar ao segundo lugar no campeonato, mas o finlandês não tem intenção de desistir dessa briga, já que restam estas duas provas para o final da temporada.  Para que aconteça um empate, o finlandês precisa vencer a corrida e Vettel chegar em quinto, se o alemão ficar do sexto lugar em diante Bottas ultrapassa-o na pontuação.

Sabemos que a Mercedes tem capacidade de vencer a corrida e conta com um bom desempenho no Brasil, mas a sua adversária também tem um bom ritmo na prova.

Provavelmente o tetracampeão Lewis Hamilton vai largar da última posição, já que não registrou nenhuma volta, no entanto temos 4 pilotos punidos, são eles:  Daniel Ricciardo, e Brendon Hartley com 10 posições cada pela troca do MGU-H, Pierre Gasly com 25 e Lance Stroll, que perde 5 posições, já que a Williams trocou o motor e o câmbio do seu carro, depois dos problemas que acabou sofrendo ainda no terceiro treino livre.

Foto de capa: @F1

lll Saiba como foi a Classificação

lll Q1

https://twitter.com/F1/status/929378373964623874

Assim que os boxes foram liberados, a dupla da Mercedes logo saiu, ambos utilizando os pneus supermacios. Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen eram liberados com os macios.

Lewis Hamilton causava uma bandeira vermelha na sessão, após perder a traseira da sua Mercedes na curva 8, saindo de lado com o carro e colidindo com a barreira de pneus. O inglês sem possibilidade de participar do restante da classificação, vai largar da última posição.

https://twitter.com/F1/status/929380864978546688

Quando o Q1 foi retomado, os pilotos não perderam a oportunidade e já se encaminharam para a pista, na tentativa de aproveitar os 15 minutos restantes da sessão.

Hulkenberg foi o primeiro a registrar tempo e tinha 1:10:947, mas foi superado pelo seu companheiro de equipe e pela dupla da Force India pouco tempo depois. Bottas passava a assumir a liderança da sessão com 1:10:053 e Raikkonen vinha em segundo com 1:10:191, mas Verstappen com a sua Red Bull superava os dois finlandeses ao marcar 1:09:966.

Foi Vettel, usando ainda os compostos macios, que acabou tomando a ponta do Holandês ao marcar 1:09:796.

A cada volta os pilotos se superavam, Bottas pulava novamente para a segunda posição com 1:09:452, com Raikkonen em primeiro 1:09:405.

Pérez aparecia na sexta posição com 1:10:145, seguido por Ocon com 1:10:168. Alonso era o oitavo com 1:10:172 e Sainz tinha 1:10:227 e Massa fechava em décimo com 1:10:304.

Restavam pouco mais de 5 minutos para o término da sessão e a atividade na pista diminuía consideralmente. Vettel melhorava o seu tempo para 1:09:643 mas se mantinha na terceira posição.

Os pilotos que mais corriam o risco de ficar na zona de corte continuavam na pista em busca de voltas rápidas. Hulkenberg conseguia ocupar o sexto lugar após marcar 1:10:078 e Grosjean era o oitavo com 1:10:148, mesmo com parte do T-Wing faltando em seu carro.

Vandoorne, ao se colocar na décima segunda posição, recolhia para os boxes e depois da bandeira quadriculada, Felipe Massa passava em quarto com 1:09:789, enquanto Lance Stroll, que havia enfrentado problemas no terceiro treino livre com o seu carro e necessitou ter o motor e o câmbio trocados, não conseguiu encontrar o bom desempenho do carro e ficou pelo caminho ainda no Q1.

lll Eliminados

16) Pascal Wehrlein 1:10:678

17) Pierre Gasly 1:10:689

18) Lance Stroll 1:10:689

19) Marcus Ericsson 1:10:776

20) Lewis Hamilton – Não completou volta cronometrada

lll Q2

https://twitter.com/F1/status/929386607517622272

Valtteri Bottas era o primeiro a deixar os boxes, assim como a dupla da Force India. Vettel e Raikkonen apostavam nos pneus supermacios. Ricciardo era o único usando os compostos macios, praticando uma estratégia diferente da adotada pelos outros competidores.

O finlandês da Mercedes tinha o tempo cronometrado com 1:08:901 e era o líder, seguido por Vettel com 1:09:013, Raikkonen 1:09:116. Verstappen aparecia em quarto com 1:09:398 e Ricciardo era o quinto com 1:09:791.

Com o investimento da McLaren, depois da troca dos motores e seus componentes ainda no México, apostando tudo para esta corrida, Alonso era o sétimo com 1:09:961 e Vandoorne décimo primeiro com 1:10:216.

Felipe Massa subia para sexto com 1:09:612. Restando 8 minutos para o término da sessão, a classificação era: Bottas, Vettel, Raikkonen, Verstappen, Ricciardo, Massa, Alonso, Pérez, Sainz e Ocon.

Max Verstappen, que vinha atrás de Fernando Alonso para entrar nos boxes, se deparou com o espanhol parando a poucos metros dos primeiros boxes e teve que desviar dele para evitar uma colisão. Vettel que vinha logo atrás, também ficava sem espaço para prosseguir.

Com menos de 4 minutos para o final, Brendon Hartley era mandando para a pista, o piloto da Toro Rosso não tinha volta cronometrada e habitava a zona de corte na décima quinta posição.

Alonso, Pérez, Sainz, Grosjean, Vandoorne, Hulkenberg e Magnussen colocaram um jogo de pneus supermacios novos para uma última tentativa de volta rápida.

Pérez chegava ao sétimo lugar com 1:09:760, mas era superado por Nico Hulkenberg que registrava 1:09:726. Alonso subia para sexto com 1:09:593. Bottas, que já era o líder, baixava o tempo ainda mais para 1:08:494, também com um jogo de supermacios novos. Felipe Massa avançava para o Q3 na sétima posição.

lll Eliminados

11) Esteban Ocon 1:09:768

12) Romain Grosjean 1:09:879

13) Stoffel Vandoorne 1:10:116

14) Kevin Magnussen 1:10:154

15) Brendon Hartley – Não registrou tempo

lll Q3

Bottas novamente era o primeiro a ser mandado para a pista e nesta última sessão, como estava valendo a pole, os pilotos apostavam nos pneus supermacios. Tomando uma distância considerável dos outros competidores para não sofrer com a turbulência, os pilotos tinham cuidado ao se encaminharem para a pista. Com Lewis Hamilton fora da disputa, qualquer um que largasse na frente defendia um ideal, Bottas queria garantir a vitória, para se aproximar de Vettel e contava com um erro do alemão para tomar o seu segundo lugar no campeonato, já Sebastian queria a ponta livre para defender a sua posição.

Bottas registrava 1:08:442, mas Vettel assumia a ponta com 1:08:360 e Raikkonen era o terceiro com 1:08:767.

https://twitter.com/F1/status/929393422879875072

Verstappen e Ricciardo ocupavam o quarto e quinto lugar. Felipe Massa e Carlos Sainz foram os que mais demoraram para ter tempos cronometrados e o brasileiro quase rodou no laranjinha em sua primeira tentativa de volta rápida, tendo que abortar a volta para colocar um novo jogo de pneus.

A pista ficava vazia já que os pilotos retornavam aos boxes das suas equipes para a instalação de um último jogo de pneus na busca por mais uma volta rápida, mas a chuva já começava a aparecer no circuito.

Restando apenas 3 minutos para a finalização da sessão, Pérez era encaminhado para a pista e aos poucos os outros pilotos seguiam os seus passos. Alonso subia para sétimo com 1:09:617 e Hulkenberg era empurrado para oitavo com 1:09:703, seguido por Saínz em nono com 1:09:805. Massa ocupava o décimo lugar com 1:09:841.

Bottas conseguia a terceira pole da carreira ao registrar 1:08:322 e Vettel acabou se mantendo em segundo, sem conseguir melhorar se quer o seu tempo. Raikkonen se mantinha em terceiro com 1:08:538.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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