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Classificação Azerbaijão – Sebastian Vettel crava a pole e Hamilton divide a primeira fila

Sebastian Vettel faturou a 53ª pole da sua carreira após registrar 1:41:498 no começo do Q3. O alemão mostrava a força que tinha ainda no terceiro treino livre, quando dominou a sessão. O resultado era o mais esperado daquele que é o líder do campeonato e que as marcas de sexta fossem apenas parte de um teste realizado pala própria Ferrari. Esconder o jogo funcionou, pois, até mesmo a reação da Mercedes não foi capaz de conter o cavalo rampante guiado por Sebastian Vettel.

Kimi Raikkonen passou muito perto de tirar a pole do companheiro de equipe, já que em sua última tentativa vinha registrando melhores parciais nos dois primeiros setores, no entanto o finlandês acabou cometendo um erro na tão temida curva 16 e dessa forma comprometeu a sua volta, ficando apenas com a sexta posição para a largada de amanhã.

Hamilton ainda melhorou a sua marca para 1:41:677, mas 0s179 separaram-no do alemão, dava para ver que o inglês havia conseguido consertar os erros que vinha cometendo na pista durante a sessão de treinos e amanhã a briga pela primeira posição vai ser bem interessante, principalmente para eles que terão que vencer o primeiro trecho com a terceira curva sendo uma das mais complicadas do circuito.

Bottas ficou com a terceira colocação, seguido por Daniel Ricciardo e Max Verstappen, o australiano que passou para o Q3 no limite da área de corte teve um bom rendimento da parte final da sessão.

Sem os carros da Haas dessa vez entre os 10, o espaço ficou aberto para os pilotos da Force India que completam o grid com a sétima posição de Esteban Ocon e Sergio Pérez. Nico Hulkenberg registrou a nona posição, mas para o grid de largada o alemão sofrerá a perda de cinco posições devido a troca da caixa de câmbio. Sainz ficou com a décima posição.

Ainda no Q1 Grosjean apresentou problemas na caixa de câmbio da sua Haas que ficou com a marcha travada e teve que abandonar a sessão. Hartley também foi um dos pilotos que teve problema, mas no seu caso foi um pneu furado e devido ao seu mau posicionamento na pista ainda atrapalhou o companheiro de equipe que vinha em volta rápida. Os dois carros da Toro Rosso foram eliminados ainda na primeira fase.

A corrida amanhã começa as 9h10 pelo horário de Brasília.

lll Saiba como foi a sessão de classificação

lll Q1

Assim que a pista foi liberada, Ericsson foi o primeiro a deixar os boxes, seguido por Sebastian Vettel e Charles Leclerc, todos utilizando os pneus ultramacios novos. Não demorou para que quase todos os pilotos se encaminhassem para a pista. A Williams conseguiu consertar o carro de Sergey Sirotkin depois da batida no final do TL3 e o piloto russo participou do Q1.

Os primeiros tempos registrados vinham com Magnussen com 1:45:178, seguido por Charles Leclerc e Gasly.

Grosjean causou uma bandeira amarela no treino, o seu carro da Haas travou em uma marcha e ele não conseguiu retornar com o carro para a prova. Como ele estava em uma área de escape fora fácil fazer a remoção dos carros, mas as voltas foram atrapalhadas por conta da bandeira amarela setorizada.

Ocon era o líder da sessão com 1:43:929, até os carros da Red Bull conseguirem completar a sua volta e Ricciardo subiu para a liderança quando marcou 1:43:259, seguido por Verstappen com 1:43:607.

Os carros da Ferrari realizavam a sua volta rápida na quarta volta do composto ultramacio, Raikkonen ficou à frente de Sebastian Vettel depois de marcar 1:42:985 contra o 1:43:129 do alemão. A ponta estava bem movimentada à medida que os pilotos conseguiam aquecer os pneus de forma melhor.

Ocon voltava a surpreender com a Force India, colocando o seu carro entre as Ferrari’s e tinha 1:43:021. Hamilton e Bottas ocupavam o quinto e o sexto lugar, o suficiente para passar para a segunda parte da sessão.

Restando pouco mais de 6 minutos para o término da sessão os 10 primeiros eram: Raikkonen, Ocon, Vettel, Verstappen, Ricciardo, Hamilton, Bottas, Magnussen, Hulkenberg e Saiz.

Raikkonen melhorava para 1:42:538, seguido por Hamilton com 1:42:693 que progredia muito na sua volta, com Sebastian Vettel em terceiro com 1:42:762.

Alonso que estava quase no final da tabela conseguia subir para a décima posição após registrar 1:44:010. Verstappen que era o quinto subia para a segunda posição com 1:42:642 e os ponteiros já estavam nos boxes.

Pérez depois de dechapar os pneus, continuava na pista e mesmo assim conseguia subir para a décima posição com 1:43:992.

Gasly e Hartley se estranhavam na pista e o francês acabou passando direto para a área de escape dos boxes perdendo a chance de melhorar a sua volta. Hartley estava mal posicionado na pista, já que tinha um pneu furado e disse pelo rádio que não atrapalhou o companheiro de forma intencional.

Sainz, Magnussen e Hulkenberg conseguiram se colocar entre os 10 após melhorarem suas voltas no final do Q1. Charles Leclerc se colocava em décimo primeiro com 1:43:752 enquanto Ericsson era o décimo oitavo colocado. Stroll abusava dos limites da pista e conseguia ficar na décima quinta posição, os dois carros da Williams passavam para o Q2.

lll Eliminados

16) Stoffel Vandoorne 1:44:489

17) Pierre Gasly 1:44:496

18) Marcus Ericsson 1:45:541

19) Brendon Hartley – Pneu Furado

20) Romain Grosjean – Problema no Câmbio

lll Q2

Ocon saia na liderança da segunda parte da sessão, seguido por Fernando Alonso, os dois estavam utilizando os pneus ultramacios, enquanto Ferrari, Red Bull e Mercedes investiam nos pneus supermacios.

O piloto da Force India era o primeiro a registrar tempo com 1:43:174. Bottas era o líder com 1:42:679, com Verstappen em segundo com 1:42:679. Ricciardo ficava em quarto na com 1:43:482 e era a primeira volta cronometrada. Raikkonen acabava errando e indo para a área de escape na curva 3, perdendo a primeira volta.

Sebastian Vettel registrava a sua volta rápida com o pneu supermacio na terceira volta do composto e tinha 1:43:015.

Hulkenberg era o sexto com 1:43:904, seguido por Sirotkin com sétimo com 1:44:026.

Hamilton conseguia pular da décima posição para a primeira ao registrar 1:42:676 e os pilotos voltavam para os boxes para realizar uma troca de pneus e realizar mais uma volta.

Sirotkin com os ultramacios era o primeiro a retornar para a pista, seguido por Leclerc e Stroll.

Vettel e Raikkonen eram enviados com os pneus ultramacios, o finlandês da Ferrari teria que completar uma volta com o composto para avançar para a terceira sessão. Já Vettel fazia apenas uma aferição da pista, assim como Hamilton, Bottas, Verstappen e Ricciardo.

Raikkonen assumia a liderança com 1:42:510. Ocon era o quinto colocado com 1:42:967. Hulkenberg era o sétimo com 1:43:232, seguido por Pérez 1:43:366 e Sainz com 1:43:464 e Ricciardo seguia com o tempo registrado pelos pneus vermelhos com 1:43:482.

Stroll melhorava a sua marca, mas ficava em décimo primeiro com 1:43:585, seguido pelo companheiro de equipe. Alonso também não conseguia avançar para o Q3, ficando com a décima terceira posição.

lll Eliminados

11) Lance Stroll 1:43:585

12) Sergey Sirotkin 1:43:886

13) Fernando Alonso 1:44:019

14) Charles Leclerc 1:44:074

15) Kevin Magnussen 1:44:759

lll Q3

Quando a pista foi liberada para a última parte da sessão, Ocon foi o primeiro a puxar a fila. Todos os pilotos utilizavam os pneus ultramacios.

Verstappen foi o primeiro a registrar volta rápida e tinha 1:42:017, seguido por Ricciardo com 1:42:443. Vettel assumia a liderança da sessão com 1:41:498, mas os carros da Mercedes já haviam registrado as suas voltas, com Hamilton aparecendo em segundo com 1:41:840 e Bottas em terceiro com 1:41:943. Raikkonen cometeu um erro, passou perto do muro de contenção e marcou apenas o sexto tempo (1:42:490).

Ocon era o sétimo seguido por Pérez, Hulkenberg e Sainz.  

Os pilotos retornavam para os boxes, para realizar mais uma troca de pneus e partir para a última tentativa por volta rápida.

Ocon novamente liderava a saída dos boxes.

Hamilton ficava com a segunda posição ao registrar 1:41:677, seguido por Bottas com 1:41:873. Ricciardo melhorava para quarto com 1:41:911 e Verstappen tinha o quinto tempo com 1:41:994. Raikkonen cometia mais um erro na curva 16 e perdia a chance de melhorar a sua volta ficando apenas com a sexta posição. Ocon, Pérez, Hulkenberg e Sainz mantinham as suas posições.

Sebastian Vettel não conseguia melhorar a sua volta, mas o seu tempo garantia a pole com 1:41:498.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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