AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Christian Horner deixa a Red Bull após 20 anos, decisão tem efeito imediato

Após duas décadas no comando, dirigente deixa equipe em meio a polêmicas e reestruturação interna

A Red Bull comunicou nesta quarta-feira (09) a saída de Christian Horner com efeito imediato. O time austríaco promoveu o chefe de equipe da Racing Bulls, Laurent Mekies para o cargo na equipe principal.

Nos últimos meses muito se comentou sobre uma possível saída de Christian Horner, cargo que ele ocupou por cerca de 20 anos, já que o britânico liderou a equipe desde a temporada de estreia da Red Bull em 2005.

“A Red Bull dispensou Christian Horner de suas funções operacionais a partir de hoje (quarta-feira, 9 de julho de 2025) e nomeou Laurent Mekies como CEO da Red Bull Racing”, disse um porta-voz da Red Bull.

“Oliver Mintzlaff, CEO de Projetos Corporativos e Investimentos, agradeceu a Christian Horner por seu trabalho excepcional nos últimos 20 anos.”

Gostaríamos de agradecer a Christian Horner por seu trabalho excepcional nos últimos 20 anos”, acrescentou Mintzlaff.

A Red Bull, mas principalmente o nome de Horner ficou muito em evidência nos últimos meses. O chefe de equipe se envolveu em um caso de assédio contra uma funcionária, ao passo que o time começou a sofrer em pista após algumas decisões. Mesmo no momento da investigação interna, Horner em nenhum momento foi afastado do cargo.

Também é impossível se esquecer que após o falecimento de Dietrich Mateschitz, as coisas começaram a se movimentar internamente na Red Bull. Ocorreu também uma disputa incluindo o pai de Max Verstappen, Jos e o consultor da RBR, Helmut Marko.

O que chama a atenção é a mudança no meio da temporada, onde o time se coloca em uma situação complicada – já que essa mudança era esperada no começo do campeonato. Essa grande mudança, ocorre poucos meses antes da estreia do novo regulamento, onde a Red Bull terá o desafio não apenas com os motores, por se tornar um time fabricante de motores, mas ainda precisar lidar com todas as normas de aerodinâmica.

A Red Bull perdeu vários funcionários, a saída de Adrian Newey e de Jonathan Wheatley, foram apenas algumas marcas da equipe. No entanto, também deixaram a Red Bull outros tantos funcionários.

A equipe sobre o comando de Horner enfrentou novas trocas de pilotos, tirando Sergio Pérez, promovendo Liam Lawson e logo em seguida recorrendo aos trabalhos de Yuki Tsunoda – mas nenhum piloto que ocupa o segundo assento consegue uma performance no mínimo digna.

“Com seu incansável comprometimento, experiência, conhecimento especializado e pensamento inovador, ele foi fundamental para estabelecer a Red Bull Racing como uma das equipes mais bem-sucedidas e atraentes da Fórmula 1. Obrigado por tudo, Christian, você sempre será uma parte importante da história da nossa equipe.”

Sob o comando de Horner, a RBR passou por dois períodos dominantes na Fórmula 1; a era Sebastian Vettel, conquistando quatro títulos consecutivos de 2010 a 2013, e mais recente, com Max Verstappen 2021 a 2024. No Mundial de Construtores, foram celebrados seis títulos de 2010 até 2013 e as conquistas em 2022 e 2023.

Como parte da reorganização gerencial, o atual diretor de corrida da Racing Bulls, Alan Permane, será promovido a chefe de equipe do time irmão.

A alteração acontece em meio as especulações se Max Verstappen deixará a Red Bull, para guiar pela Mercedes no próximo ano.

A última prova liderada por Horner foi o GP da Inglaterra. Verstappen até conquistou a pole, mas o ritmo ao longo da corrida, além dos erros, marcara o evento. O neerlandês cruzou a linha de chegada na quinta-posição.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo