ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Charles Leclerc bate, mas conquista pole para a prova Sprint no Azerbaijão

O monegasco superou a dupla da Red Bull e conquistou o direito de largar pela segunda vez no fim de semana na primeira posição

Charles Leclerc conquistou a segunda pole do fim de semana neste sábado (29) no Azerbaijão, o monegasco anotou 1m41s697, a marca não foi superada por Sergio Pérez ou Max Verstappen. É impressionante o trabalho que a Ferrari realizou nestas três semanas, antes do retorno da Fórmula 1.

Ao final da classificação, Leclerc bateu na barreira de proteção, danificando a sua asa dianteira, o piloto comentou o fato dos pneus terem superaquecido no último giro e contribuiu para o seu erro. Leclerc conseguiu ficar à frente de Pérez por 0s147, enquanto Verstappen cometeu um erro no seu primeiro giro e precisou se contentar com a terceira posição para a largada.

George Russell superou Carlos Sainz na última volta rápida, para ocupar o quarto lugar. Lewis Hamilton foi o sexto colocado, seguido por Alexander Albon, Fernando Alonso e Lance Stroll.

Lando Norris que não tinha um pneu macio novo para o Q3, ficou recolhido nos boxes e terminou a atividade ocupando a décima posição. A McLaren escolheu priorizar a largada da corrida principal que será disputa no domingo.

A Fórmula 1 retorna às 10h30 (pelo horário de Brasília) para a disputa da prova Sprint.

Saiba como foi a Classificação para a definição do grid da Sprint

Nesta manhã de sábado (29) os pilotos da Fórmula 1 se reuniram mais uma vez em Baku para a realização da segunda classificação do fim de semana. O sábado será dedicado exclusivamente à Sprint, desta forma, horas depois da realização da classificação os pilotos vão retornar ao traçado para disputar a prova de 100 km.

LEIA MAIS: Novo formato de fim de semana Sprint deixa dúvida e força as equipes a definir suas prioridades

A classificação da Sprint Shootout permanece com o formato Q1, Q2 e Q3. Mas para essa atividade existe o uso obrigatório de pneus novos. Durante o Q1 e Q2 as equipes precisam trabalhar com os pneus médios, enquanto no Q3 apenas o pneu macio pode ser trabalho. Como a atividade é mais rápida, não existe muito tempo para retornar aos boxes e preparar os carros para uma nova saída.

Charles Leclerc foi o piloto que obteve a pole para a corrida principal, após bater de frente com Verstappen no duelo pela primeira posição.

SQ1

Quando a atividade teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 47°C, com 24°C no ambiente. A primeira parte da sessão tem duração de doze minutos. Com a pista liberada rapidamente os competidores foram para o traçado, todos usando um jogo de pneus médios novos para buscar os seus melhores tempos. Os competidores duelavam pelas quinze primeiras posições para avançar ao Q2.

Os pilotos não perderam tempo nos boxes, dessa forma os 20 competidores estavam no traçado. Pela segunda vez no fim de semana, a Alpine recuperou o carro do piloto francês e conseguiu libera-lo ao traçado.

Quando as primeiras voltas foram aferidas, elas eram registradas na casa de 1m44s. Hamilton liderava a sessão ao anotar 1m44s739, superando o 1m44s739 obtido por Magnussen. Não demorou muito tempo para a dupla da Red Bull aparecer no traçado, Verstappen anotou 1m43s563, mas Leclerc conseguiu superar o holandês  em 0s191. Piastri cometeu um erro, passou reto pela área de escape da curva 3, mas permaneceu no traçado, instantes depois foi a vez de De Vries também rodar.

Restando quatro minutos para o encerramento do Q1, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Albon, Sargeant, Magnussen, Stroll, Alonso, Ocon, Sainz e Pérez. Como os competidores permaneceram no traçado tentando melhorar as suas marcas com o jogo de médios, Verstappen melhorou a sua marca para 1m43s288, mas outra vez foi superado por Leclerc que cravou 1m42s820.

Com apenas 25 segundos para o término do Q1, Sargeant bateu no muro de contenção e provocou a paralisação da atividade, dessa vez acabou com a chance dos pilotos de melhorarem as suas voltas. Tsunoda foi prejudicado pois estava próximo de completar a sua volta quando a direção de prova instaurou o regime de bandeira vermelha. Gasly enfrentou problema com o escapamento e não conseguiu avançar para o Q2.

https://twitter.com/F1/status/1652232515338289153

Eliminados

16) Zhou Guanyu – 1m45s177
17) Valtteri Bottas – 1m45s352
18) Yuki Tsunoda – 1m45s436
19) Pierre Gasly – 1m46s951
20) Nyck De Vries – 1m48s180

SQ2

Os pilotos foram se alinhando no pit-lane para deixar os boxes rapidamente. Com medo de uma possível bandeira vermelha os competidores estavam preocupados em buscar as suas voltas rápidas de uma vez.

Pérez abriu a tabela de tempos com 1m42s925, para ser superado na sequência por Verstappen que cravou 1m42s417. Hülkenberg recorreu a área de escape do traçado depois de cometer um erro.

Assim que todos os pilotos conseguiram ao menos uma volta rápida, com exceção de Sargeant que bateu, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Sainz, Hamilton, Norris, Albon, Piastri e Russell. Apenas Verstappen seguiu para os boxes, enquanto os outros competidores tentavam melhorar as suas marcas e obter uma vaga para o Q3.

Leclerc melhorou a sua marca para 1m42s500, enquanto Sainz recorreu a uma área de escape no segundo setor, para fugir de uma batida. O espanhol era o quinto colocado na tabela de tempos.

https://twitter.com/F1/status/1652237220802179074

Com o cronômetro zerado Sainz foi superado por Hamilton que obteve 1m43s061. Stroll eliminou Piastri por ter anotado 1m43s375. Sainz ainda conseguiu ficar entre os três primeiros colocados cravando 1m42s909.

Eliminados

11) Oscar Piastri – 1m43s427
12) Nico Hülkenberg – 1m43s806
13) Esteban Ocon – 1m44s088
14) Kevin Magnussen – 1m44s332
15) Logan Sargeant – sem tempo pois bateu no SQ1

SQ3

Lando Norris era o único piloto no Q3 que não tinha pneus macios novos para participar da atividade. Os competidores precisavam usar obrigatoriamente pneus macios nesta parte da sessão. Com duração de apenas oito minutos, os dez primeiros colocados resolveriam as suas posições de largada para a Sprint rapidamente.

Pérez foi novamente o piloto que fechou a volta primeiro, desta forma o mexicano cravou 1m41s876. Como Verstappen cometeu um pequeno erro, o holandês estabeleceu 1m42s140. Na sequência Charles Leclerc anotou 1m41s697 para assumir a primeira posição. Os dez primeiros eram: Leclerc, Pérez, Verstappen, Sainz, Hamilton, Russell, Albon, Stroll, Alonso e Norris. Novamente o duelo entre Ferrari e Red Bull ocorreu neste sábado.

Os pilotos estavam em uma volta lenta, preparando os carros para mais um giro rápido no circuito, testando a resistência e performance dos pneus macios. Charles Leclerc estampou o muro no último giro rápido, mas danificou apenas a asa dianteira. O monegasco conseguiu a volta mais rápida e o direito de começar a corrida Sprint da primeira posição. Mesmo melhorando as suas marcas, Pérez e Verstappen não conseguiram superar o piloto da Ferrari.

Russell saltou para o quarto lugar, superando Sainz quando anotou 1m42s252.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo