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Charles Leclerc supera Max Verstappen e Carlos Sainz e lidera TL3 na Austrália

Em última atividade avaliativa, Leclerc encontra uma última volta rápida no Circuito Albert Park para liderar a sessão

Charles Leclerc encerra o TL3 na liderança, a atividade foi bem movimentada e dividida em duas partes. Os competidores começaram a última sessão avaliativa trabalhando com a simulação de corrida, ainda de avançar para os testes de simulação de classificação.

O espanhol da Ferrari foi o primeiro piloto a obter a marca de 1m16s791, mas acabou sendo superado pelo companheiro de equipe quando o cronômetro zerou. O monegasco cravou 1m16s714, batendo a marca de 1m16s734 obtida por Max Verstappen.

O holandês passou boa parte do fim de semana reclamando do desempenho do carro e de vários detalhes, mas conseguiu encaixar um bom giro na pista, antes do encerramento da atividade. No entanto, mesmo não aparecendo muito durante as sessões, Verstappen é o favorito para obter a pole.

Carlos Sainz ficou com o terceiro lugar, marcando o seu retorno nesta etapa, após a cirurgia realizada. Lewis Hamilton foi o quarto colocado com o carro da Mercedes, melhorando a sua performance, após as questões enfrentadas na sessão de sexta-feira.

George Russell ficou com o quinto lugar, guiando o segundo carro da Mercedes. Fernando Alonso foi o sexto colocado com a Aston Martin, também melhorando o seu tempo no final da sessão. Sergio Pérez foi o sétimo colocado, acompanhado por Oscar Piastri, Lance Stroll e Lando Norris que fecharam o Top-10. A dupla da McLaren apresentou uma performance melhor no começo das atividades em Melbourne.

A Fórmula 1 retorna às 2h (pelo horário de Brasília), para a definição do grid de largada do GP da Austrália.

Saiba como foi o TL3 da Fórmula 1 na Austrália

Quando o TL3 iniciou na Austrália, fazia um dia nublado, com a temperatura na pista na casa dos 26°C e 18°C no ambiente.

Os primeiros minutos da sessão foram marcados apenas por voltas de verificação.

A Williams terá que participar desta prova apenas com um carro, após Alexander Albon bater durante o TL1. Sem um chassi adicional, o time optou por colocar Albon no carro de Logan Sargeant, deixando o norte-americano fora da etapa.

LEIA MAIS: Por falta de estrutura, Williams disputará o GP da Austrália com apenas um carro

Durante os primeiros minutos de sessão, Sergio Pérez e Max Verstappen estavam pelo traçado usando os pneus médios. A dupla logo reclamou dos freios do carro, mas permaneceram no traçado para alguns giros.

Pérez obteve a maca de 1m17s927, sendo superado pelo companheiro de equipe na sequência, que registrou 1m17s510.

Com quase 20 minutos de atividade, poucos pilotos estavam pelo circuito. Verstappen liderava com a marca de 1m17s100, com Pérez separado por 0s050 do companheiro de equipe. Carlos Sainz era o terceiro colocado com a marca de 1m17s557, seguido por Charles Leclerc que tinha 1m18s389, a dupla da Ferrari também trabalhava com os pneus médios. Lewis Hamilton apareceu na tabela de tempos com a marca de 1m18s660, com os compostos macios instalados. Alexander Albon foi liberado para a pista dando início as verificações.

Se aproximando da coclusão da primeira meia hora, Sainz saltou para a ponta com a marca de 1m16s791, após seis voltas com os pneus médios. O piloto espanhol da Ferrari foi o primeiro a entrar na casa de 1m16s. Grande parte do grid usava os pneus macios nesta fase da sessão, embora os quatro primeiros colocados da tabela chegaram as marcas com os pneus médios.

Leclerc cometeu um erro, mas conseguiu melhorar a sua marca para 1m17s087 na sequência, subindo para o segundo lugar e superando a dupla da Red Bull.

Mesmo com os pneus macios em ação, os competidores trabalhavam em uma sequência de voltas em modo de simulação de corrida.

Concluindo a primeira meia hora, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Verstappen, Pérez, Russel, Hamilton, Stroll, Alonso, Piastri e Magnussen.

O TL3 era a última atividade disponível para a preparação dos carros, antes da classificação.

Albon perdeu o controle da traseira na curva nove, mas conseguiu segurar o carro para se manter pelo traçado, seguindo as verificações que eram necessárias. O tailandês era o oitavo colocado na tabela de tempos, usando um conjunto de pneus macios.

Ao instalar um novo jogo de compostos vermelhos, Oscar Piastri saltou para a terceira posição com 1m17s087. Os pilotos aproveitavam esse momento final da sessão para buscar algumas voltas rápidas com um novo conjunto de pneus macios.

Lewis Hamilton saltou para o segundo lugar, quando restavam doze minutos para o final, o inglês cravou 1m17s806. George Russell que tinha reclamado sobre Lewis Hamilton, surgiu no terceiro lugar com 1m17s012.

Entre os dezenove colocados, apenas Sainz, Hamilton, Leclerc e Russell chegaram na casa de 1m16s antes do TL3 ser encerrado.

Com o cronômetro zerado, Max Verstappen saltou para a ponta com a marca de 1m16s734, mas Leclerc encontrou fôlego para superar o piloto da Red Bull, com 1m16s714, com uma diferença de apenas 0s020.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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