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Carlos Sainz encerra sexta-feira em Monza na liderança

Sainz lidera TL2 em Monza, superando Verstappen em 0s143. Atividade foi voltada para a coleta de dados em modo de simulação de corrida

O TL2 na Itália foi uma sessão voltada para uma análise mais completa em simulação de corrida, com os times trabalhando principalmente com os pneus médios e macios. A coleta de dados é essencial, não apenas pelas alterações que foram realizadas nos carros, mas também pela punição que vários pilotos no grid vão lidar neste fim de semana.

Carlos Sainz fechou a última atividade desta sexta-feira (09) na liderança, superando Max Verstappen por 0s143. Novamente a Ferrari conseguiu liderar mais uma atividade em casa, depois da performance do monegasco pela manhã. Charles Leclerc foi o terceiro colocado com o segundo carro da Ferrari. Um duelo bem equilibrado entre Red Bull e Ferrari pode ser observado nesta sexta-feira, porém, por passar por uma troca de motor, Carlos Sainz começará a prova do final do pelotão.

Lando Norris concluiu a sessão no quarto lugar, enquanto George Russell foi o quinto colocado, acompanhado por Sergio Pérez, que evoluiu nesta atividade. Lewis Hamilton surgiu na sétima posição, aproveitando a atividade para trabalhar o ritmo de corrida, pois começará a prova deste domingo das últimas posições do grid.

Esteban Ocon, acompanhado por Fernando Alonso, ocuparam o oitavo e nono lugar, respectivamente, enquanto Alexander Albon surpreendeu por completar o Top-10.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 08h pelo horário de Brasília, para a realização do TL3 e última preparação antes da classificação.

Saiba como foi o TL2 da Fórmula 1 em Monza

Celebrando os 100 anos de Monza, alguns pilotos estavam com capacetes comemorativos.

No início da atividade a temperatura na pista estava na casa dos 38°C, com 28°C no ambiente. Sebastian Vettel retornou ao seu carro após Nyck De Vries testar durante o TL1. O mesmo aconteceu na Haas, Mick Schumacher guiaria no TL2, após ceder o carro para Antonio Giovinazzi.

Conforme os pilotos eram liberados para a pista, grande parte deles estava trabalhando com os pneus médios, com exceção de Schumacher, Ocon, Ricciardo e Albon que usavam os pneus duros. Rapidamente Carlos Sainz completou a sua volta rápida, registrando 1m23s156, enquanto Pérez apareceu na segunda posição com 1m23s332, enquanto Sebastian Vettel tinha apenas 1m26s652 em seu primeiro giro.

Instantes depois foi a vez de Max Verstappen saltar para a primeira posição com 1m23s021, superando Sainz por 0s135. E com a evolução da pista, Leclerc cravou 1m22s307, para superar Verstappen em 0s714. Mick Schumacher e Carlo Sainz extravasaram os limites de pista, na sequência o piloto da Haas retornou aos boxes para fazer alguns ajustes no carro antes de retornar para a pista.

Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Sainz, Pérez, Hamilton, Russell, Alonso, Ocon, Tsunoda e Norris. Apenas Ocon que usava os pneus duros estava dentro do top-10, chamando a atenção para o desempenho dos pilotos da Alpine.

Valtteri Bottas foi o primeiro piloto a instalar os pneus macios, o finlandês levou um pouco mais de tempo para ser liberado ao traçado. O finlandês saltou para o quarto lugar com 1m22s993, separado por 0s690 de Max Verstappen. Bottas é um dos pilotos que perderá posições no grid de largada por conta de uma nova troca da unidade de potência.

Conforme a atividade foi se desenvolvendo, alguns pilotos retornaram ao traçado com os pneus macios, trabalhando uma sequência de voltas rápidas antes do início da simulação de corrida. Magnussen (1m23s871) passou a ocupar o décimo terceiro lugar, ganhando apenas uma posição em sua primeira volta com os pneus macios. O mesmo aconteceu com Mick Schumacher (1m24s586) que passou a ser o décimo nono colocado, superando Nicholas Latifi.

Com cerca de 30 minutos de atividade, Verstappen se manteve na primeira posição, o holandês foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m21s807. Na sequência a sessão foi interrompida com uma bandeira vermelha, pois o motor do carro de Mick Schumacher enfrentou um problema. O alemão identificou a falta de potência no motor, imediatamente precisou encostar o carro.

A liberação da pista levou cerca de cinco minutos, desta forma a sessão teve continuidade, com os pilotos ainda dando oportunidade para trabalhar as voltas rápidas. Carlos Sainz então viu a oportunidade para entrar na casa de 1m21s664, superando Verstappen, enquanto Leclerc estava na terceira posição com 1m21s857.

Após 20 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Sainz, Verstappen, Leclerc, Norris, Russell, Pérez, Hamilton, Ocon, Alonso e Albon. Verstappen, Norris, Hamilton, ALonso, Zhou e Magnussen retornaram aos pneus médios, trabalhando com o ritmo de corrida.

Daniel Ricciardo realizou mais alguns testes aerodinâmicos com o uso do flow-vis. Novamente nesta atividade foi possível observar alguns pilotos cometendo erros, extravasando os limites de pista e até mesmo carregando sujeira para a pista.

A sessão terminou de forma bem movimentada, com vários pilotos trabalhando na coleta de dados. Algumas bandeiras amarelas foram provocadas, por conta de pilotos que passavam além do limite.

Após o cronômetro zerado, os pilotos que estavam em pista tiveram o direito de treinar a largada em Monza.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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