| Débora Santos Almeida – publicado em 14/06/2016 às 13:33
Devido a minha faculdade e a minha semana de provas e os últimos trabalhos para serem entregues, eu acabei atrasando na produção desse texto. Agora já estou de férias e já passei em todas as matérias e não tenho que me preocupar com isso, as aulas agora só voltam em agosto.
Na primeira curva do GP do Canadá, a Ferrari de Sebastian Vettel deu aquele pulo no gato e garantiu a primeira fila. Na largada Rosberg se saiu melhor que Hamilton, tentando fazer uma ultrapassagem por fora, mas Lewis acabou espalhando e os dois tocaram de leve, Nico acabou saindo da pista e sujou os seus pneus e quando conseguiu retornar a pista ficou apenas em 9° lugar, tendo que fazer uma corrida de recuperação. No final da prova, Rosberg tentava ultrapassar Max Verstappen e rodou na pista, acabando a corrida em quinto lugar.
O ano que parecia ser de Nico, agora é de quem se sair melhor durante as outras os próximos GPs, ele que vivia um sonho com quatro vitorias seguidas e absoluto no campeonato, se vê tendo problemas desde o GP da Espanha quando ouve a colisão com o seu companheiro de equipe e os dois ficaram fora da corrida, depois desse episodio ele ainda não chegou se quer em terceiro lugar. Oportunidade que a Ferrari e os caros da Red Bull estão aproveitando, e cada vez mais diminuem a diferença para as flechas de prata que até então eram imbatíveis, mas vemos que na Formula 1 qualquer descuido é fatal.
A Ferrari de Sebastian Vettel, estava com uma nova versão da unidade motriz, e em longos trechos de aceleração o carro da Ferrari era mais rápido que o de Hamilton, deixando a entender que hoje a Ferrari passar a ser uma forte concorrente das flechas de prata. Vale lembrar também que a Ferrari por sua vez, está usando o terceiro motor de 5 por ano e o Canada foi apenas a sétima etapa do ano.
A estratégia da Ferrari pareceu um pouco equivocada, Vettel assumia a ponta quando parou na 11° volta para fazer a troca dos compostos, quando Vettel voltou para a pista estava com os supermacios, contra os ultramacios de Hamilton o mesmos do começo da prova, que não parou no ”inicio” da corrida, como a Ferrari achava. O SF16-H não está mostrando tudo o que tem, pois acreditam que quando o carro fica atrás de carros mais lentos eles acabam perdendo a oportunidade de tirar tudo do veiculo, a pista de Baku é um circuito de rua de alta velocidade e pode ser muito favorável para a equipe, já que eles demostraram um bom rendimento durante o final de semana em Montreal.
A Red Bull por sua vez, sofreu com o desgaste dos pneus o que acabou condicionando o rendimento do seus carros, Max Vestappen conseguiu guiar o carro como um mestre, quando se defendia das tentativas de ultrapassagem de Nico Rosberg, esse que fez a sua parada na 51° volta, Max estava com um pneu da 46° volta. A aerodinâmica do carro sempre foi uma coisa invejável, desde os primórdios anos de destaque da equipe, o que dificultava mesmo uma reação na pista é a unidade motriz, que faz uma grande diferença na pista, contudo a equipe está resolvendo esse problema aos poucos e o avanço já é muito perceptível, se eles tivessem conseguido fazer apenas uma parada, Ricciardo e Max teriam conseguido melhores resultados. A RBR ainda tem 21 tokens disponíveis para o aprimoramento da sua unidade.
Bottas conseguiu o primeiro pódio da Williams no ano, soube administrar o seus pneus, fazendo assim somente um pit stop, o que lhe deu vantagem sobre as duas paradas da Red Bull. O carro de Massa foi recolhido para os box na volta 36, quando estava em sétimo lugar.
A Sauber ainda continua afundada em dividas e sem nenhuma expectativa de melhora, conseguir ficar na zona de pontuação é praticamente impossível, Nasr largou do 18° lugar, quando foi tocado por Magnussen, logo na primeira volta, caindo para a ultima colocação, superou apenas o penúltimo colocado e parece que a situação da equipe está longe de melhorar.
Nós vemos no GP do Baku.