Além do calendário com 24 corridas em 2023, a Fórmula 1 e a FIA confirmam a realização de seis provas Sprint no próximo ano. O acordo foi definido e aceito de forma unânime pelas equipes.
O formato Sprint foi introduzido em 2021, com testes sendo realizados em Silverstone, Monza e Interlagos. Para 2022 os times aprovaram apenas três Sprint no calendário (Ímola, Red Bull Ring e Interlagos), por conta de todas as novidades que envolviam este ano, além do problema com o teto orçamentário.
“Estou satisfeito por podemos confirmar que seis Sprints farão parte do campeonato a partir de 2023, aproveitando o sucesso do novo formato introduzido pela primeira vez em 2021. A sprint oferece ação ao longo de três dias com todos os pilotos lutando por algo desde o início da sexta-feira até o evento principal no domingo, adicionado mais drama e emoção ao fim de semana”, afirma o presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali.
“O feedback dos fãs, equipes, promotores e parceiros tem sido muito positivo e o formato está proporcionando uma nova dimensão à Fórmula 1, e todos queremos garantir seu sucesso no futuro”, seguiu Domenicali.
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A FIA tinha o desejo de expandir o formato Sprint, realizando mais finais de semana desta forma e agora aumentará para seis provas a partir de 2023. Com mais corridas e mais sprint, eles acreditam que essa é a melhor forma de reter o público, além disso, o fim de semana se torna mais atrativo para quem está acompanhando.
“Confirmamos que a partir de 2023 ocorrerão seis finais de semana com corrida Sprint no Campeonato Mundial de F1 da FIA, este é outro exemplo do crescimento e prosperidade contínuos do mais alto nível do automobilismo. Graças a estreita colaboração com Stefano Domenicali e nossos colegas da FOM, concluímos uma análise completa sobre o impacto de sessões adicionais de Sprint e ajustamos parâmetros relevantes de nosso trabalho para garantir que eles continuem a ser regulados no mais alto nível”, afirmou o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.
“As sessões de sprint proporcionam uma dinâmica emocionante ao formato de fim de semana de corrida e provaram ser populares nas últimas temporadas, tenho certeza de que a tendência positiva continuará e estou satisfeito que o Conselho Mundial de Esporte Motor tenha aprovado seu crescimento”, seguiu o presidente da FIA.
O aumento de provas, não é algo questionado apenas pelos fãs, mas as Sprints também não são um formato que funcionam em todos os circuitos. O teto de gastos também se torna algo controverso com esse aumento, pois as equipes vão precisar gastar mais e receber mais, para garantir a realização de mais provas nesse formato.
A pontuação e os locais onde as provas serão realizadas ainda não foi informado, mas existe o pedido de vários circuitos para receber o formato.