A FIA confirmou nesta última terça-feira (20) o calendário da próxima temporada da Fórmula 1 contando com 24 etapas. A proposta foi aprovada por meio de votação dos membros do Conselho Mundial de Automobilismo.
Como já tinha sido divulgado, o calendário do próximo ano contará com três provas nos Estados Unidos: Miami, sendo disputada na primeira metade do calendário, depois a categoria retornará para a prova em Austin e Las Vegas no segundo semestre.
O GP do Bahrein será a prova de abertura do calendário e por consequência a pré-temporada ocorrerá entre os dias 23 e 25 de fevereiro, em uma ação simples, também no Circuito de Sakhir.
O campeonato começa com de forma mais tranquila, com um intervalo entre as etapas, mas em maio, com a realização do GP da Emilia-Romagna, a categoria dá início a uma rodada tripla, composta por Mônaco e Espanha, com uma semana de folga para não coincidir com as 24 Horas de Le Mans.
Nesta versão o GP da China foi incluindo para ser disputado em 16 de abril, marcando o retorno da categoria ao país após a pandemia de Covid-19. Porém, a prova pode ser transferida para a África do Sul.
Os GPs da França e Rússia não retornam em 2023, a categoria pensa em um sistema de rodízio para incluir a pista francesa outra vez, enquanto a guerra que a Rússia travou com a Ucrânia, inviabiliza a realização de provas no país por conta das sanções impostas.
LEIA MAIS: F1 não disputará o GP da França em 2023, mas prova pode retornar em sistema de revezamento
O GP da Bélgica que marcava o retorno das férias da Fórmula1, agora será a última corrida antes da pausa de três semana. O GP da Holanda então será a prova que promoverá a retomada da categoria na última semana de agosto.
A segunda rodada tripa da temporada 2023, será formada pelo GP dos Estados Unidos (Austin), México e Brasil, com a prova em Interlagos sendo disputada próximo ao feriado de finados.
O GP de Las Vegas toma a posição de penúltima etapa do calendário, antes que a temporada 2023 possa ser encerrada em Abu Dhabi em 26 de novembro.
“A presença de 24 corridas no calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2023 é mais uma evidência do crescimento e do apelo do esporte em escala global. A adição de novos locais e a manutenção de eventos tradicionais pautam a boa gestão do esporte pela FIA. Estou muito satisfeito por podermos levar a nova era de corridas emocionantes da Fórmula 1, criada pelos regulamentos de 2022 da FIA, para uma base de fãs mais ampla em 2023”, comemorou Ben Sulayem.
Today the FIA World Motor Sport Council has voted to approve the @F1 calendar for 2023.
Read more about the record-breaking 24 GPs here: https://t.co/EubEX5bMzc#F1 pic.twitter.com/0vJ62nyM98
— FIA (@fia) September 20, 2022