Depois da reunião do Conselho Mundial de Automobilismo aconteceu nesta quarta-feira (19), a FIA informou algumas uma alteração no calendário da Fórmula E para a próxima temporada.
A categoria elétrica correrá oficialmente em 2023 na África do Sul, a prova será disputada no dia 25 de fevereiro, como quinta etapa da temporada. A corrida será uma novidade no calendário, assim como as etapas que estão programadas para acontecer na Índia e São Paulo (Brasil).
LEIA MAIS: Fórmula E divulga as principais informações sobre o ePrix de São Paulo
“Estamos empolgados em anunciar a Cidade do Cabo como um novo destino para a categoria na 9ª temporada. Nossos parceiros locais estão trabalhando duro para trazer a Fórmula E à cidade e mal podemos esperar para ver os futurísticos carros Gen3 competindo contra o cenário natural e icônico de Table Moutain”, informa o cofundador e diretor do campeonato, Alberto Longo.
Our race location for Round 5 of the 2022/23 ABB FIA Formula E World Championship 👀
Set to be one of the fastest tracks on the calendar, we can’t wait to race on the streets of Cape Town! ⚡ pic.twitter.com/DFIQq3Wfch
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) October 19, 2022
O calendário ainda precisa fechar algumas praças, mas Berlim agora receberá uma rodada dupla entre os dias 22 e 23 de abril. A capital da Alemanha estava programada para receber apenas uma prova, mas por conta das mudanças no calendário e com o intuito de manter a quantidade provas inicialmente programadas, Berlim então passa a receber duas corridas.
As duas provas que deveriam ser disputadas em Seul, na Coréia do Sul foram removidas do calendário por conta das obras de revitalização do Estádio Olímpico.
O ePrix de São Paulo será disputado agora como sexta etapa do calendário. Ainda existem duas praças em aberto que devem ser divulgadas nas próximas semanas. A categoria reservou uma data para a décima etapa e uma segunda data para a realização da décima terceira rodada.
“O trabalho de renovação com o Estádio Olímpico de Seul, local de nossas primeiras corridas na Coreia do Sul no início deste ano, significa que não podemos retornar ao local na próxima temporada como planejado originalmente e, portanto, estamos explorando outras opções para substituir a Coreia do Sul. Também estamos com discussões ativas com cidades e locais para sediar um evento nas datas sem um local definido”, informa Longo.
A Fórmula E deve escolher Marrakesh, para substituir a etapa de Seul, para a data que ficou em aberto em maio, enquanto a categoria pensa em adicionar Nova York para a etapa de junho. A corrida nos Estados Unidos gera um pouco mais de dúvidas pois a cidade está passando por uma expansão no terminal de balsas, porém, as autoridades locais, estão pensando em uma outra área para a realização da prova.
O objetivo da categoria é ter ao menos 10 cidades diferentes no calendário da próxima temporada, mas ainda estão receosos com o possível cancelamento ou a necessidade de novas substituições no calendário.