AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Cadillac recebe aprovação final e será a 11ª equipe da Fórmula 1 em 2026

Candidatura da Cadillac é finalmente aprovada pela Fórmula 1. Categoria terá 11 equipes no grid do próximo campeonato

Agora é oficial, a Fórmula 1 terá a partir de 2026 a presença de uma 11ª equipe no grid. A categoria confirmou nesta sexta-feira (07) a aprovação da Cadillac para integrar a competição no próximo ano.

São vários meses de trâmite, desde que a Andretti sinalizou o desejo de entrar na Fórmula 1 e teve a sua candidatura aprovada pela FIA, mas não pela categoria. Foi apenas quando apresentaram ‘uma nova roupagem’, com a participação ativa da GM e da TWG Motorsport que as começaram a se desenrolar.

Em novembro de 2024, quando a General Motors (GM) se colocou à frente, para permitir que as negociações avançassem. O acordo foi divulgado, mas dependia ainda da aprovação formal da categoria.

“A FIA e a Fórmula 1 podem confirmar que, após a conclusão de suas respectivas avaliações esportivas, técnicas e comerciais, o pedido da General Motors e da TWG Motorsports para trazer uma equipe Cadillac para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA a partir de 2026 foi aprovado”, afirmou o anúncio.

LEIA MAIS: Ferrari fecha acordo e fornecerá motores para a GM/Cadillac na Fórmula 1 a partir de 2026

A Cadillac, marca da General Motors, maior montadora dos Estados Unidos, terá sua operação na Fórmula 1 em conjunto com a TWG Motorsports. Essa entidade também gerencia as atividades da Cadillac no automobilismo e administra a Andretti, equipe de destaque em categorias como Fórmula Indy e Fórmula E.

“Como dissemos em novembro, o compromisso da General Motors de trazer uma equipe Cadillac para a Fórmula 1 foi uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte”, afirmou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.

“Quero agradecer à GM e à TWG Motorsports pelo envolvimento construtivo ao longo de muitos meses e estou ansioso para receber a equipe no grid a partir de 2026 para o que será mais um ano emocionante para a Fórmula 1.”

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, acrescentou: “Hoje marca um momento transformador, e estou orgulhoso de liderar a Federação nesta etapa progressiva para o campeonato. A expansão do Campeonato de Fórmula 1 da FIA para uma 11ª equipe em 2026 é um marco. A GM/Cadillac traz uma nova energia, alinhando-se com os novos regulamentos da FIA 2026 e inaugurando uma era emocionante para o esporte.”

“A presença da Cadillac Formula 1 Team no paddock inspirará futuros competidores e fãs. A entrada deles fortalece nossa missão de empurrar os limites do automobilismo no mais alto nível.”

LEIA MAIS: Fórmula 1 fecha acordo com GM/Cadillac para ter a 11ª equipe no grid a partir de 2026

Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports, disse: “No ano passado, trabalhamos em conjunto com a GM para estabelecer uma base sólida para uma entrada extraordinária na Fórmula 1.

“Agora, com 2026 em vista após a aprovação final de hoje da FIA e da Administração da Fórmula 1, estamos acelerando nossos esforços — expandindo nossas instalações, refinando tecnologias de ponta e continuando a reunir talentos de primeira linha.”

Nos últimos meses, a equipe da Cadillac ganhou forma com a nomeação de Graeme Lowdon, ex-diretor esportivo da Marussia, como diretor da equipe, e de Russ O’Blenes, veterano da indústria, como CEO da TWG GM Performance Power Units. Essas adições reforçam o compromisso da montadora em se tornar uma equipe de fábrica até o final da década.

Também foi confirmado anteriormente, que a Ferrari fornecerá os motores para a Cadillac em 2026, até que a GM possa entrar na categoria como uma fornecedora de motores – a perspectiva é que isso aconteça em 2028.

Com instalações em Fishers (Indiana), Charlotte (Carolina do Norte), Warren (Michigan) e Silverstone (Inglaterra), a Cadillac já conta com mais de 200 profissionais focados no desenvolvimento aerodinâmico, de chassi, componentes, software e simulação de dinâmica veicular. Desde o anúncio de sua entrada na Fórmula 1, os trabalhos seguem em ritmo acelerado para sua estreia no grid em 2026.

A estrutura desenvolvida pela Andretti para impulsionar a sua entrada na Fórmula 1, será necessária para que a Cadillac e GM possam viabilizar a 11ª equipe do grid, mesmo que a categoria não cite o time.


Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo