Agora é oficial, a Fórmula 1 terá a partir de 2026 a presença de uma 11ª equipe no grid. A categoria confirmou nesta sexta-feira (07) a aprovação da Cadillac para integrar a competição no próximo ano.
São vários meses de trâmite, desde que a Andretti sinalizou o desejo de entrar na Fórmula 1 e teve a sua candidatura aprovada pela FIA, mas não pela categoria. Foi apenas quando apresentaram ‘uma nova roupagem’, com a participação ativa da GM e da TWG Motorsport que as começaram a se desenrolar.
Em novembro de 2024, quando a General Motors (GM) se colocou à frente, para permitir que as negociações avançassem. O acordo foi divulgado, mas dependia ainda da aprovação formal da categoria.
“A FIA e a Fórmula 1 podem confirmar que, após a conclusão de suas respectivas avaliações esportivas, técnicas e comerciais, o pedido da General Motors e da TWG Motorsports para trazer uma equipe Cadillac para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA a partir de 2026 foi aprovado”, afirmou o anúncio.
— Formula 1 (@F1) March 7, 2025
LEIA MAIS: Ferrari fecha acordo e fornecerá motores para a GM/Cadillac na Fórmula 1 a partir de 2026
A Cadillac, marca da General Motors, maior montadora dos Estados Unidos, terá sua operação na Fórmula 1 em conjunto com a TWG Motorsports. Essa entidade também gerencia as atividades da Cadillac no automobilismo e administra a Andretti, equipe de destaque em categorias como Fórmula Indy e Fórmula E.
“Como dissemos em novembro, o compromisso da General Motors de trazer uma equipe Cadillac para a Fórmula 1 foi uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte”, afirmou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
“Quero agradecer à GM e à TWG Motorsports pelo envolvimento construtivo ao longo de muitos meses e estou ansioso para receber a equipe no grid a partir de 2026 para o que será mais um ano emocionante para a Fórmula 1.”
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, acrescentou: “Hoje marca um momento transformador, e estou orgulhoso de liderar a Federação nesta etapa progressiva para o campeonato. A expansão do Campeonato de Fórmula 1 da FIA para uma 11ª equipe em 2026 é um marco. A GM/Cadillac traz uma nova energia, alinhando-se com os novos regulamentos da FIA 2026 e inaugurando uma era emocionante para o esporte.”
“A presença da Cadillac Formula 1 Team no paddock inspirará futuros competidores e fãs. A entrada deles fortalece nossa missão de empurrar os limites do automobilismo no mais alto nível.”
LEIA MAIS: Fórmula 1 fecha acordo com GM/Cadillac para ter a 11ª equipe no grid a partir de 2026
Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports, disse: “No ano passado, trabalhamos em conjunto com a GM para estabelecer uma base sólida para uma entrada extraordinária na Fórmula 1.
“Agora, com 2026 em vista após a aprovação final de hoje da FIA e da Administração da Fórmula 1, estamos acelerando nossos esforços — expandindo nossas instalações, refinando tecnologias de ponta e continuando a reunir talentos de primeira linha.”
A new chapter begins as the Cadillac Formula 1™ Team officially joins the FIA Formula One World Championship for the 2026 season.@F1 | @Cadillac | @GM pic.twitter.com/i2V4Qy4wZA
— CadillacFormulaOne (@Cadillac_F1) March 7, 2025
Nos últimos meses, a equipe da Cadillac ganhou forma com a nomeação de Graeme Lowdon, ex-diretor esportivo da Marussia, como diretor da equipe, e de Russ O’Blenes, veterano da indústria, como CEO da TWG GM Performance Power Units. Essas adições reforçam o compromisso da montadora em se tornar uma equipe de fábrica até o final da década.
Também foi confirmado anteriormente, que a Ferrari fornecerá os motores para a Cadillac em 2026, até que a GM possa entrar na categoria como uma fornecedora de motores – a perspectiva é que isso aconteça em 2028.
Com instalações em Fishers (Indiana), Charlotte (Carolina do Norte), Warren (Michigan) e Silverstone (Inglaterra), a Cadillac já conta com mais de 200 profissionais focados no desenvolvimento aerodinâmico, de chassi, componentes, software e simulação de dinâmica veicular. Desde o anúncio de sua entrada na Fórmula 1, os trabalhos seguem em ritmo acelerado para sua estreia no grid em 2026.
A estrutura desenvolvida pela Andretti para impulsionar a sua entrada na Fórmula 1, será necessária para que a Cadillac e GM possam viabilizar a 11ª equipe do grid, mesmo que a categoria não cite o time.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.