ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Bruno Famin deixará o cargo de chefe de equipe da Alpine ao final de agosto

O próximo chefe de equipe da Alpine será confirmado em momento oportuno

Nesta sexta-feira (26) a Alpine confirmou que Bruno Famin deixará o cargo de chefe de equipe. O time francês escolhe o GP da Bélgica para anunciar a mudança, assim como realizou com Otmar Szafenauer no ano passado.

Famin assumiu o cargo quando o time dispensou o romeno com o andamento da temporada. Naquele momento o francês afirmou que era uma posição temporária e estava em busca de um novo chefe de equipe, mas com o passar dos meses, Famin permaneceu no cargo e em um primeiro momento, a Alpine deixou de lado a alteração.

LEIA MAIS: Em mais uma fase da reestruturação interminável, Alpine deve apresentar novo chefe de equipe

“A Alpine pode confirmar que Bruno Famin deixará seu cargo atual como chefe de equipe da divisão de F1 até o final de agosto.”

“Bruno ficará responsável por todas as outras atividades de automobilismo do Grupo Reanult em Viry-Chatillon. Um novo chefe de equipe será anunciado oportunamente.”

A Alpine vem de uma sequência de mudanças tanto no comando do time, como no departamento técnico, desencadeado desde a saída de Cyril Abiteboul de 2021. Famin deixará o cargo até o final de agosto e ficará responsável por outras atividades dentro do Grupo Renault em Viry-Chatillon, como foi especulado anteriormente.

LEIA MAIS: Alpine pode entrar para a lista de clientes da Mercedes em 2025

“Existe muita coisa junta. A principal é que estamos em um momento muito interessante para a marca Alpine, onde temos um projeto que é ainda mais forte do que há um ano”, falou Famin sobre a sua saída.

Através do comunicado a imprensa, a Alpine confirmou que um novo chefe de equipe será apresentado em breve. O nome ventilado para o cargo é o chefe da Hitech na F2 e F3, Oliver Oakes.

Em junho Flavio Briatore se tornou consultor executivo da Alpine, com a missão de observar o mercado e obter nomes para a Alpine que possam colaborar neste processo de reestruturação do time.

A Alpine ainda não definiu a sua dupla de pilotos para 2025, mas comunicou a saída de Esteban Ocon ao final da temporada. Pierre Gasly conseguiu uma renovação de contrato, enquanto o time avalia qual competidor se tornará companheiro de equipe do francês. A equipe está avaliando os pilotos do seu programa, além daqueles competidores que ainda não fecharam um acordo para o próximo ano.

Em termos de unidade de potência, a Alpine está rumando para estabelecer um acordo com a Mercedes, para utilizar os motores da fornecedora alemã no próximo regulamento. Acredita-se que estão até mesmo conversando para que a Alpine já receba os motores no próximo ano, em uma tentativa de suprir o déficit para os outros equipamentos do grid.

Famin confirma que a Alpine está realizando uma mudança no seu departamento de motores. A equipe ainda não bateu o martelo sobre desistir completamente do projeto, pois ainda precisam analisar o que fazer com os profissionais que estão vínculados.

“Depois, já um projeto de realocação de recursos dentro da marca, da unidade de potência da Fórmula 1, onde temos pessoas igualmente qualificadas para a própria marca no desenvolvimento dessas tecnologias de ponta”, seguiu.

“Por outro lado, temos nosso novo conselheiro executivo [Briatore], que chegou há algumas semanas, trabalho bem [com ele], estou bem com ele, trabalho bem desde que ele chegou. Mas acho que ele viu as coisas com seus próprios olhos, e por um lado, preciso dedicar meu tempo ao pessoal de Viry-Chattillon, que está fazendo um trabalho incrível, e precisamos estar juntos para poder entregar essas transformações se ela for confirmada e, por outro lado, acho que a liderança global da equipe de F1 ficará clara”, comentou Famin.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo