AutomobilismoColunistasDestaquesF1 AcademyFórmula 1Post

Brasil com duas representantes no grid da F1 Academy em 2025 – Saiba os horários da prova em Xangai

Confira os horários da abertura do campeonato que será disputada neste fim de semana no Circuito Internacional de Xangai

Neste fim de semana a F1 Academy disputará a primeira etapa da temporada 2025. O Circuito de Xangai foi escolhido para ser a rodada de abertura do campeonato.

O Brasil neste ano será representado em pista por duas competidoras, Aurélia Nobels ganhou a chance de fazer sua segunda temporada na Academy e disputará o campeonato com a ART Grand Prix. Rafaela Ferreira, por sua vez, estreia no grid como representante da Racing Bulls.

O anúncio que Ferreira tinha ingressado na Academia de Pilotos da Red Bull, aconteceu no ano passado, às vésperas do GP de São Paulo. Participar da Fórmula 4 Brasil e obter o 4° lugar no geral, somando 222 pontos.

Para prestigiar as brasileiras, é possível acompanhar todas as sessões do fim de semana pelo BandSports e F1 TV.

O grid desta temporada contará com 10 estreantes, já que quatro Wild Cards de 2024 também estão no grid para participar de uma temporada em tempo integral.

São 17 competidoras fixas ao longo do campeonato, dez delas representando times da Fórmula 1. Seus carros da F1 Academy contam com a pintura semelhante à usada pela equipe na categoria principal.

O Grid

Os atuais campeões de equipes, a Prema, permaneceram com a vice-campeã de 2024 Doriane Pin. Tina Hausmann da Aston Martin e Nina Gademan da Alpine também fazem parte da equipe italiana. A Rodin tem três novas competidoras: Emma Felbermayr representando a Sauber e a pilota da McLaren Ella Lloyd, enquanto Chloe Chong retorna à categoria após uma temporada fora apoiada pela Charlotte Tilbury.

A Campos está escalando o trio apoiado pela Academia da Red Bull, Chloe Chambers, Rafaela Ferreira e Alisha Palmowski. A pilota dinamarquesa Alba Larsen fará sua estreia na F1 Academy com a MP Motorsport ao lado da pilota australiana Joanne Ciconte, com Maya Weug da Ferrari indo para a equipe holandesa.

Rafaela Ferreira posing in her VISA Cash App Racing Bulls race suit // F1 ACADEMY LTD | Parc Fermé // Red Bull Content Pool // SI202503130377 // Usage for editorial use only //

A americana Courtney Crone se junta à ART com a Haas, ao lado de Aurelia Nobels representante da Puma e Lia Block da Williams, enquanto Nicole Havrda ocupará um dos assentos da Hitech com a AMEX e fará parceria com a TAG Heuer Aiva Anagnostiadis.

O grid também ganhou o acréscimo e colaboração de mais um time, com a chegada da Hitech TGR que será a sexta equipe do grid. Neste primeiro momento o time terá duas pilotas fixas, sendo representados em pista pela Nocole Havrda e Aiva Anagnostiadis. Shi Wei participará da etapa chinesa como Wild Card.

Corrida com Grid Reverso

A F1 Academy traz de volta um desafio extra para as pilotos em 2025: as corridas de grid invertido retornam ao formato do fim de semana. Implementado pela última vez em 2023, o sistema será aplicado na Corrida 1, invertendo as posições das oito melhores classificadas no qualy da sexta-feira.

Isso significa que a pilota que conquistar a pole largará da oitava posição, enquanto a oitava colocada terá a chance de começar na frente e disputar a vitória. Já as competidoras que ficarem entre nono e 18º no classificatório largarão exatamente na posição em que se classificaram, precisando escalar o pelotão para alcançar a zona de pontos, que contempla apenas as oito primeiras colocadas.

A pontuação seguirá um formato decrescente de 10 a 1, premiando a vencedora com 10 pontos, enquanto a oitava colocada garantirá 1 ponto. Com isso, além da velocidade em volta única, as pilotas precisarão demonstrar habilidade em ultrapassagens para se manterem competitivas no campeonato.

O formato foi resgatado para movimentar as corridas e também o campeonato, já que motiva o duelo desde a classificação.

A temporada 2025 foi dominada por Abbi Pulling, que deixou a categoria como campeã.

O Fim de Semana da F1 Academy

O fim de semana pode contar com duas sessões de treinos livres, dependendo do circuito e programação, com duração máxima de 40 minutos cada, permitindo que equipes e pilotas ajustem seus carros e se adaptem às condições da pista.

A classificação, com 30 minutos de duração, acontece na sexta-feira ou no sábado, dependendo do número de treinos livres realizados. Essa sessão será fundamental para determinar os grids de duas corridas ao longo do fim de semana, cada uma com suas próprias regras de largada e pontuação.

A Corrida 1, que acontece no sábado, agora conta com um grid invertido para as oito primeiras colocadas. As pilotas podem batalhar também pelo ponto extra, gerado por conta da volta rápida, para aquela que estiver entre as oito primeiras colocadas.

Já a Corrida 2, realizada no domingo, mantém o formato tradicional: o grid será definido pelas melhores voltas da classificação. A pontuação segue o sistema da F1 Academy, com 25 pontos para a vencedora e pontos concedidos até a 10ª posição. Além disso, a pilota que conquistar a pole para essa corrida recebe dois pontos extras, e a competidora com a volta mais rápida dentro do top-10 garante mais um ponto.

Programação – Horários da primeira prova da F1 Academy em 2025 – GP de Xangai, China – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo