O TL2 foi realizado nesta sexta-feira (30) e Valtteri Bottas conseguiu fechar a sessão na primeira posição, obtendo uma dobradinha com a Mercedes já que Lewis Hamilton encaixou o seu carro na segunda posição. A Mercedes mostra muita força neste circuito e desde o TL1 já estava apresentando um bom trabalho, mas na ocasião foram surpreendidos por Max Verstappen.
Bottas ficou separado de Hamilton por 0s027, enquanto Verstappen encaixou o carro da Red Bull na terceira posição. Mas o holandês passou toda a atividade reclamando da dianteira do carro, que estava se perdendo nas curvas do circuito.
Esteban Ocon levou o carro da Alpine para a quarta posição, acompanhado por Sergio Pérez que esteve mais perto do seu companheiro de equipe. Pierre Gasly foi o responsável por coletar dados para a AlphaTauri, já que Yuki Tsunoda não conseguiu participar da sessão, desta forma o francês ficou com a sexta posição.
Fernando Alonso fechou na sétima posição, seguido por Sebastian Vettel – o alemão figurou nas primeiras posições depois que instalou os pneus macios, mas mesmo tendo o tempo superado, ficou no top-10. Lando Norris foi o nono colocado, com Lance Stroll em décimo.
A Ferrari não repetiu o bom desempenho, desta forma Charles Leclerc e Calos Sainz ocuparam a décima primeira e décima segunda posições respectivamente.
A Fórmula 1 retorna neste sábado (31) para a realização do TL3 às 7h (pelo horário de Brasília) se preparando para a classificação.
Saiba como foi o Segundo Treino Livre na Hungria
O TL2 também foi marcado pelas altas temperaturas, desta forma a pista estava com 63°C, enquanto tinha 32°C no ambiente.
Kimi Raikkonen retornou ao seu carro depois que Robert Kubica realizou a primeira sessão. A Alfa Romeo teve apenas um piloto realizando o seu cronograma de verificações, já que Antonio Giovinazzi enfrentou um problema técnico e ficou muito tempo nos boxes, completando apenas cinco voltas na atividade.
O finlandês, assim como o italiano foram liberados para a pista, em seu primeiro registro Giovinazzi anotou 1m21s188, enquanto Raikkonen anotou 1m45s771 com os pneus médios, mas rapidamente o tempo deles foi superado por outros pilotos. Valtteri Bottas saltou para a primeira posição com 1m18s376, enquanto Fernando Alonso era o segundo colocado com 1m19s419. Grande parte dos pilotos começou a atividade com os pneus médios.
No primeiro giro, Max Verstappen anotou 1m18s581, assumindo a segunda posição, mas Bottas tinha 0s205. Neste início os pilotos se concentraram nas voltas rápidas e as posições foram se alternando.
Yuki Tsunoda que sofreu danos no carro depois da batida no TL1, permanecia nos boxes, a equipe ainda estava realizando os reparos – precisando trocar o câmbio do seu carro. Desta forma o jovem que deveria participar da atividade perdeu tempo parado nos boxes. Pierre Gasly era o responsável por coletar os dados para o time.
Yuki Tsunoda is off at Turn 4, and he crashes backwards into the wall
The session has been red flagged so that his car can be recovered and the barriers can be repaired#HungarianGP 🇭🇺 #F1 pic.twitter.com/u5KvDd7DWi
— Formula 1 (@F1) July 30, 2021
Carlos Sainz que teve uma boa primeira sessão, desafiando os líderes, durante o TL2 apareceu na décima primeira posição, com 1m19s729. O espanhol estava utilizando os pneus duros.
Com 20 minutos de atividade os dez primeiros eram: Hamilton, Bottas, Verstappen, Pérez, Alonso, Gasly, Ocon, Leclerc, Stroll e Vettel. Aos poucos os pilotos foram instalando os pneus macios, desta forma George Russell que estava na décima quinta posição cravou 1m19s357 para assumir a décima posição. Enquanto Sebastian Vettel que também estava trabalhando com os pneus macios foi para a segunda posição com 1m18s228.
Hamilton que tinha assumido a liderança anotou 1m18s140, com 0s0088 de vantagem para Sebastian Vettel – a diferença é que o tempo do inglês foi registrado com pneus médios.
Uma nova sequência de voltas rápidas ocorreu no circuito da Hungria, a dupla da Mercedes também instalou os pneus macios, desta forma Bottas cravou 1m17s012, sendo o primeiro piloto que aferiu tempo na casa de 1m17s. Lewis Hamilton anotou pouco depois com 1m17s039, com Ocon que estabeleceu 1m17s759.
Max Verstappen enformava volta à volta que o carro estava saindo muito de frente, algo que estava dificultando as suas voltas. Mas de qualquer forma o holandês permanecia na terceira posição com 1m17s310 depois que começou a andar com os pneus macios. Pérez estava próximo do companheiro de equipe, pois ocupava a quinta posição com 1m17s941.
Restando 25 minutos para o encerramento da atividade, os dez primeiros eram: Bottas, Hamilton, Verstappen, Ocon, Pérez, Gasly, Alonso, Vettel, Norris e Stroll. Algumas escapadas em pista foram acontecendo, pois os pilotos ainda cometiam alguns erros.
Os últimos minutos foram dedicados pelos pilotos para a realização da simulação de corrida, desta forma eles estavam rodando em 1m24s. Alguns pilotos cometeram erros, escapando de pista, mas ninguém sofreu acidentes.
Yuki Tsunoda perdeu toda a atividade, pois a AlphaTauri conseguiu recuperar o seu carro e liberou o piloto para uma volta de verificação nos últimos minutos. Ele completou três voltas no circuito.
FP2 CLASSIFICATION
The running order from our second session of the weekend!#HungarianGP 🇭🇺 #F1 pic.twitter.com/G5S3JV3wjH
— Formula 1 (@F1) July 30, 2021