Nesta quinta-feira (28) a Ferrari, ao se recuperar de um sexto dia não promissor, conseguiu levar Charles Leclerc a liderança. O monegasco anotou 1:16:231, utilizando o pneu C5 (faixa vermelha – hipermacio) nos últimos minutos da sessão.
Desta forma, Leclerc passa a deter o melhor tempo da pré-temporada. O segundo melhor piloto da manhã, foi Alexander Albon, com 1:16:882, registrado também a marca com o C5. Na briga pelo terceiro lugar, Lando Norris da McLaren, segurou o seu posto, depois do show de voltas rápidas, era seguido de perto por Pierre Gasly. O top-5 ainda teve Nico Hulkenberg com (1:17:496).
Completando a tabela de tempos, Lance Stroll com a Racing Point ficava em sexto, acompanhado por Antonio Giovinazzi da Alfa Romeo e Lewis Hamilton com a Mercedes. George Russell superou Kevin Magnussen com a Williams, enquanto o dinamarquês atestava a confiabilidade da equipe.
Saiba como foi a manhã do sétimo dia de testes em Barcelona
A manhã do penúltimo dia de testes da pré-temporada, começou com a McLaren, liberando Lando Norris para a pista, quebrando o silêncio no circuito de Barcelona. Aos poucos outras equipes deram início aos seus trabalhos ou melhor, as primeiras voltas de instalação e checagem.
Lewis Hamilton foi o primeiro a abrir a tabela de tempos, mas a marca era 2:01:389, extremamente alta com relação a tudo o que fora apresentado nos últimos dias. O inglês estava com o composto C3 (faixa amarela – macios). Alexander Albon era mais um dos pilotos que fechava volta, mas tinha 1:23:379.
Dando seguimento nos testes aerodinâmicos, a Red Bull era vista com uma grade enorme na parte frontal do seu carro, assim como a Williams.
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Breaking news: @WilliamsRacing has just raised the aero rake game. Hard to see this one being beaten. pic.twitter.com/GtTnlzUfuY
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) February 28, 2019
Após meia hora de sessão, as primeiras voltas rápidas começaram a aparecer, primeiro com Lance Stroll da Racing Point que anotava 1:19:138, assumindo a ponta, mas pouco tempo depois, Albon conseguia melhorar a sua marca para 1:18:535. E aos poucos mais pilotos como Hamilton e Giovinazzi, começaram a emparelhar com os outros dois.
Foi apenas ao final da primeira hora, que Charles Leclerc, recebera autorização da Ferrari, para iniciar as atividades do dia. O time italiano perdeu a tarde toda, concertando o carro que estava com Sebastian Vettel, após o alemão ter batido forte na manhã do dia anterior.
Uma hora depois, Gasly com a Red Bull anotava 1:17:911, com o composto C3 instalado. Com um volume menor de pilotos na pista, os tempos começaram a despencar e Nico Hulkenberg, Albon e Magnussen passavam a disputar a liderança da sessão.
A variação de gomas utilizadas aumentava de acordo com a troca que os pilotos realizavam ao se dirigirem para os boxes, ainda que o C3, fosse o cargo chefe da manhã. Determinado, Norris anotou 1:17:084, assumindo a primeira posição e Gasly se aproximava com 1:17:091, o garantiria ao francês o quarto lugar.
Ao ficar focado nos tempos, quase que os 50 giros completados por Magnussen passaram batidos, mas isso só demostrava a confiabilidade da Haas e as quebras repentinas da semana passada, não dava mais sinal. Hamilton, Albon e Hulkenberg acumulavam 40 voltas.
Durante a última hora, os tempos começaram a aumentar e não parecia que novas voltas rápidas se arriscariam a aparecer, no entanto a Toro Rosso tinha outros planos para a Albon. Calçado com o composto C5 (faixa vermelha – hipermacios), o jovem estreante anotava 1:16:882.
Mas ainda assim não seria o suficiente para se manter na liderança, já que Charles Leclerc utilizando o mesmo composto que Albon, abaixou a marca para 1:16:361. Se tornando o melhor tempo da pré-temporada, mas o monegasco tinha um pouco mais para tirar e conseguiu encaixar 1:16:231. Fechando desta forma a manhã com o melhor tempo.
And that’s lunch on Day 3 of the 2nd test…
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— Formula 1 (@F1) February 28, 2019