ColunistasDestaquesPost

Barcelona Dia 1 – Nesta manhã Sebastian Vettel liderou a tabela de tempos com a Ferrari

Nesta segunda-feira (18), os carros finalmente foram para a pista na realização do primeiro dia de testes da pré-temporada. A Alfa Romeo divulgou a pintura do seu carro eliminando a pintura que foi utilizada no dia da filmagem em Fiorino. Sebastian Vettel liderou a primeira metade da sessão após registrar 1:18:161 e completar 72 voltas no Circuito de Barcelona.

As equipes abusaram na realização dos testes aerodinâmicos, Ferrari e Mercedes foram vistas com vários apêndices nas laterais dos seus carros e traseira, enquanto a McLaren utilizava o flow-vis para identificar o comportamento do ar nos seus novos chassis. As asas traseiras, após terem as suas dimensões modificadas, ganharam uma atenção especial dos times neste primeiro dia.

Duas bandeiras vermelhas foram instauradas no circuito, uma ainda no começo, após Kimi Raikkonen rodar e ficar atolado na brita com o C38. Depois foi a vez de Romain Grosjean enfrentar uma perda de pressão de combustível com o VF-19, que ficou estacionado na pista e precisou ser encaminhado para os boxes da equipe.

Sebastian Vettel foi o que mais acumulou quilometragem nesta manhã. Pérez, ainda que tenha registrado apenas 20 voltas, ficou com o segundo lugar ao anotar 1:19:944. Bottas passou a ocupar o terceiro lugar no final da sessão ao anotar 1:20:127, superando Kimi Raikkonen.

Desta vez para o público fica um pouco mais complicado identificar os pneus, a Pirelli reduziu a quantidade de cores e as gomas vão de C1 que corresponde a goma mais dura e a C5 a mais macia.

lll Saiba como foi a sessão desta manhã em Barcelona

A temperatura estava bem baixa, chegando na casa dos 5°C, mas a neve não dava as caras no circuito.

A sessão teve início às 5h pelo horário de Brasília, quando Valtteri Bottas a bordo do W10 deixou o pit-lane seguido por Carlos Sainz na McLaren, realizando a sua estreia na equipe. Como de costume, fora apenas uma volta de instalação e logo eles retornaram para a garagem. Nico Hulkenberg realizou o mesmo com a sua Renault.

Ainda no início, com apenas seis minutos de sessão, Kimi Raikkonen, liderando os testes da Alfa Romeo hoje, acabou rodando na curva 5 e atolando o C38 na brita. A primeira bandeira vermelha foi instaurada no circuito até fazerem a remoção do carro da equipe.

Não demorou muito até a bandeira verde ser agitada, permitindo com que Bottas conseguisse melhorar a primeira marca que havia registrado para 1:25:163. Logo depois Carlos Sainz se tornava o segundo colocado com 1:26:455.

Nico Hulkenberg, Carlos Sainz e Valtteri Bottas passaram a disputar espaço na tabela de tempos, até Sebastian Vettel assumir a primeira posição utilizando a goma média dos pneus fornecidos pela Pirelli.

Após passar quarenta minutos nos boxes, Kimi Raikkonen retornou à pista, para começar a acumular quilometragem para a Alfa Romeo. O finlandês assumiu a segunda posição ao anotar 1:20:945, contra o 1:20:920 do alemão.

Romain Grosjean ficou parado no terceiro setor e mais uma vez o regime de bandeira vermelha era instaurado na pista. O trabalho foi rapidamente executado e o circuito não demorou para ser liberado. O francês à ação perto do final da sessão para somar mais seis voltas com a Haas.

 

Sebastian Vettel retornou aos boxes para a instalação de novos compostos e logo depois registrou 1:19:137 com a goma mais dura e na volta seguinte conseguia cravar 1:18:425.  Sergio Pérez seguia na pista para aumentar a quilometragem para a Racing Point.

Após dar uma volta com a Red Bull, Max Verstappen ficou parado nos boxes por cerca de uma hora. Quando foi liberado para a pista, seguia realizando o acúmulo de quilometragem, bem como buscando melhorar o seu tempo de volta e lutar pela segunda posição, registrando 1:20:174.

Verstappen atingia a maior velocidade na reta, enquanto Vettel buscava demostrar a confiabilidade do seu SF90 e Bottas seguia melhorando gradativamente com o W10.

Perto do final da sessão, Bottas e Vettel recolheram para os boxes. Pérez da Racing Point, conseguiu cravar 1:19:944, assumindo a segunda posição.

Após uma breve pausa, Vettel retornou com o composto macio, melhorando sua marca para 1:18:161. Bottas assumiu a terceira posição, seguido por Kimi Raikkonen e Verstappen.

Grosjean não retornou mais para a pista, após ficar estacionado na chicane, o francês completou apenas 18 voltas nesta manhã.

 

As atividades na pista se iniciam novamente às 10h pelo horário de Brasília.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo