A Audi anunciou a sua primeira contratação enquanto se prepara para entrar na Fórmula 1, Neel Jani vai auxiliar a equipe nas simulações para o desenvolvimento da unidade de potência de 2026.
O vencedor das 24 Horas de Le Mans com a Porsche, em 2016, além de ter conquistado o título na WEC com a equipe de fábrica da Porsche. O suíço atuou como terceiro piloto da Toro Rosso em 2006, dois anos depois, Jani começou a trabalhar como piloto de testes da Red Bull. Também realizou testes para a Force India em 2010. Ainda no mundo das fórmulas, o piloto fez a sua estreia na Fórmula E em sua quarta temporada, correndo com a Dragon Racing, mas deixou a equipe depois da primeira prova.
Em dezembro de 2018, o suíço foi anunciado pela Porsche para voltar ao mundo da competição elétrica, ele disputou sua primeira temporada ao lado de André Lotterer, faturando apenas 8 pontos durante toda a competição.
Jani obteve sucesso no A1GP que disputou por seu país, ele venceu em cada uma das quatro temporadas e faturou o título da temporada 2007/08.
“Estou muito feliz em acompanhar a Audi em seu caminho para a Fórmula 1. É uma honra e uma grande responsabilidade estar envolvido em um projeto dessa magnitude no seu início. Tenho certeza de que com a minha experiência em projetos da Fórmula 1 e LMP posso estabelecer bons vínculos entre teoria e prática”, comentou Neel Jani.
A Audi está se preparando para entrar na Fórmula 1 a partir de 2026, a marca alemã começou o processo de aquisição majoritária da Sauber em Hinwil e já começou os preparativos para ingressar em uma das principais categorias do automobilismo. Jani como piloto de simulador do time, estará com a Audi para colaborar no desenvolvimento do motor que será usado pela equipe futuramente, em seu ingresso na Fórmula 1.
“Assim como no desenvolvimento da produção, a simulação desempenho um papel importante em nosso projeto de Fórmula 1. Nosso simulador é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da unidade de potência. Requer um piloto de desenvolvimento que além de domínio da tecnologia, traga uma experiência versátil para o projeto, especialmente em termos de gerenciamento de energia em condições de corrida”, disse Oliver Hoffmann, que atua como chefe de desenvolvimento técnico da Audi.
No anúncio realizado hoje, a Audi informou que desde o final do ano passado, está realizando testes em um motor monocilíndrico e tem obtido bons resultados para o desenvolvimento da unidade de potência. A expectativa é que a Audi consiga executar uma versão protótipo de seu motor para a F1 2026 na bancada de testes antes do final deste ano. Essa fase inicial de conceito, está ajudando a Audi a obter as bases para o desempenho da unidade de potência para 2026, quando os novos regulamentos estipulam o aumento da eletrificação.
A Audi escolheu Jani pela sua experiência na Fórmula 1, afinal, desempenhou o papel de piloto de testes e tem uma bagagem que pode ser explorada pela equipe. O trabalho realizado na WEC também dá uma base para o suíço que atuou no desenvolvimento do 919 Hybrid que foi utilizado de 2014 a 2017.
Como comentado anteriormente, os motores elétricos (MGU-) fornecerão quase a mesma potência que o motor de combustão interna, além disso a categoria ruma para um era mais limpa, utilizando combustíveis sintéticos e sustentáveis.
“No momento, estamos focados principalmente em questões de conceitos fundamentais com alta relevância para o desempenho. No entanto, ao avaliar várias soluções técnicas, não contamos apenas com métodos digitais. Know-how, experiência e desenvolvimento praticamente relevantes são elementos indispensáveis para tirar as conclusões corretas da simulação. Com essa combinação, podemos avaliar várias estratégias operacionais em um estágio inicial e preparar o caminho para o gerenciamento eficiente de energia da unidade de potência”, comentou Adam Baker, CEO da Audi Formula Racing GmbH.