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Preview da Fórmula E – Categoria elétrica realiza primeira prova em Portland

A Fórmula E aproveita a reta final do Campeonato para conhecer uma nova cidade nos Estados Unidos e correr pela primeira vez no circuito permanente de Portland

Neste fim de semana a Fórmula E desembarca em Portland, nos Estados Unidos para disputar a 12ª etapa do calendário. Será a primeira vez que a categoria elétrica visitará Oregon, depois de realizar as suas provas em Nova Iorque.

A prova nos EUA sempre foi importante para a categoria, sendo uma forma de apresentar a Fórmula E para a população, além da eletrificação. Nova Iorque não pode receber a corrida neste ano, pois algumas obras estão acontecendo na área que a corrida era disputada, desta forma optaram por mover a prova para Porland. No próximo ano a região deve receber novamente a Fórmula E, por conta das obras.

A Fórmula E correu na América em todas as temporadas, com exceção da 6ª temporada que foi afetada pela pandemia. Em sua primeira temporada, a Fórmula E correu em Miami e Long Beach, desta forma era impensável deixar os Estados Unidos fora do calendário.

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Portland é apaixonado pelo esporte, a cidade é apelidada de ‘Soccer City, EUA’, por conta da sua próspera cultura no futebol, tanto em campeonatos masculinos, como nos femininos. Além disso, eles também foram palco para a IndyCar de 1984 a 2007, depois de uma ausência de dez anos a categoria retornou à Oregon em 2018 e desde então tem visitado a cidade.

Na reta final

A temporada da Fórmula E está chegando ao final, depois de Portland, apenas mais quatro etapas serão disputadas, a categoria ainda vai passar por Roma e Londres, realizando rodadas duplas nesses locais.

Após a vitória em Jakarta, Pascal Wehrlein retornou à liderança do Campeonato, o piloto alemão soma 134 pontos, mas definitivamente não está com a vida fácil. Jake Dennis que foi ao pódio nas últimas quatro corridas, soma 133 pontos. Nick Cassidy venceu em Berlim e em Mônaco, mas não teve muita sorte em Jakarta, obtendo pontos apenas na Corrida 1 disputada na Indonésia, com isso, o neozelandês soma 128 pontos. Mitch Evans também não é um piloto a ser descartado nesta reta final, o piloto conta com 109 pontos.

A performance de Pascal Wehrlein decaiu com a aproximação da Jaguar e Envision, com isso, o piloto perdeu a liderança do campeonato em Mônaco. Também é importante lembrar da campanha de Dennis, afinal, o inglês venceu no México, faturou dois pódios em Diriyah, mas ficou até a segunda corrida em Berlim se voltar ao pódio, enquanto Wehrlein ainda conseguia faturar alguns pontos. No entanto, mesmo com o resultado ruim em quatro etapas, Dennis faturou 7 pódios em 11 etapas, fazendo uma campanha muito forte.

Como a Fórmula E é extremamente dinâmica, o bicampeão da Fórmula E, Jean-Eric Vergne da DS Penske não pode ser descartado, o piloto ocupa o 5º lugar da tabela, separado por 37 pontos do líder.

Estreia de um novo Circuito no Calendário

A Fórmula E teve algumas boas surpresas em 2023, como as provas que foram realizadas em Hyderabad, Cape Town e São Paulo. Agora a categoria terá a oportunidade de conhecer Portland. A prova será disputada em um circuito permanente, no Portland International Raceway.

O circuito e seu layout são familiares à Indy, sendo palco de batalhas acirradas na categoria, como a prova de 1997, em uma batalha acirradíssima, conseguiu vencer o rival Gil de Ferran e Raul Boesel por meio décimo de segundo, para conquistar a sua primeira vitória na categoria.

A pista surgiu depois de uma grande enchente que atingiu a cidade inteira, deixando para trás estradas que poderiam ser usadas como pista de corrida durante o icônico Rose Festival de Portland. A pista se tornou o lar do automobilismo quando a Trans-Am Series começou a competir na pista e, nas décadas seguintes a Indy Car e a Nascar também seguiram o exemplo.

Grandes campeões brasileiros já triunfaram, como Emerson Fittipaldi (1989 e 1993), Gil de Ferran (1999 e 2000) e Cristiano da Matta (2002 e 2005).

Nos anos 2000 a sua popularidade caiu, mas após alguns anos, a Indy e a Nascar se interessaram novamente pelo circuito. Agora é a vez da Fórmula E compartilhar com essas categorias a chance de conhecer o traçado e testar os seus carros novamente em um circuito permanente.

O circuito é um dos mais longos no calendário da Fórmula E, com 3.190 km e 12 curvas, o maior desafio no começo da prova, será as duas primeiras curvas. As equipes estão se preparando para realizar a prova em um circuito fluído e rápido. O vácuo também deve desempenhar um papel importante na disputa, principalmente para a preservação de bateria para os minutos finais da batalha.

Circuito de Portland que receberá a Fórmula E neste fim de semana – Foto: reprodução Fórmula E

Esse começo do traçado será fundamental nas batalhas por posição, mas os pilotos também precisam ficar ligados na volta de classificação, ao acerta-la, fica um pouco mais fácil para os pilotos acertarem o restante da volta e registrar um bom tempo no traçado.

“É uma pista que certamente traz boas lembrança para o fã brasileiro, com vários grandes nomes brilhando em outras categorias por lá. Porém, passado à parte, não será um desafio fácil. Portland será o traçado mais rápido da temporada, com retas muito longas e curvas de alta velocidade”, comentou Lucas di Grassi.

“Será um pouco como uma versão extrema de Valência (Circuito Ricardo Tormo, outra pista permanente, que sediou a Fórmula E na temporada 2020-2021). Então, esperamos que a corrida tenha muitas ultrapassagens e mudanças na liderança. Acho que os pilotos também aproveitarão ao máximo o vácuo. É muito importante para nós correr novamente nos Estados Unidos e estou muito feliz por ir a Portland. Estou definitivamente ansioso pela corrida”, seguiu o piloto brasileiro.

Os pilotos estão confiantes para atingir a maior velocidade da temporada e talvez na história da Fórmula E, por conta das características do traçado.

Programação da Fórmula E para o e-Prix de Portland – Foto: reprodução

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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