ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Após punição Fernando Alonso perde pódio do GP da Arábia Saudita

Alonso que já tinha celebrado o 100º pódio da carreira, recebe punição após o encerramento da prova, pois equipe cumpriu primeira punição de forma incorreta

Fernando Alonso participou do pódio do GP da Arábia Saudita, mas foi punido pouco depois. O espanhol perdeu o seu 100° pódio após os comissários aplicarem uma punição de 10 segundos depois da bandeirada, pois a Aston Martin não cumpriu a sua punição inicial recebida pelo piloto de forma correta.

Instantes após a largada, Alonso passou a ser investigado por uma irregularidade, o piloto não alinhou o carro corretamente no colchete da reta principal. Por esse erro Alonso foi punido com cinco segundos de punição. Quando o piloto realizou a sua única parada nos boxes, a equipe cumpriu a punição, trocou os pneus e liberou o piloto mais uma vez para o traçado.

A corrida se desenrolou normalmente, mas no final da prova surgiu a possibilidade de Alonso ser punido, algo que foi sinalizado pelo engenheiro de George Russell nas últimas voltas da prova. Pouco depois Alonso também foi alertado pelo seu engenheiro que pediu para o piloto acelerar e terminar a corrida com mais de cinco segundos de diferença para o piloto britânico.

O espanhol cumpriu prontamente, celebrou o pódio na terceira posição, mas foi punido pelos comissários com dez segundos. A justificativa é que a equipe não cumpriu a punição nos boxes de forma correta – um dos mecânicos com o macaco que é usado para levantar o carro, deu um toque no AMR23 quando posicionava o equipamento.

O regulamento é claro, informando que ao cumprir uma punição nos boxes ninguém pode começar a trabalhar no carro antes que a punição seja cumprida. O toque do macaco no carro gerou a punição recebida por Alonso na Arábia Saudita.

A corrida de Alonso foi perfeita, o espanhol fez uma excelente largada, ultrapassou Pérez, mas de forma inevitável foi superado pelo mexicano. Em regime de Safety Car, Alonso fez uma ótima parada e foi devolvido para a pista à frente de George Russell e Max Verstappen. O espanhol tentou deixar Russell brigando com Verstappen, evitando o conflito com o piloto da Red Bull.

A punição tira Alonso do pódio e coloca o piloto da Mercedes na terceira colocação. Alonso estava celebrando o seu segundo pódio com a Aston Martin neste início de 2023, depois de ter mudado de equipe.

LEIA MAIS: Pérez vence GP da Arábia Saudita para liderar dobradinha da Red Bull. Russell é P3

Por conta da demora para iniciar a investigação e também aplicar uma decisão, Alonso não teve se quer a oportunidade de fazer algo durante a corrida para ter a chance de manter o pódio. O mesmo pode ser falado sobre os pilotos da Mercedes que se estivessem cientes da punição, poderiam ter pedido para George Russell e Lewis Hamilton forçarem mais o ritmo para tentar garantir o pódio e quarto lugar.

Os comissários passaram o fim de semana todo em Jeddah investigando e aplicando as punições rapidamente, mas nesse incidente de Fernando Alonso levaram muito tempo para determinar a punição, tanto que Alonso foi ao pódio normalmente. Outro ponto que chama a atenção, foi o acionamento do Safety Car pouco depois de Lance Stroll abandonar a corrida, a direção de prova informou que não tinha certeza sobre o ângulo que o canadense estava em pista, mesmo tendo acesso à diversas câmeras e outros recursos de monitoramento.

George Russell ficou sabendo da conquista do pódio pela jornalista Mariana Becker quando estava no cercadinho dando entrevistas para a imprensa.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo