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Após problemas na pista por conta de bueiro, TL1 do GP de Las Vegas é cancelado

Carlos Sainz provocou a primeira bandeira vermelha do fim de semana, com o carro parado em pista, problema com uma tampa de bueiro provoca o enerramento antecipado da atividade

O primeiro treino livre da Fórmula 1 em Las Vegas foi interrompido com apenas 10 minutos de atividade. Carlos Sainz parou no meio da pista após passar por um bump que depois foi identificado como uma tampa de bueiro.

A imagem recuperada pela direção de prova mostrou o espanhol em aceleração plena, antes do carro apagar o motor quando o piloto passou pela ondulação. O carro demorou para ser removido, enquanto fiscais da FIA se dirigiam para aquele trecho do traçado, para verificar o motivo para o carro de Sainz ter parado.

Após a identificação do problema ser relacionado a uma tampa de bueiro, a sessão que fora levada para bandeira vermelha, não seria mais retomada. A situação será avaliada pela direção de prova, antes que os carros possam retornar outra vez ao traçado. Talvez o tempo perdido possa ser recompensado com a adição de mais 30 minuto no TL2.

Com a atividade encerrada, os times passaram a verificar a parte inferior dos seus carros, para ver os danos que poderiam ter acontecido aos carros com apenas 10 minutos de atividade.

O carro de Esteban Ocon foi um dos prejudicados, segundo informações de Las Vegas, a Alpine está realizando a troca de chassis do carro do piloto francês. O mesmo pode acontecer com Carlos Sainz, dependendo dos danos que foram causados após a tampa do bueiro se soltar com a passagem do seu carro pelo trecho.

A FIA informou na sequência: “Após a inspeção, foi a estrutura de concreto em torno de uma tampa de bueiro que falhou. Agora precisamos verificar todas as outras tampas de bueiro, o que levará algum tempo.”

As atividades não tem previsão para serem retomadas, tudo agora precisa ser verificado com cuidado. Nesta prova a Fórmula 1 está atuando como organizadora do evento, o erro é tenebroso, principalmente em um evento que a categoria gostaria de usar como exemplo para os outros, principalmente quando realizam certas exigências para os traçados que vão receber a competição.

O TL1 foi encerrado com Charles Leclerc na liderança, registrando a marca de 1m40s909, separado por 2s537 de Nico Hülkenberg que ficou com a segunda posição.

A Fórmula 1 deve retornar para a pista às 5h (pelo horário de Brasília), para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 da Fórmula 1 em Las Vegas

A Fórmula 1 chega à Las Vegas para a realização da penúltima etapa do calendário. Essa pista é nova no calendário, a versão escolhida foi definida entre 30 versões analisadas pela Fórmula 1.

Assim que a atividade teve início, rapidamente os competidores passaram a ocupar o traçado estreito de Las Vegas. Os pneus mais variados eram usados nos primeiros minutos de sessão para o reconhecimento desta nova pista.

Valtteri Bottas foi o primeiro piloto a registrar um tempo no traçado, anotando 1m50s227, usando os pneus duros. No começo da atividade os pilotos andavam com cautela pelo circuito, dada a necessidade para compreender o traçado, depois que os competidores tiveram contato com a pista apenas por meio de simulação.

Antes de completarem dez minutos de atividade, Charles Leclerc liderava a sessão ao trabalhar com os pneus macios, o monegasco era seguido por Max Verstappen. Aos poucos os tempos foram melhorando, à medida que os competidores ganhavam mais segurança para acelera. Leclerc chegou à marca de 1m40s909, após melhorar o seu tempo.

Com dez minutos de atividade, Carlos Sainz provocou a ativação da primeira bandeira vermelha do fim de semana em Las Vegas. O carro do piloto apresentou um problema no motor e o espanhol foi forçado a encostar o carro na segunda grande reta do circuito. O motor do SF-23, simplesmente apagou quando o piloto passou por um bump.

O cronômetro seguiu em regressiva, os dez primeiros eram: Leclerc, Hülkenberg, Magnussen, Verstappen, Ocon, Russell, Sainz, Tsunoda, Pérez e Bottas. Neste momento da sessão, os três primeiros colocados avaliaram os pneus macios, enquanto Verstappen e Ocon usavam os compostos médios.

A remoção do carro de Carlos Sainz levou mais tempo do que o esperado, com a direção de prova aproveitando para verificar o bueiro, após a passagem de Sainz por aquele trecho do traçado, tentando evitar maiores problemas para o restante da atividade.

Após a demora, a direção de prova confirmou que a sessão não seria retomada. O problema com a tampa de um bueiro precisava ser analisado pela FIA, para dar continuidade as atividades do fim de semana.

Esteban Ocon também foi afetado por um bueiro, a Alpine passou a realizar a troca do chassis do carro do piloto francês, após danos.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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