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Após o GP da Itália, Pirelli realiza testes de pneus em Monza e conta com participação de Russell e Lawson

Foram conduzidos dois dias de testes de pneus em Monza com Russell e Lawson. A Ferrari fez a coletar dados dos pneus de chuva em Fiorano

Após o encerramento do GP da Itália, Red Bull, Mercedes e Racing Bulls permaneceram no Autódromo de Monza para participar dos testes de pneus da Pirelli. Em Fiorano, Oliver Bearman guiou o carro da Ferrari, para coletar dados sobre os pneus de chuva.

RBR e Mercedes participaram da sessão realizada na terça-feira, trabalhando com Liam Lawson e George Russell, respectivamente; enquanto Racing Bulls esteve em pista na quarta, com Lawson retornando ao traçado para mais verificações.

A Pirelli está realizando o programa de desenvolvimento de pneus para 2025, com o objetivo de finalizar os compostos que serão entregues para as equipes no próximo ano. Nesta atividade as equipes precisam usar as configurações do carro, idênticas as do último GP, já que as avaliações não são para as equipes e sim para a fornecedora de pneus.

No primeiro dia de ação, Russell completou 127 voltas e teve como o seu melhor tempo a marca de 1m20s747. Lawson, por sua vez, conduziu o RB20 por 104 voltas, com o tempo de 1m22s126 como sua melhor marca. Nestas sessões a Pirelli espera verificar o comportamento e durabilidade dos pneus, bem como compreender a diferença de desempenho de cada um dos compostos.

No segundo dia de avaliações, Lawson, que é cotado para correr ao lado de Yuki Tsunoda em 2025, assumiu o volante do VCARB01, para avaliar os pneus slicks. No entanto, como choveu em Monza durante a noite, a sessão foi iniciada com o asfalto molhado, então os pneus intermediários estavam instalados no carro.

Conforme a sessão avançava, a pista passou a ficar mais seca, permitindo que os pneus slicks fossem usados no carro, como o planejado. Foram 76 voltas completadas por Lawson, com uma marca de 1m22s530, próximo ao tempo obtido com a Red Bull. A sessão para o neozelandês foi encerrada mais cedo, após o equipamento apresentar um problema no motor.

Enquanto a Red Bull pondera sobre o seu futuro, é importante comparar a performance de Lawson nos dois carros.

Em Fiorano…

A Pirelli também segue tentando melhorar os pneus de chuva e uma demanda dos testes é desenvolver soluções para os compostos de chuva extrema e intermediários. Com o tempo firme em Fiorano e sem ameaça de chuva, o sistema de irrigação artificial foi acionado na pista da Ferrari. Oliver Bearman completou algumas voltas em pista seca, mas o objetivo era usar os pneus de pista molhada. O britânico passou o resto da sessão enfrentando as condições de chuva, chegando à marca de 167 voltas.

A Pirelli conduzirá mais alguns testes ao longo deste ano. A fornecedora de pneus começará a trabalhar com os protótipos dos pneus de 2026, a primeira sessão avaliativa deles acontece entre os dias 17 e 18 de setembro, em Barcelona com a Aston Martin.

Os testes dos pneus de 2025 voltam entre os dias 1 e 2 de outubro em Magny-Cours.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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