George Russell venceu o GP da Bélgica, após um duelo bem acirrado com Lewis Hamilton. No entanto, após o carro passar pela inspeção padrão depois do encerramento da prova, identificaram que o equipamento estava abaixo do peso mínimo estipulado pelo regulamento. O britânico corre risco de desclassificação.
Nas verificações identificaram que o carro ainda tinha combustível e ao ser drenado o peso do carro estava na casa de 798 kg, caiu para 796,5 kg, ficando abaixo por 1,5 kg.
“Após a corrida, o carro número 63 foi pesado e seu peso era de 798,0 kg, que é o peso mínimo exigido pelo Artigo 4.1”, afirmaram em documento publicado pela FIA.
“Depois disso, o combustível foi drenado do carro e 2,8 litros de combustível foram removidos. O carro não havia sido totalmente drenado de acordo com o procedimento de drenagem. O carro foi pesado novamente nas balanças interna e externa da FIA e o peso foi de 796,5 kg. A calibração das balanças interna e externa foi confirmada e testemunhada pelo competidor”.
“Como esse valor está 1,5 kg abaixo do peso mínimo exigido no Artigo 4.1 do TR, que também deve ser respeitado em todos os momentos da competição, estou encaminhando essa questão aos Comissários para sua consideração”, observou Jo Bauer, delegado técnico da FIA.