AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Com carro abaixo do peso mínimo, Russell é desclassificado e perde vitória obtida no GP da Bélgica

Após carro passar por inspeção, FIA identifica que o W15 estava fora do peso estipulado para o equipamento

George Russell venceu o GP da Bélgica, após um duelo bem acirrado com Lewis Hamilton travado até a última volta da corrida. Porém, após o encerramento da corrida, o equipamento passou pela inspeção padrão e os fiscais da FIA identificaram que o carro estava fora do peso mínimo estipulado pelo regulamento.

Nas inspeções identificaram que o carro ainda tinha combustível que precisava ser drenado. Quando o processo foi realizado, retirando 2,8 litros do carro de Russell, a pesagem acusou que o equipamento do piloto estava com 796,5 kg, ficando abaixo por 1,5 kg do valor estipulado em regulamento (798 kg).

O carro precisa estar em conformidade com o regulamento em todas as fases da prova, desta forma Russell perde a sua terceira vitória na Fórmula 1.

Ao final da prova, quando identificaram a transgressão, um representante da Mercedes foi ouvido, assim como os funcionários da FIA.

Através de documento publicado pela FIA: “O carro 63 foi pesado nas balanças interna e externa da FIA com ambas as balanças apresentando o mesmo resultado de 796,5 kg. A calibração de ambas as balanças foi confirmada e presenciada pelo competidor”.

“Durante a audiência o representante da equipe confirmou que a medição está correta e que todos os procedimentos exigidos foram realizados corretamente. A equipe reconheceu que não houve circunstâncias atenuantes e que se tratou de um erro genuíno da equipe”.

“Os Comissários determinaram que o Artigo 4.1 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 da FIA foi violada e, portanto a pena padrão para tal violação precisa ser aplicada”.

“Lembra-se aos concorrentes que tem o direito de recorrer de certas decisões dos Comissários, de acordo com o Artigo 15 do Código Esportivo Internacional da FIA e o Capítulo 4 das Regras Judiciais e Disciplinares da FIA dentro dos prazos aplicáveis.”

As decisões dos Comissários são tomadas independentemente da FIA e baseiam-se exclusivamente nos regulamentos, diretrizes e evidências relevantes apresentadas.”

Com a desclassificação de Russell, Lewis Hamilton é promovido para a primeira posição, se tornando o primeiro piloto, além de Max Verstappen na temporada 2024 a repetir uma vitória. Hamilton crava a 105ª vitória da carreira. O piloto britânico batalhou até o final com Russell pela posição e teria cruzado a linha de chegada à frente, se a estratégia aplicada para o companheiro de equipe, não tivesse se sobressaído no final da prova.

Russell apostou em apenas uma parada, a escolha funcionou para o seu ritmo de corrida.

Oscar Piastri assume a segunda posição, acompanhado por Charles Leclerc. Max Verstappen é promovido para o quarto lugar e assim fatura mais pontos, o mesmo acontece com Lando Norris. Daniel Ricciardo que foi o décimo primeiro colocado, entra na zona de pontuação com a Racing Bull, capitalizando mais um ponto para o time.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo