ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Antonelli converte mais uma pole em vitória e domina GP de Miami

Italiano conquista terceira vitória consecutiva, com forte desempenho no domingo. Norris e Piastri completam pódio em corrida marcada por erro que custou um resultado melhor de Leclerc

O GP de Miami disputado neste domingo (03) foi realizado em pista seca após a decisão da FIA de antecipar a largada, buscando uma janela climática mais favorável. A medida se mostrou acertada, já que a corrida transcorreu sem atrasos. Andrea Kimi Antonelli, que havia conquistado a pole no sábado, confirmou o bom momento ao transformar a posição de honra em vitória. Foi o terceiro triunfo consecutivo do italiano — e também o terceiro na Fórmula 1.

Para chegar ao resultado, Antonelli precisou reagir após mais uma largada complicada. Mesmo perdendo um pouco de terreno nos primeiros metros, o piloto da Mercedes se recuperou ao longo da prova, aproveitando o forte ritmo do carro para avançar no pelotão e evitar tanto uma nova vitória da McLaren quanto o primeiro triunfo da Ferrari na temporada. O italiano também precisou reagir ao movimento de uma prova estratégica e do trabalho dos adversários, enquanto buscava retomar a liderança. Ao conseguir a ponta na volta 29 não saiu mais de lá.

Lando Norris foi quem mais se aproximou de ameaçar o italiano, mas acabou tendo que administrar o ritmo nas voltas finais, cruzando a linha de chegada na segunda colocação — seu primeiro pódio desde Abu Dhabi 2025, quando conquistou o título.

O pódio foi completado por Oscar Piastri, que protagonizou uma ultrapassagem decisiva sobre Charles Leclerc nos metros finais da corrida. George Russell terminou na quarta posição após uma longa disputa com Max Verstappen, beneficiando-se também de um erro do piloto da Ferrari na parte final da prova.

Verstappen fechou o top-5. A Red Bull tentou uma estratégia alternativa para levá-lo ao pódio, que poderia ter dado resultado em caso de uma nova intervenção do Safety Car, o que não se concretizou.

Charles Leclerc, que chegou a disputar as primeiras posições, terminou apenas em sexto. Além de ser superado por Piastri, o monegasco cometeu um erro que lhe custou mais posições no fim.

Lewis Hamilton foi o sétimo com o outro carro da Ferrari, em uma corrida discreta no pelotão intermediário. Franco Colapinto foi um dos destaques positivos do dia, sustentando um bom desempenho com a Alpine e garantindo pontos após o abandono de Pierre Gasly.

Carlos Sainz e Alexander Albon completaram o top-10, assegurando pontos importantes para a equipe.

A Fórmula 1 agora entra em uma pausa de duas semanas antes da próxima etapa, o GP do Canadá, marcado para o dia 24 de maio.

Saiba como foi o GP de Miami

Andrea Kimi Antonelli faturou a pole no sábado, reestabelecendo o poder da Mercedes em pista. No entanto, o italiano ainda não fez boas largadas neste ano e para dificultar ainda mais o processo o jovem competidor dividirá a primeira fila com Max Verstappen.

Após a disputa da classificação, Isack Hadjar foi desclassificado por uma irregularidade no assoalho, o competidor foi enviado para o final do grid. No entanto, já que o francês já tinha perdido a 9ª posição para largada, a Red Bull optou por introduzir uma nova unidade de potência – com as alterações o competidor foi encaminhado aos boxes.

Todos os pilotos atrás de Hadjar ganharam uma posição.

O GP de Miami foi antecipado, por conta das questões climáticas e a chance de chuva que aumentará com o avançar da tarde. Quando a prova foi iniciada a temperatura na pista estava na casa dos 35 °C, com 26 °C no ambiente.

Todos os pilotos iniciaram a corrida usando pneus médios novos, com exceção de Hadjar que largou com um jogo de pneus duros. Se a pista seguir seca até o final, a estratégia de apenas uma parada é a mais rápida para completar o evento. Os pneus em Miami costumam oferecer uma boa durabilidade, dando para ir com os compostos médios até a metade da prova.

Ao apagar das luzes, Antonelli ficou mais uma vez e foi ultrapassado por Charles Leclerc. O italiano espalhou na pista, enquanto Max Verstappen foi parar na 9ª colocação, após o neerlandês rodar na passagem pela segunda curva. Com essa movimentação, Antonelli era o segundo colocado, seguido por Lando Norris e Oscar Piastri. Ao longo da primeira volta, os pilotos espalhavam na pista, indo um pouco além dos limites de pista.

No início do segundo giro, Verstappen e Albon disputavam pela 9ª colocação, sendo pressionado não apenas pela dupla da Williams, como por Pierre Gasly. Nico Hülkenberg foi aos boxes para substituir a asa dianteira, por conta de um toque com a Williams, que danificou o seu carro.

Na sequência, Lawson foi superado por Verstappen, dando uma folga ao tetracampeão mundial da pressão que sofria dos adversários. Colapinto era investigado pela direção de prova, por conta do incidente que se envolveu com Lewis Hamilton na curva 11, o argentino tinha se tornado o 7° colocado, mas se chocou com o heptacampeão mundial na decisão pela posição.

Com 4 votas, os dez primeiros eram: Leclerc, Antonelli, Norris, Russell, Piastri, Hamilton, Colapinto, Verstappen, Lawson e Albon. Verstappen era o piloto que tinha mais perdido posições, enquanto Alexander Albon ganhou cinco desde a largada e Hadjar seis. Russell já tinha superado Piastri, enquanto na volta seguinte foi a vez de Antonelli recuperar a liderança da prova por superar Leclerc.

O duelo entre Antonelli e Leclerc seguia ao longo do 5° giro, apesar do italiano ter realizado a ultrapassagem, o monegasco recuperou a ponta. Foi um momento oportuno já que o Safety Car pintou na pista, com o abandono de Isack Hadjar e Pierre Gasly. Apesar do abandono duplo, em nada um incidente tinha relação com o outro. Gasly foi acertado por Liam Lawson e capotou na pista, ficando preso na barreira de pneus. O francês, por sua vez, bateu sozinho, por conta dos pneus duros frios, combinados com a pista que também estava com temperaturas amenas.

Verstappen aproveitou a neutralização da corrida para ir aos boxes e mudar a sua estratégia. O neerlandês aproveitou o momento para instalar um jogo de pneus duros novos. Valtteri Bottas também trocou os seus pneus, para apostar nos compostos macios.

Durante o nono giro, Lawson e Hülkenberg entraram para lista de abandonos do GP de Miami. Desta forma o grid já não contava mais com a participação de quatro competidores.

Antes da relargada, os dez primeiros eram: Leclerc, Norris, Antonelli, Russell, Piastri, Hamilton, Colapinto, Albon, Sainz e Bearman. O ritmo normal da corrida foi reestabelecido no início da volta 12, com o monegasco controlando a relargada, para não perder a ponta e ser pressionado por Norris. Ao chegar na primeira curva, Russell perdeu a posição novamente para Piastri, enquanto era pressionado por Hamilton. Um pouco mais atrás, foi a vez de Pérez derrotar Bortoleto e se tornar o 13° colocado.

Verstappen que estava com um ritmo diferente, por conta dos pneus duros, passou Bortoleto e Lindblad, avançando para 12ª colocação, mas para Pérez a situação era inversa, com o mexicano ficando mais uma vez atrás de Bortoleto.

Na ponta, Norris deixou Leclerc para se resolver com Antonelli e saltou para ponta. O britânico rapidamente colocou 1s5 no segundo colocado. Por outro lado, o piloto da Ferrari precisava de uma posura mais aguerrida para brigar com Antonelli em pista, mas o competidor da Mercedes neste momento da 14ª/15ª volta, tinha uma performance superior.

Verstappen surgiu no top-10, após ultrapassagem em Bearman. O neerlandês era investigado pela direção de prova por não seguir os procedimentos de corrida. Além dele, Alonso, Ocon e Albon eram analisados por infração em bandeira amarela.

A disputa seguida, com Leclerc precisando lidar com Piastri. O piloto da McLaren tentava se aproximar do pódio, não deixando o piloo da Ferrari ficar confortável me nenhum momento da prova.

Com 21 voltas Russell recorreu aos boxes para realizar a subtituição dos pneus médios. Os dez primeiros eram: Norris, Antonelli, Leclerc, Piastri, Hamilton, Verstappen, Colapinto, Sainz, Albon e Bearman. O piloto da Red Bull já tinha se livrado do piloto argentino da Alpine para ocupar a 6ª colocação.

Leclerc foi chamado aos boxes na volta seguinte, a Ferrari acabou devolvendo o monegasco atrás de Russell. Neste momento a possibilidade de chuva surgia, podendo embaralhar a corrida com os pilotos trabalhando dentro da janela de paradas.

Enquanto os outros competidores aguardavam a chuva, Russell e Leclerc remavam pelo grid realizando ultrapassagens nos pilotos que estavam com os compostos do início da corrida. O britânico era o 8° colocado, com o monegasco em 9°, com Verstappen ocupando a 5ª posição.

A ameaça de chuva continuava, mas como ela ainda não tinha caido, Antonelli fez a sua troca de pneus e retornou ao traçado na 5ª colocação. Hamilton foi ultrapassado por Verstappen, com o piloto da Red Bull se tornando o 3° colocado.

Com apenas algumas gotas, o curso da corrida seguida normalmente. Norris também parou, assim como Hamilton e Albon. O piloto da McLaren acabou superado pelo italiano da Mercedes, mas o britânico estava imediatamente atrás. Antonelli perseguia Verstappen – que estavana liderança, com o campeão de 2025 em seu encalço.

Na volta 29, Antonelli se livrou de Max e rapidamente conseguiu colocar um segundo de diferença para Verstappen. O neerlandês apesar de contar com pneus duros, estava com um composto que já tinha 23 voltas, enquanto o dos rivais eram novos. Neste cenário favorável para Antonelli e Norris, o piloto da Red Bull acabou ultrapassado por ambos.

Cheagando na volta 31, os dez primeiros eram: Antonelli, Norris, Verstappen, Colapinto, Leclerc, Russell, Piastri, Hamilton, Ocon e Bortoleto. O monegasco que construiu a aproximação em Russell, concluiu a ultrapassage e se tornou o 5° colocado. Neste momento da corrida Gabriel Bortoleto erao piloto que tinha ganhado mais posições e fazia parte do top10, mas o brasileiro seguia com os pneus do começo da corrida.

A diferença de pneus também falava mais alto na briga Russell e Piastri. Embora os carro atuais permitam a retomada da posição, o australiano conseguiu se posicionar à frente do piloto da Mercedes, ficando com a 5ª colocação.

Restando 17 voltas para o final, Norris já tinha se aproximado de Antonelli, com o britânico buscando a possibilidade de vencer por uma segunda vez no fim de semana. Pela on-board do carro do italiano era possível ver um plástico grudado na asa traseira, o competidor já tinha reclamado a instabilidade da traseira do carro, fazendo o piloto perder um pouco de ritmo.

Restando nove voltas para o final, Verstappen e Leclerc travavam um duelo intenso pela terceira colocação. Apesar do neerlandês tentar resistir, a diferença de pneus agora é uma desvantagem para o final da corrida do monegasco. Pouco depois da ultrapassagem do monegasco, Piastri também fez a manobra para cima do rival e avançou para 4ª colocação.

Para fechar a prova, Russell foi para cima de Verstappen, apesar da pouca diferença de pneus do piloto da Mercedes para o da Red Bull, o neerlandês mais uma vez optou por fazer a defesa de posição e não facilitar para o adversário.

Na penúltima volta, Russell superou Verstappen, enquanto Piastri também conseguiu surpreender Leclerc e se tornar o terceiro colocado, encaixando o segundo carro da McLaren no pódio.

Antonelli recebeu a bandeirada na ponta, cruzando a linha de chegada com mais de 3s2 vantagem para Norris. Leclerc ainda protagonizou um final drâmatico, perdendo o controle do carro e extravasando os limites de pista ao ficar sem pneus. O monegasco teve o azar de fechar a corrida na sexta colocação, após brigar por um pódio.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading