AutomobilismoBlogColunistasDestaquesFórmula 1Post

Andrea Stella diz que vitória de Norris reforça confiança da McLaren na briga pelo título de pilotos

Após quatro etapas sem vitórias, a McLaren volta a vencer com Norris e chega às últimas corridas com otimismo renovado, segundo Stella

A McLaren ainda tem quatro etapas pela frente — incluindo duas corridas Sprint — na luta pelo título de pilotos. No GP da Cidade do México, a equipe voltou a vencer com Lando Norris, quebrando uma sequência de quatro corridas sem triunfos de nenhum de seus pilotos. Para o chefe de equipe, Andrea Stella, o resultado trouxe um impulso de confiança: “A confiança em termos de campeonato aumentou”.

Nos últimos eventos a McLaren foi muito questionada sobre estar focada em 2026, enquanto os seus pilotos disputam o título da temporada. Além disso, nesta últimas corridas a equipe perdeu pontos preciosos, principalmente com Max Verstappen ganhando força com as suas vitórias e se aproximando de Lando Norris e Oscar Piastri. A própria conquista do título de Construtores foi adiada por conta de decisões de pista.

A sexta vitória de Norris no campeonato, colocou o britânico na liderança do campeonato de pilotos pela primeira vez desde abril, ficando apenas um ponto à frente do companheiro de equipe, enquanto o australiano está separado por apenas 36 pontos de Max Verstappen.

“A confiança em termos do campeonato aumentou”, disse Stella após a 13ª vitória da McLaren na temporada. “Aumentou porque provamos que temos um carro capaz de vencer corridas e, em algumas condições, dominar corridas. Este é o fator mais importante para colocar Lando e Oscar em condições de lutar pelo Campeonato de Pilotos. Não acho que seja uma questão de matemática.”

“Acho que se trata de competitividade. E era importante confirmar essa competitividade. E acho que, mesmo no que diz respeito ao Oscar, mesmo tendo perdido alguns pontos para o Verstappen, o Oscar aprendeu muito com este fim de semana.”

O fim de semana no México foi marcado por um forte desempenho por parte de Lando Norris, que cruzou a linha de chegada com mais de 30 segundos de vantagem para o segundo colocado. Max Verstappen faturou mais um pódio, enquanto Oscar Piastri fez uma corrida para terminar na 5ª colocação, após os problemas enfrentados ao longo de todo o evento – em reação as questões vinculadas a baixa aderência.

“E esse é um tipo de investimento que você faz para garantir que seja competitivo em todas as condições na parte final da temporada. Então, no geral, nós, equipe e pilotos, definitivamente saímos deste fim de semana encorajados e otimistas para a parte final da temporada.”

Nos últimos eventos a McLaren alertou todos sobre o problema de cometer erros nas corridas, mas foi um período duro para o time. Com Verstappen vencendo, a diferença que era de 104 pontos caiu para apenas 40 nos Estados Unidos. Norris que disputa o título contra o seu companheiro de equipe, também conseguiu reduzir a diferença para Piastri e assumir a liderança do campeonato no México.

“Acho que, quando olhamos para os últimos anos de Lando, vimos um fim de semana com esse nível de domínio também em outros locais. Assim como no ano passado, acho que vimos isso em Zandvoort”, acrescentou Stella.

“Vimos isso em Singapura. Então, acho que não é a primeira vez que Lando exibe performances desse nível. Ele foi muito convincente. Acho que ele foi essencialmente o mais rápido em todas as sessões. Ele conseguiu capitalizar o desempenho e a potência do carro.”

“De certa forma, essas condições especiais de baixa aderência se encaixam perfeitamente em sua maneira natural de extrair tempo de volta, o que é quase o oposto das características de Oscar. Acho que isso só vai fortalecer a confiança do Lando e será importante para as últimas quatro corridas. Mas acho que tanto o Lando quanto o Oscar chegam às últimas quatro corridas com motivos para estarem confiantes”, seguiu.

Nas últimas corridas, a McLaren foi acusada por favorecer Norris em suas decisões internas e permitir a aproximação do britânico em seu companheiro de equipe. O final da corrida do México foi marcado por algumas vaias para Norris, que em resposta afirmou que “ignoraria tudo isso”.

Os fãs têm demonstrado certo apoio para Piastri, depois da decisão que a McLaren tomou em Monza, quando cometeram um erro no pit-stop de Norris e com isso o australiano ganhou a posição do companheiro de equipe. Aqueles pontos agora fazem falta para o australiano.

Depois disso, foram várias corridas duras para Piastri, incluindo o abandono no GP do Azerbaijão, assim como a batida com Norris na Sprint dos Estados Unidos que tirou os dois da corrida. No GP do México ele não conseguiu a performance deseja, tornando tudo mais complicado.

A McLaren se concentrará nas próximas corridas para extrair o máximo de desempenho do carro para que os dois pilotos tenham condições de brigar pelo título.

“E acho que a equipe também chega às últimas quatro corridas com mais conhecimento sobre como extrair desempenho do carro de forma consistente. Porque nas últimas corridas antes do México, às vezes deixamos algum desempenho nos boxes.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading