Este foi mais um fim de semana desafiador para Oscar Piastri, o australiano não conseguiu disputar a pole e terminou a prova na quinta colocação, perdendo a liderança do Campeonato de Pilotos para o companheiro de equipe. O australiano admitiu que precisou “pilotar o carro de forma muito diferente nos últimos fins de semana” e não conseguiu acompanhar o ritmo do britânico, que venceu de ponta a ponta e reassumiu a liderança da temporada.
Desde o início das atividades do fim de semana, Piastri enfrentou muita dificuldade para guiar o carro no México. O competidor não conseguia fazer voltas rápidas limpas nos treinos livres e isso refletiu no resultado da sua classificação no sábado. No entanto, essa não é a primeira vez que Piastri sofre em circuitos com baixa aderência, no ano passado no México, o competidor ficou preso no Q1. Esse foi um evento em que vários pilotos lutaram com este mesmo problema ao longo do fim de semana – como foi o caso de Max Verstappen.
Depois da largada, Piastri que largou da 7ª colocação, perdeu posições e caiu para o 9° lugar. O competidor passou parte da corrida brigando com Yuki Tsunoda para conseguir uma ultrapassagem e depois precisou batalhar com a dupla da Mercedes. A escolha estratégica fez com que ele superasse George Russell e Andrea Kimi Antonelli, mas não conseguiu derrotar Oliver Bearman.
Nos últimos dias, muito se falou sobre Piastri estar com falta de confiança para guiar, mas sobre isso, o piloto comentou:
“Acho que as últimas corridas foram surpreendentes em termos de ritmo. Acho que houve… temos algumas evidências de onde está o ritmo e o que fazer, mas tive que pilotar o carro de forma muito diferente nos últimos fins de semana, o que, quando ele estava funcionando bem nas últimas 18 [corridas], é um pouco difícil de entender. Tentamos algumas coisas hoje e vamos ver se é isso que estávamos procurando.”
Piastri vem enfrentando certa dificuldade nas últimas corridas, além disso, por escolhas da McLaren, o competidor perdeu pontos importantes. O australiano terminou a corrida separado por 42 segundos de Norris, dessa forma, ele deixa o México perdendo a liderança do campeonato pela diferença de um ponto.
“Foi uma Curva 1 complicada. Acho que os caras da frente bateram na grama ou em um pedaço de terra e eu era o carro logo atrás, então, quando bati, perdi muita aderência e saí da pista, perdendo algumas posições ali.”
“Foi uma pena, mas acho que a recuperação depois disso foi razoável, só que muito difícil de ultrapassar. Fizemos o nosso melhor.”
Lando Norris retakes the lead after a dominant win 🔃
It’s certainly close at the top! 👀#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/xAm00ot5SZ
— Formula 1 (@F1) October 26, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.