A Alpine confirmou a substituição de Jack Doohan por Franco Colapinto, nesta quarta-feira (07). O argentino retorna para a Fórmula 1 no GP da Emilia-Romagna, próxima rodada do campeonato.
Colapinto está confirmado ao menos para as próximas cinco etapas do campeonato. A alteração acontece horas após a Alpine confirmar a saída imediata de Oliver Oakes, enquanto o conselheiro executivo Flavio Briatore assume a função de chefe de equipe.
Doohan atuava como piloto reserva, até receber a chance de se tornar titular ao final do último campeonato. O australiano assumiu o carro da Alpine em Abu Dhabi, ocupando o assento deixado por Esteban Ocon, liberado do time no último evento do calendário.
Após começar o campeonato de 2025, Doohan enfrentou vários problemas e cometeu alguns erros. No entanto, o piloto assumiu a vaga já pressionado, com um contrato curto apenas para as primeiras etapas do ano. Como o desempenho não correspondeu ao esperado, Colapinto ganha a oportunidade pelos próximos eventos.
Flavio Briatore foi atrás do argentino, para tê-lo na equipe como um dos reservas. O trabalho realizado pela Williams ao final da temporada 2024 chamou a atenção, apesar de alguns erros em São Paulo e Las Vegas. O novato não conseguiu uma vaga no time britânico, pois a Williams já tinha se comprometido com Carlos Sainz para o ano seguinte, então aceitou ceder o argentino para o time rival.
“Como parte de uma avaliação contínua de sua dupla de pilotos, a equipe decidiu rotacionar uma de suas vagas de corrida para as próximas cinco etapas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2025”, disse um comunicado da Alpine.
“A Alpine anuncia, portanto, que Franco Colapinto fará dupla com Pierre Gasly no Grande Prêmio da Emília-Romanha, antes de uma nova avaliação antes do Grande Prêmio da Grã-Bretanha em julho.”
“Jack Doohan continua sendo uma parte essencial da equipe e será o piloto reserva titular por esse período.”
Após o GP de Miami, Doohan recebeu um comunicado da equipe, alertando sobre a substituição imediata. No evento nos Estados Unidos, o australiano bateu logo depois da largada com Liam Lawson e foi forçado a abandonar.
Não foi apenas a performance – ou falta dela – em Miami que fez o time tomar a decisão, o acidente no Japão, durante os treinos livres também chamou a atenção – pois o piloto bateu sozinho ao esquecer de fechar o DRS para entrar na curva 1.
Desde antes do início do campeonato, a vaga de Doohan já era contestada. Vários rumores surgiram quando em janeiro a Alpine fechou com Colapinto.
“Em primeiro lugar, quero agradecer à equipe por me dar a oportunidade de pilotar competitivamente nas próximas cinco corridas. Vou trabalhar duro com o time para me preparar para a próxima corrida em Ímola e para a próxima rodada tripla, que sem dúvida será intensa e um grande desafio para todos. Mantive-me centrado e estou o mais preparado possível com o programa de testes de apoio à corrida da equipe, bem como no simulador em Enstone. Farei o meu melhor para me atualizar rapidamente e dar o meu máximo para entregar os melhores resultados possíveis ao lado do Pierre”, comentou Colapinto.
Doohan disse: “Estou muito orgulhoso de ter realizado meu sonho de ser um piloto profissional de Fórmula 1 e serei eternamente grato à equipe por me ajudar a realizar esse sonho. Obviamente, este último capítulo é difícil para mim, porque, como piloto profissional, naturalmente quero correr.”
“Dito isso, aprecio a confiança e o comprometimento da equipe. Temos objetivos de longo prazo a serem alcançados como equipe e continuarei a me esforçar ao máximo para ajudar a alcançá-los. Por enquanto, vou manter a cabeça baixa, continuar trabalhando duro, assistir com interesse às próximas cinco corridas e continuar perseguindo meus próprios objetivos pessoais.”
Flavio Briatore, consultor executivo da Alpine, acrescentou: “Depois de analisar as corridas de abertura da temporada, tomamos a decisão de colocar Franco no carro ao lado de Pierre nas próximas cinco corridas.”
“Com o grid tão equilibrado este ano, e com um carro competitivo, que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, estamos em uma posição em que vemos a necessidade de mudar a nossa formação. Também sabemos que a temporada de 2026 será importante para a equipe e ter uma avaliação completa e justa dos pilotos nesta temporada é a decisão certa para maximizar nossas ambições no próximo ano”, seguiu.
Continuamos apoiando o Jack na equipe, pois ele tem atuado de forma muito profissional em sua função de piloto de corrida até agora nesta temporada. As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente e, após esse período, avaliaremos nossas opções.
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