AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Alpine troca Doohan por Colapinto para as próximas cinco corridas da F1 2025

Como os rumores apontavam, Franco Colapinto assume carro da Alpine durante o GP da Emilia-Romagna

A Alpine confirmou a substituição de Jack Doohan por Franco Colapinto, nesta quarta-feira (07). O argentino retorna para a Fórmula 1 no GP da Emilia-Romagna, próxima rodada do campeonato.

Colapinto está confirmado ao menos para as próximas cinco etapas do campeonato. A alteração acontece horas após a Alpine confirmar a saída imediata de Oliver Oakes, enquanto o conselheiro executivo Flavio Briatore assume a função de chefe de equipe.

Doohan atuava como piloto reserva, até receber a chance de se tornar titular ao final do último campeonato. O australiano assumiu o carro da Alpine em Abu Dhabi, ocupando o assento deixado por Esteban Ocon, liberado do time no último evento do calendário.

Após começar o campeonato de 2025, Doohan enfrentou vários problemas e cometeu alguns erros. No entanto, o piloto assumiu a vaga já pressionado, com um contrato curto apenas para as primeiras etapas do ano. Como o desempenho não correspondeu ao esperado, Colapinto ganha a oportunidade pelos próximos eventos.

Flavio Briatore foi atrás do argentino, para tê-lo na equipe como um dos reservas. O trabalho realizado pela Williams ao final da temporada 2024 chamou a atenção, apesar de alguns erros em São Paulo e Las Vegas. O novato não conseguiu uma vaga no time britânico, pois a Williams já tinha se comprometido com Carlos Sainz para o ano seguinte, então aceitou ceder o argentino para o time rival.

“Como parte de uma avaliação contínua de sua dupla de pilotos, a equipe decidiu rotacionar uma de suas vagas de corrida para as próximas cinco etapas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2025”, disse um comunicado da Alpine.

“A Alpine anuncia, portanto, que Franco Colapinto fará dupla com Pierre Gasly no Grande Prêmio da Emília-Romanha, antes de uma nova avaliação antes do Grande Prêmio da Grã-Bretanha em julho.”

“Jack Doohan continua sendo uma parte essencial da equipe e será o piloto reserva titular por esse período.”

Após o GP de Miami, Doohan recebeu um comunicado da equipe, alertando sobre a substituição imediata. No evento nos Estados Unidos, o australiano bateu logo depois da largada com Liam Lawson e foi forçado a abandonar.

Não foi apenas a performance – ou falta dela – em Miami que fez o time tomar a decisão, o acidente no Japão, durante os treinos livres também chamou a atenção – pois o piloto bateu sozinho ao esquecer de fechar o DRS para entrar na curva 1.

Desde antes do início do campeonato, a vaga de Doohan já era contestada. Vários rumores surgiram quando em janeiro a Alpine fechou com Colapinto.

“Em primeiro lugar, quero agradecer à equipe por me dar a oportunidade de pilotar competitivamente nas próximas cinco corridas. Vou trabalhar duro com o time para me preparar para a próxima corrida em Ímola e para a próxima rodada tripla, que sem dúvida será intensa e um grande desafio para todos. Mantive-me centrado e estou o mais preparado possível com o programa de testes de apoio à corrida da equipe, bem como no simulador em Enstone. Farei o meu melhor para me atualizar rapidamente e dar o meu máximo para entregar os melhores resultados possíveis ao lado do Pierre”, comentou Colapinto.

Doohan disse: “Estou muito orgulhoso de ter realizado meu sonho de ser um piloto profissional de Fórmula 1 e serei eternamente grato à equipe por me ajudar a realizar esse sonho. Obviamente, este último capítulo é difícil para mim, porque, como piloto profissional, naturalmente quero correr.”

“Dito isso, aprecio a confiança e o comprometimento da equipe. Temos objetivos de longo prazo a serem alcançados como equipe e continuarei a me esforçar ao máximo para ajudar a alcançá-los. Por enquanto, vou manter a cabeça baixa, continuar trabalhando duro, assistir com interesse às próximas cinco corridas e continuar perseguindo meus próprios objetivos pessoais.”

Flavio Briatore, consultor executivo da Alpine, acrescentou: “Depois de analisar as corridas de abertura da temporada, tomamos a decisão de colocar Franco no carro ao lado de Pierre nas próximas cinco corridas.”

“Com o grid tão equilibrado este ano, e com um carro competitivo, que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, estamos em uma posição em que vemos a necessidade de mudar a nossa formação. Também sabemos que a temporada de 2026 será importante para a equipe e ter uma avaliação completa e justa dos pilotos nesta temporada é a decisão certa para maximizar nossas ambições no próximo ano”, seguiu.

Continuamos apoiando o Jack na equipe, pois ele tem atuado de forma muito profissional em sua função de piloto de corrida até agora nesta temporada. As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente e, após esse período, avaliaremos nossas opções.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo