Mais uma vez os abusos que acontecem online geram pauta para uma discussão. A Alpine realizou uma manifestação, por conta dos ataques sofridos por Jack Doohan e seus familiares nos últimos dias. Por nota a equipe reforçou o seu posicionamento condenado a atitude que diversas pessoas tiveram.
Recentemente, um perfil no X (antigo Twitter) tem ganhado notoriedade por fabricar notícias falsas relacionadas ao mundo da Fórmula 1. Intitulado FormulaFakers, o perfil publicou montagens — já deletadas — que simulavam uma declaração de Mick Doohan, pai de Jack Doohan e multicampeão de motociclismo, supostamente zombando do acidente de Franco Colapinto com a Alpine durante a classificação para o GP da Emilia-Romagna.
A repercussão do twitte colaborou para que o piloto e seus familiares recebessem ataques nas redes, levando o australiano a fazer uma publicação em seu perfil oficial no Instagram.
“Como vocês podem ver claramente, a história que circula acima é completamente falsa. Foi inventado por fãs argentinos que tentaram retratar a mim e a minha família de forma negativa. Eles editaram o conteúdo original para fazer parecer que foi meu pai quem publicou, o que é totalmente falso”, comentou Doohan.
“Por favor, pare de assediar a minha família. Não pensei que chegaria a esse ponto.”
Em seu perfil Doohan ainda divulgou o perfil envolvido, que iniciou a circulação desses comentários. Pouco depois Doohan esclareceu que não eram argentinos que tinham realizado as publicações.
“A fonte não é argentina. No entanto, vários veículos de comunicação argentinos noticiaram falsamente a imagem fabricada que desencadeou os abusos online contra a minha família.”
A Alpine então fez uma publicação em apoio ao seu piloto reserva: “Como uma equipe de F1, acreditamos que temos a sorte de fazer parte de um esporte global que evoca grande paixão e emoções, com uma comunidade crescente de fãs que acompanham com entusiasmo cada movimento de seus pilotos favoritos, seja uma ultrapassagem corajosa na pista ou o estilo de roupa que eles exibem quando chegam ao paddock”.
“Incentivamos todos a lembrar que por trás da viseira desses atletas super-humanos há uma pessoa. Um indivíduo com sentimentos, família, amigos e entes queridos. Como equipe, não podemos tolerar o abuso online e solicitamos urgentemente que todos os fãs desses esportes que amamos sejam gentis e respeitosos”, finalizou a equipe.
TEAM STATEMENT pic.twitter.com/MSt0Bq4jR6
— BWT Alpine Formula One Team (@AlpineF1Team) May 19, 2025
A Alpine optou por substituir Doohan por Franco Colapinto, o argentino estreou com o time francês neste último fim de semana, durante o GP da Emilia-Romagna.
Esse não é o primeiro episódio de abusos online, na Indy também aconteceu algo muito parecido, envolvendo na época a equipe Juncos, assim como Agustin Canapino e Théo Pourchaire, sendo mais um episódio preocupante.
No entanto, com a expansão das redes sociais e também de perfis falsos, é comum ver a disseminação de ódio e os múltiplos problemas que isso gera na comunidade. Mesmo discutindo assuntos como saúde mental, esse tipo de manifestação descabida segue acontecendo nas redes, mas só piora quando vem de algo que foi pré-fabricado já com segundas intenções.
Muitos se esquecem que a mensagem ao ser transmitida não chegará nos outros da forma como se espera, cada um absorve de uma forma e pode ser sim uma fagulha para desencadear vários problemas.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.