Nesta quinta-feira (02) a Alpine confirmou a contratação de David Sanchez para ocupar o cargo de Diretor Técnico Executivo.
Sanchez se une a equipe francesa imediatamente, para supervisionar o departamento técnico. O engenheiro deixou a McLaren após três meses no cargo, Sanchez foi contratado pela equipe ainda em 2023, mas precisou passar por um período de “quarentena” depois de ter se desligado da Ferrari.
Recentemente, Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, afirmou que o engenheiro francês era experiente demais para o cargo que ocuparia na equipe. As partes optaram por romper o contrato, desta forma Sanchez foi liberado para buscar uma nova equipe.
LEIA MAIS: Após três meses atuando no departamento técnico, McLaren confirma saída de Sanchez
David chega ao time francês em um momento que a equipe está novamente tentando encontrar um caminho para se acertar na Fórmula 1. O departamento técnico da Alpine acaba de ser reestruturado, com Ciaron Pilbeam (diretor técnico de desempenho), Joe Burnell (diretor técnico de engenharia) e David Wheater (diretor técnico de aerodinâmica) reportando-se a ele.
A função que Sanchez ocupará foi recém-criada pela equipe, portanto, ele terá a responsabilidade de supervisionar o departamento técnico do time baseado em Estone e terá a responsabilidade geral pelas áreas de desempenho, engenharia e aerodinâmica da equipe.
“Estou entusiasmado com este desafio na Alpine. Estou ansioso para trabalhar novamente em Estone, o lugar onde comecei a minha carreira na Fórmula 1. Esta equipe sempre teve tantas pessoas fantásticas envolvidas e há claramente muito potencial para desbloquear. Temos uma grande tarefa pela frente para melhorar o desempenho em pista e é este tipo de desafio que me motiva. Estou pronto para começar e ansioso para trabalhar novamente com as equipes técnicas de Estone-Viry”, comentou David Sanchez que tem um desafio ainda maior agora para se responsabilizar.
LEIA MAIS: Impulsionados pela saída de Sanchez, McLaren passa por novas alterações internas
Sanchez trabalhou para a equipe francesa em outro momento, quando o time ainda era conhecido por Renault. Foi no início da sua carreira que ele esteve em Estone, em meados de 2005 como aerodinamicista júnior, dois anos depois seguiu para a McLaren. Foi apenas em 2012 que ele se juntou à Ferrari, passando cerca de 10 aos com a equipe italiana, antes de receber uma nova proposta da McLaren.
Coordenando as subdivisões que a Alpine realizou em seu departamento técnico, o francês se reportará diretamente ao chefe de equipe, Bruno Famin.
“Tenho o prazer de receber David de volta a Enstone, onde iniciou a sua carreira em 2005. Esta é uma nomeação fundamental para garantir que estamos otimizando tudo o que fazemos como equipe e nos concentramos nas áreas de desempenho certas. É claro que o desempenho do carro e o caminho de desenvolvimento não avançaram a um ritmo suficiente em relação às nossas ambições como time. Estamos ansiosos para receber David e trabalhar duro juntos para alcançar o sucesso”, comentou Famin.