AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Alpine anuncia saída de Oliver Oakes e Briatore assume interinamente o comando da equipe

Anúncio repentino da Alpine, promove grande mudança interna na equipe francesa

A Alpine anunciou nesta terça-feira (06) a saída de Oliver Oakes do cargo de chefe de equipe, a decisão ocorre, com efeito imediato.

Um comunicado foi divulgado pela equipe informando os novos passos, que incluem Flávio Briatore cobrindo a função de chefe de equipe. O italiano é atualmente o consultor executivo da equipe.

“A Equipe de Fórmula 1 BWT Alpine anuncia que Oliver Oakes renunciou ao cargo de chefe de equipe. O time aceitou sua renúncia com efeito imediato.”

“A partir de hoje, Flavio Briatore continuará como Conselheiro Executivo e também assumirá as funções anteriormente desempenhadas por Oliver Oakes.”

“A equipe gostaria de agradecer a Oliver por seus esforços desde que ingressou no último verão e por sua contribuição para ajudar a equipe a garantir o sexto lugar no Campeonato de Construtores de 2024.”

“A equipe não fará mais comentários.”

O pedido de demissão de Oakes, acontece em um momento que a Alpine passa por uma indefinição, onde o time está planejando a troca de Jack Doohan por Franco Colapinto.

Briatore apoia a mudança, principalmente por ser o italiano que buscou a contratação de Colapinto, quando o argentino ficou sem vaga no grid de 2025 – pois a Williams optou pela contratação de Carlos Sainz.

Oakes assumiu o cargo de chefe de equipe da Alpine em agosto de 2024, após ser escolhido para substituir Bruno Famin do cargo. No entanto, nos últimos anos foram diversos nomes que assumiram o cargo de chefe de equipe da Alpine, mas não duraram muito no cargo.

Flavio Briatore é um nome que desperta reações adversas no mundo da Fórmula 1. Marcado por polêmicas e decisões controversas, o empresário italiano ganhou notoriedade não apenas por sua influência nos bastidores da categoria, mas também por sua ligação direta com o escândalo do “Singapuragate” em 2008, quando a equipe Renault foi acusada de manipular o resultado da corrida em Singapura.

Após ser inicialmente banido do esporte, Briatore teve a decisão anulada pela Justiça francesa e, aos poucos, voltou a se aproximar do paddock. Em 2024, seu retorno ganhou força com o cargo de consultor executivo na Alpine — e, agora, sua influência se consolida com a saída de Oliver Oakes e a assunção de novas responsabilidades dentro da equipe.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo