Nesta quarta-feira (15) o piloto reserva da Alpine esteve em Magny-Cours, na França para os testes dos pneus de chuva da Pirelli. No próximo ano a Fórmula 1 passa a utilizar em seus carros os pneus de 18 polegadas, desta forma a fornecedora de pneus está realizando os testes necessários dos novos compostos.
Magny-Cours foi escolhida para receber os últimos testes da Pirelli, desta forma a Alpine esteve em pista com Daniil Kvyat, seu piloto reserva para a avaliação dos compostos. O russo completou 91 voltas no circuito. Quase não tiveram a necessidade de umedecer a pista, por conta da chuva. A pista recebeu o GP da França de Fórmula 1 de 1991 até 2008.
The last French Grand Prix at @MagnyCoursTrack was held in 2008 and contained 70 laps. @kvyatofficial and @AlpineF1Team have done 21 more than that today with the 2022 #Fit4F1 18-inch tyres: 91 laps in total, 25 on intermediates and 66 on full wets #F1 #FIA pic.twitter.com/An9ibxpaHr
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) September 15, 2021
Foram 10 sessões de testes e 20 dias de atividade em pista, as atividades começaram em Jerez em fevereiro, com a Ferrari avaliando tanto os pneus de pista seca, quanto os destinados para chuva. Dos dez times do grid, apenas a Williams não participou da atividade, justamente pela necessidade de cortar alguns gastos, destinando o seu foco para o desenvolvimento do carro de 2022.
Alguns times participaram de mais dias de atividades do que outros, mas tudo isso partindo de uma avaliação de cada time e a sua disponibilidade. Para ajudar a Pirelli os times precisam fornecer um dos seus carros com especificações do modelo que será usado no próximo ano, para tentar submeter os compostos com características que eles vão lidar no próximo ano.
LEIA MAIS: SÉRIE CIRCUITOS DA F1: Magny-Cours
A Pirelli já tem alguns dados sobre o desempenho dos pneus de 18 polegadas, pois a Fórmula 2 está fazendo o uso deles, mas coletar dados com os carros de Fórmula 1, servem para o futuro e para o desenvolvimento deste tipo de compostos.
“Estamos muito felizes com o próximo produto, o feedback dos pilotos foi positivo, vamos ver o que acontece com os novos carros porque, como você sabe, desenvolvemos os pneus de 2022 com os carros mula que as equipes forneceram para teste”, disse Mario Isola, chefe da Pirelli na F1.
“Estamos preparando o teste de pós-temporada em Abu Dhabi onde todas as equipes terão a oportunidade de testar a versão final do produto para o próximo ano e obter informações importantes e é onde estamos no momento.”
Escute o nosso podcast sobre o GP da Itália com Convidados
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!