Na classificação realizada no sábado (17) Yuki Tsunoda bateu durante o Q1 e danificou toda a parte traseira do carro #22, o japonês já largaria da última posição já que não completou uma volta cronometrada na sessão, mas após os reparos que foram feitos no carro, o piloto também recebeu algumas punições.
Tsunoda se perdeu na chicane Variante Alta, o circuito de Ímola demanda muita técnica. Como o piloto já conhecia o circuito, pois realizou testes lá para a sua preparação, acreditava-se que ele teria um desempenho melhor na pista. A batida de Tsunoda provocou uma bandeira vermelha na sessão, para a remoção do seu carro.
“He’s okay, but the car is not”
Yuki Tsunoda will have ground to make up on Sunday as he starts from the back of the field#ImolaGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/DVYbUMGqgV
— Formula 1 (@F1) April 17, 2021
LEIA MAIS: Lewis Hamilton supera dupla da Red Bull e crava 99ª pole da carreira
Com a batida a AlphaTauri optou por instalar uma unidade de potência nova e completa e todos os componentes foram trocados, além do escapamento e a câmbio. As mudanças dos componentes já colocariam Tsunoda na última posição, mas a troca da caixa de câmbio provoca a perda de cinco posições no grid. De qualquer forma como o grid é composto por 20 carros, o japonês vai começar a prova de P20.
Elenco completo delle modifiche apportate dai team sotto Parc Fermé prima della gara, inclusa la lista degli elementi sostituiti sulla vettura di Tsunoda #ImolaGP pic.twitter.com/ZgJoQV44ZI
— Gianluca D’Alessandro (@Gianludale27) April 18, 2021
Existe uma boa perspectiva, já que Pierre Gasly começa a prova do quinta lugar e apresentou um bom ritmo durante todo o fim de semana.
#F1 – Final Starting Grid for the #ImolaGP 🇮🇹⬇ pic.twitter.com/gyiL048P09
— FIA (@fia) April 18, 2021