A AlphaTauri abriu o que podemos chamar de terceira semana de lançamentos. Nesta segunda-feira (14) a equipe revelou o AT03, terceiro carro do time desde que abandonou o nome Toro Rosso.
O time ainda carrega o azul marinho metálico e o branco, cores que representam a marca. Desta vez a pintura branca volta a parte superior do carro, mas também envolve parte das suas laterais, asa traseira e dianteira, além do touro da AlphaTauri também é representado em branco. O azul está em parte da lateral e bico.
Neste ano eles também contam com a bandeira italiana, ela está em um pedaço do retrovisor e nas laterais da asa dianteira. Diferente da Red Bull que é um time austríaco, a Toro Rosso tem orgulho de ser italiana.
Gasly tem conquistado um pódio por ano, o primeiro ocorreu no GP do Brasil de 2019, depois ele obteve sua primeira vitória no GP da Itália de 2020, enquanto em 2021, ele conseguiu o 3º lugar no Azerbaijão. A sua perseverança no campeonato de 2021 fez total diferença para a AlphaTauri ao final da temporada, com os pontos conquistados por Gasly a equipe conseguiu garantir a sexta posição no Campeonato de Construtores.
LEIA MAIS: Retrospectiva – Temporada 2021 da AlphaTauri
De um lado da garagem da AlphaTauri, o time estava lidando com a adaptação de Yuki Tsunoda. O estreante teve os seus altos e baixos, ficou fora da zona de pontuação em vários momentos, afetando a conquista de pontos do time. Tsunoda cometia vários erros durante o final de semana, principalmente nos treinos livres, desta forma não conseguia evoluir muito na classificação ou corrida.
A AlphaTauri tem potencial para travar boas batalhas neste ano, mas precisa ter desenvolvido um carro competitivo. A unidade de potência que equipa o AT03 é a mesma que está no RB18 da Red Bull, resta saber se eles vão conseguir fazer um bom conjunto.
“Não saberemos o verdadeiro desempenho do AT03 até colocá-lo na pista nos testes de pré-temporada em Barcelona, mas até agora, acho que está ótimo e estou muito animado para começar esta nova temporada”, seguiu Tost.
introducing the AT03 💙 the Style of a New Era is here! 🔥 pic.twitter.com/FBmqzx6ggE
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) February 14, 2022
Ao término da última temporada a AlphaTauri conservou a sétima posição do Campeonato de Construtores, somando 142 pontos, e mesmo com os erros de Tsunoda, o time obteve mais pontos do que em 2020, quando fechou o ano com 107 pontos. Eles apresentavam um bom ritmo de classificação, mas novamente cometeram alguns erros de estratégia durante as corridas, algo que prejudicou até mesmo Gasly.